Se você está lendo este artigo é porque provavelmente está pensando em investir em treinamentos de colaboradores. Essa é uma das estratégias mais eficazes e essenciais quando pensamos em aumento de produtividade, desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais e engajamento, quando queremos potencializar a entrega de resultados da organização.
Qualquer que seja a área de atuação da sua empresa, os colaboradores precisam estar sempre engajados e alinhados aos objetivos da organização, inclusive com relação ao discurso e linguagem utilizados. No entanto, isso só é possível se o treinamento e desenvolvimento fizerem parte do planejamento estratégico da empresa.
Engana-se quem pensa que tais treinamentos e capacitações só ocorrem quando o profissional é contratado. Para um desenvolvimento efetivo e contínuo dos colaboradores, a empresa deve investir constantemente em boas formações, para assim, garantir crescimento profissional, melhorias e adaptações nos processos da organização.
É importante que o treinamento de colaboradores seja visto pela empresa como um investimento necessário, cujo retorno será compensador. Por isso, é fundamental que os sócios e gestores compreendam que o treinamento, se aplicado de maneira correta, poderá gerar lucros em médio e longo prazo para a organização.
Você pode estar se perguntando: Por onde começar? Quais técnicas e processos posso aplicar para potencializar meus colaboradores e alcançar o sucesso?
Calma, nós vamos te ajudar. A seguir você vai conferir boas técnicas para quem deseja implementar um programa de treinamento de colaboradores em sua própria empresa, que hoje é considerado um dos fatores primordiais para o sucesso de uma organização.
[rock-convert-cta id=”1557″]
Treinamento organizacional
O treinamento organizacional é a capacitação da empresa como um todo, com o objetivo de organizar melhor as estratégias utilizadas e otimizar os resultados. Ele pode ser aplicado por meio de palestras, workshops ou até mesmo cursos na web.
O objetivo é criar uma maneira eficaz de transmitir as informações necessárias para que os colaboradores aprendam algo novo e consigam aplicar corretamente durante o dia a dia no trabalho.
Comunicação assertiva
Nos treinamentos de comunicação, o objetivo deve ser o desenvolvimento de uma comunicação mais clara e objetiva possível para que as tarefas do dia a dia consigam ser bem executadas através do relacionamento interpessoal satisfatório.
O treinamento de comunicação visa otimizar processos, melhorar a produtividade, motivar/integrar a equipe e, principalmente, promover a qualidade de vida entre os colaboradores.
Esse tipo de treinamento expõe para os colaboradores algumas técnicas para melhorar a comunicação interpessoal, como:
- Ter conhecimento do que está sendo dito;
- Usar a empatia e prestar atenção no outro;
- Utilizar uma linguagem verbal adequada ao ouvinte;
- Cuidar também da linguagem corporal;
- Ser objetivo, mas sem ser agressivo;
- Saber o momento adequado de se expressar.
Treinamento de liderança eficaz
Como o próprio nome já diz, esse tipo de treinamento é direcionado para os líderes das organizações.
Os responsáveis por liderar um departamento ou uma equipe na empresa, independentemente da área, precisam dar conta de muitas atribuições e, por isso, carregam uma responsabilidade enorme.
Diariamente, os líderes precisam gerir equipes, mediar problemas internos, tomar decisões, disseminar as melhores práticas e ainda servir como motivação e inspiração para outros colaboradores.
Esse tipo de treinamento serve para aperfeiçoar as habilidades de gestão de pessoas, conflitos e tempo, administração de metas e pensamento crítico.
Treinamento motivacional
Este deve ser um dos tipos de treinamento de colaboradores mais importantes para as organizações. Seu foco é estimular ações e comportamentos de maneira que os profissionais se sintam motivados no ambiente de trabalho, evitando a diminuição da produtividade.
A ideia é estimular o crescimento de cada colaborador, visando à melhoria de todo o rendimento da equipe através da própria postura dos líderes e o tratamento dos profissionais com grande entusiasmo e confiança.
Antes de implementar um programa de treinamento motivacional, é importante fazer um diagnóstico empresarial para saber exatamente o que está desmotivando os funcionários. Assim fica mais fácil montar uma estratégia assertiva para solucionar o problema.
Algumas das abordagens para motivar as equipes são:
- Trabalhar estudos de casos;
- Implementar políticas de valorização da opinião dos trabalhadores;
- Criar cursos de capacitação para as áreas nas quais o desinteresse existe por falta de instrução ou compreensão das atividades;
- Elaborar programas de benefícios e premiações.
Desenvolvimento de competências e habilidades
É também papel das empresas ajudar seus colaboradores a aprimorarem suas principais competências e habilidades, bem como a desenvolverem melhor aquelas que eles têm mais dificuldade em executar.
Investir em formações voltadas para o aumento da produtividade, para tornar os colaboradores mais proativos, para organizar melhor a rotina e o dia a dia de trabalho, entre outras, fará com que os ganhos sejam altamente significativos para os negócios como um todo.
Para trabalhar o desenvolvimento de competências dentro de uma empresa é preciso identificar, inicialmente, quais são as competências necessárias para a realização de cada função.
Em seguida, deve-se levantar as competências individuais para identificar onde é necessário investir em capacitação e onde os funcionários estão com a performance adequada ou acima de média.
[rock-convert-cta id=”1557″]
Coaching corporativo
Outra forma de investir em treinamento de colaboradores é a implementação de um processo de coaching corporativo.
As técnicas oferecidas pelo coaching levam os líderes e suas equipes ao sucesso por meio de um modelo de treinamento adaptado às condições de cada organização. O trabalho é feito, inicialmente, através de um estudo do ambiente organizacional. É necessário entender os objetivos empresariais e, só assim, pensar ações coerentes com o perfil de profissionais desejado para o negócio.
Após o mapeamento customizado, são desenvolvidas e aplicadas as ferramentas que servirão para que os profissionais que formam as equipes de trabalho sejam selecionados de acordo com os anseios da organização, e os treinamentos potencializem qualidades e trabalhem pontos de melhoria de forma a gerar o mais alto rendimento possível às equipes.
O processo desenvolvido pelo coaching corporativo tem como base a compreensão de que colaboradores motivados, qualificados e que se reconhecem como parte da empresa apresentam mais chances de alcançar os resultados esperados.
Para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos relacionados, não deixe de assinar a nossa newsletter.