Os dois maiores desejos de um empreendedor é impactar pessoas e criar um negócio que gere lucro empresarial, certo? Porém, para que você consiga elaborar uma estratégia eficiente que de fato resolva uma dor latente de um consumidor exige uma gestão estritamente profissional e para elevar a receita da sua empresa, é fundamental que saiba analisar os indicadores de venda.
O faturamento é a engrenagem central de qualquer atividade comercial, contudo, ressaltamos que uma boa verificação de lucratividade deve passar pela soma dos valores arrecadados menos os custos que se teve para chegar a essa receita.
Para ajudar os empresários na compreensão desse tema importante, decidimos elaborar um conteúdo que mostra aos empreendedores qual a diferença entre lucro empresarial e receita líquida, qual fórmula é usada e como devem ser feito os estudos dos relatórios contábeis.
Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe!
Qual a diferença entre lucro empresarial e receita líquida?
Alguns pontos são divergentes quando se fala em lucro e receita. Confira abaixo!
Receita líquida
Receita líquida é o quanto sua empresa conseguiu arrecadar com as vendas realizadas durante determinado período, incluindo as deduções dos descontos das mercadorias que foram devolvidas.
A contabilização para chegar nesse indicativo de desempenho é simples. Basta somar todas as vendas que foram realizadas durante o mês e subtraia os descontos, abatimentos de venda, devoluções e impostos. Veja como é a fórmula:
- (Venda bruta) – (descontos, devoluções e impostos) + (rendas extras) = receita líquida.
Lucro empresarial
É um pouco mais complicado, porque requer conhecimento contábil mais apurado. Para chegar ao lucro empresarial é essencial dominar com precisão qual é sua receita líquida da sua empresa. Com base nisso, vamos fazer as seguintes deduções do valor final:
- custos do negócio, que pode incluir aluguel do imóvel, por exemplo;
- pagamento de funcionários;
- gastos com o funcionamento do negócio.
Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser deduzido. Com o resultado da receita líquida menos os custos e despesas em mãos, defina os custos com impostos e subtraia esta quantia. Feito isso, o valor restante dessa equação é o seu lucro empresarial, isto é, resultado da empresa.
Se colocarmos em fórmula ficaria da seguinte maneira:
- (receita líquida) – (custos do negócio + valor dos tributos) = lucro empresarial.
Qual a importância de saber analisar os indicativos contábeis?
Sem o devido conhecimento sobre as demonstrações contábeis o empresário não consegue analisar os indicadores e, automaticamente, não chegará aos resultados apropriados de receita líquida, lucro operacional, EBIT e EBITDA.
É fundamental que a empresa apure o resultado das demonstrações que acabamos de citar, pois é com base nelas que o proprietário vai conseguir examinar de forma eficiente a evolução financeira do seu empreendimento.
Lembrando que cada indicativo demonstra o desenvolvimento do negócio em um determinado setor, isto é, sem o conhecimento adequado você não conseguirá distinguir o que cada um deles representa para seu negócio.
Por esse motivo, indicamos que você procure uma empresa de contabilidade com profissionais multidisciplinares e experientes que tenham a capacidade de explorar as demonstrações. Somente dessa maneira poderá organizar e manter o controle do histórico das operações, o que facilitará no momento de conceber uma estratégia de crescimento adequada para seu tipo de negócio.
Gostou das dicas sobre receita líquida e lucro empresarial? Se deseja aprimorar seus conhecimentos sobre gestão contábil, siga conosco e leia o nosso post sobre como reduzir custos na empresa para lucrar. Trata-se de um conteúdo que vai agregar na sua administração!