Muitos profissionais da área de saúde buscam ter o seu próprio consultório médico para se consolidarem no mercado e terem seus próprios pacientes. Mas começar um empreendimento não é uma tarefa fácil, é preciso de organização, uma boa gestão financeira e uma assessoria contábil de qualidade.
Quem deseja empreender e começar a investir em seu próprio consultório, precisa estar atento ao cenário econômico que o país vem passando, ao mercado, além de outros desafios a serem enfrentados pelo caminho.
Se você pensa em dar um passo a mais na sua carreira, apresentamos aqui algumas informações indispensáveis para você abrir o seu próprio consultório médico. Confira!
Cenário econômico e análise do mercado
Por conta do momento econômico complexo do país, muitos empreendedores estão inseguros em começar o próprio negócio. Por isso, é importante avaliar a sua necessidade e o mercado antes de abrir o seu consultório médico.
Uma boa forma de potencializar esse estudo é a realização de um plano de negócios, como ferramenta de mapeamento de seu nicho de mercado, concorrentes, sua estratégia e organização, viabilidade financeira e tudo mais que fizer sentido para lhe dar segurança de que esse negócio é um bom investimento.
A seguir apresentaremos alguns outros pontos que você deve observar no planejamento estratégico do seu negócio.
Escolha do local
A escolha da ponto comercial é de extrema importância para quem deseja abrir seu próprio consultório médico. Assim, devem ser levados em conta os seguintes aspectos:
Facilidade de acesso: é preciso verificar a proximidade tanto com estacionamento como linhas de ônibus e metrô para que as pessoas possam ter fácil acesso ao consultório.
Número de passantes: quanto maior o número de pessoas que passam perto do local, maior será a visibilidade do seu consultório médico.
Ruídos: preste atenção se há muito barulho perto da localização que você quer para o seu consultório médico, isso pode atrapalhar o atendimento.
Estrutura do consultório médico
Antes de escolher qualquer imóvel para abrir seu consultório médico, é preciso se atentar a estrutura do local, como o tamanho, o espaço em que ficarão dispostos a sala da recepção e espera de pacientes, os banheiros e a sala de consultas.
Para não ter contratempos e custos a mais, como ter que mudar de consultório médico porque o número de pacientes aumentou, escolha um local que possa facilmente ser reestruturado, assim, é possível fazer mudanças ao longo do caminho.
Além disso, faça uma lista dos materiais e equipamentos que irão ser utilizados durante a consulta, fazendo uma pesquisa dos melhores preços e qualidades oferecidos pelos fornecedores que entrar em contato.
Neste ponto, contar com uma assessoria contábil é imprescindível. Pois, para que você se estabeleça em um determinado local a prefeitura deve conceder uma licença e nem todo local é possível abrir um consultório médico.
Portanto, antes mesmo de você decidir por um ou outro estabelecimento, converse com uma empresa de contabilidade que conheça do assunto, pois ela fará todos os procedimentos prévios necessários que validarão sua escolha, permitindo que você contraia aluguel ou um imóvel próprio com segurança.
Despesas
Pense na gestão financeira do seu investimento, como despesas com obras, funcionários, divulgação do seu trabalho e uso de tecnologias para melhorar a otimização das atividades. Além das despesas fixas, como aluguel, água, luz e telefone.
Uma boa gestão financeira te ajudará a calcular as métricas de quanto você poderá gastar e quanto precisará guardar para possíveis contratempos.
Equipe
Quando contratar funcionários para o seu consultório médico, selecione profissionais que saibam atender o público, sejam educados e receptivos, que mantenham um bom relacionamento com os pacientes para que eles se sintam acolhidos e bem tratados.
Assim, é importante ter boas indicações e referências para contratar perfis que atendam aos requisitos de cordialidade e respeito. Tudo para que a experiência do atendimento seja a melhor possível.
Conquistando pacientes
Para atrair pacientes para o seu consultório médico, é preciso pensar em estratégias de divulgação. Indicações virão com o tempo, mas para chegar lá é necessário um bom planejamento de marketing para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho e comentar sobre a qualidade dele.
Uma boa opção é a criação de um site contando sobre a sua história profissional ou a produção de um blog com assuntos relevantes e de qualidade para seus futuros pacientes, isso te dará mais credibilidade no mercado.
Além disso, você também pode realizar parcerias com médicos de outras especialidades, para que eles indiquem os pacientes para o seu consultório e vice-versa de acordo com a necessidade.
Lembre-se: o seu consultório médico é uma marca, e a construção da sua marca é importante para que o público possa enxergar valor naquilo que é oferecido pela empresa.
Precificação de consultas e parcerias com planos de saúde
Você pode escolher trabalhar com planos de saúde ou não. Se o seu consultório médico fizer consultas particulares, avalie bem o valor a ser cobrado, pois ele precisa estar de acordo com as despesas que você vai ter com o consultório e, ao mesmo tempo, ser justo para os pacientes. Não só isso, analise também quanto a concorrência cobra pelos mesmos serviços que você está oferecendo.
Para você que está abrindo seu próprio consultório médico, a parceria com planos de saúde é vantajosa, porque ajuda a fidelizar clientes e ganhar mais visibilidade no mercado, já que um número maior de pacientes busca por especialidades através de listas que os convênios disponibilizam.
Procedimentos de legalização na abertura do consultório médico
É muito importante que você esteja com toda a documentação necessária para o funcionamento do seu consultório médico. Procure saber sobre exigências legais, como licenças, autorizações e registros, para o exercício da sua atividade.
Alguns documentos importantes para o funcionamento do seu negócio são a licença da Vigilância Sanitária, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o alvará da Prefeitura, entre outros.
Para lidar com questões burocráticas e problemas de fiscalização, você vai precisar de uma assessoria contábil que te auxilie em alguns pontos do seu negócio. Com uma contabilidade experiente ao seu dispor, você poderá fazer a melhor escolha do regime tributário e da natureza jurídica para o seu investimento.
É importante manter o controle financeiro para identificar quanto de lucro e despesa o consultório médico teve, quais investimentos devem ser feitos e onde é possível economizar. Assim, a assessoria contábil pode te ajudar a analisar adequadamente os balanços mensais e anuais e a organizar os fluxos de caixa.
As atividades prestadas por uma assessoria contábil podem favorecer o desenvolvimento do seu consultório. Para isso, é fundamental um planejamento financeiro que atue nas necessidades diárias da empresa.
Contando com profissionais da área contábil para cuidar de todas essas questões, é possível que você se dedique mais aos seus pacientes e contribua para a saúde e o bem-estar deles.
Agora que você já tem as informações necessárias para dar um passo rumo a criação do seu próprio consultório médico, conte com a LAFS para legalizar a sua empresa e te auxiliar na parte societária, contábil, tributária, trabalhista e administrativa, tornando o seu negócio mais organizado e ajustado às questões legais.