Quem deseja abrir uma empresa, sempre procura estudar quais são as melhores opções para investir. Nesta etapa, escolher o modelo de negócio adequado será crucial para seu sucesso. Isso porque cada tipo envolve custos, dinâmica de atendimento, logística e quantidade de produtos diferentes. Mas qual a melhor opção para se investir: loja ou quiosque?
Antes de escolher, o empreendedor deve conhecer bem cada modelo de negócio. É necessário entender bem fatores como o branding do produto/serviço, disponibilidade de local e quanto de capital é possível investir.
Neste post, você vai saber mais sobre como funcionam uma loja e um quiosque, além das vantagens e desvantagens de cada um. Confira!
Modelo de negócio: como funciona uma loja?
A loja continua sendo o modelo de negócio mais popular em shoppings e centros comerciais. Além disso, é o tipo de estabelecimento onde os clientes mais costumam comprar.
– Vantagens
Modelo de negócio consagrado, a loja traz vários benefícios em relação aos quiosques:
Variedade de produtos
Por ser mais espaçosa, a loja permite que você oferte produtos de variados tamanhos, além de displays com itens menores.
Espaço
O espaço permite decoração personalizada e movimentação mais fácil tanto do cliente quanto dos colaboradores. Sem contar que você terá à disposição um estoque maior.
Experiência de compra
A loja é um modelo de negócio que permite uma experiência mais elaborada: atendimento personalizado, produtos divididos em seções, cheiro característico, música ambiente, processo de compra mais intimista e provador, por exemplo. Além disso, o cliente tem mais espaço para circular.
Contrato
O contrato de uma loja costuma ser de período mais longo, o que proporciona ao empreendedor um planejamento de médio e longo prazos, além de estabilidade.
– Desvantagens
Apesar das vantagens, as lojas também têm seus contras. Veja:
Custos
Embora tenha muitas vantagens, as lojas costumam ser um modelo de negócio muito caro. Isso porque, além do aluguel, você deverá pagar a luva ― montante pago ao locador para a assinatura do contrato de locação, por meio do CDU (Contrato de Direito de Uso). Em locais de demanda acirrada, esse valor costuma ser consideravelmente alto.
Em shoppings, você também terá que desembolsar o fundo de promoção (voltado à administração, financia as campanhas de marketing do shopping) e de condomínio (para gastos de emergência). O número de funcionários também será bem maior que o de um quiosque.
Por fim, o valor do aluguel pode ser fixo ou variar mensalmente, com uma prática de definição de percentual ou valor mínimo sobre as vendas.
[rock-convert-cta id=”1560″]
Menos praticidade
Comparada ao modelo de negócio quiosque, a loja oferece menos praticidade, pois, por ser um espaço maior, possui mais requisitos e detalhes que precisam ser vistos e pensados.
Modelo de negócio: como funciona um quiosque?
O quiosque é uma forma de comércio muito popular em shoppings, galerias, aeroportos e centros comerciais. Mesmo algumas grandes marcas são adeptas desse formato, em que são disponibilizados produtos mais práticos e fáceis de carregar.
Esse modelo de negócio é impulsionado pela conveniência (todos os produtos são facilmente visualizados, o vendedor está por perto, não há uma distância entre produto e caixa) de ver um produto e já comprá-lo.
Dependendo do ponto, o valor do quiosque pode se igualar ao de uma loja. Portanto, é necessário observar se o investimento vai gerar retorno em médio e longo prazos.
– Vantagens
Mais prático, os quiosques trazem vários benefícios para o empreendedor:
Custos
Em geral, o custo dos quiosques é menor que uma loja, tanto em valor de aluguel por metro quadrado quanto em taxas. Não é necessário pagar luvas e, em alguns casos, nem mesmo taxas de condomínio.
Além disso, o capital inicial do projeto, reformas, gastos com móveis e decoração são consideravelmente menores.
Quantidade de funcionários
O quiosque é o modelo de negócio físico que requer menos funcionários. Em muitos casos, apenas um ou dois colaboradores podem dar conta. No entanto, antes de definir esse número, é necessário avaliar a quantidade de demandas cotidianas da equipe e a quantidade de clientes que poderão ser atendidos simultaneamente no ponto de venda.
Versatilidade
O quiosque permite que você mude de ponto sem ter que montar novamente um espaço inteiro.
– Desvantagens
Como qualquer modelo de negócio, o quiosque também traz desvantagens. Confira:
Logística
O quiosque é um modelo de negócio de espaço bem limitado, que exige a escolha acurada dos itens que serão vendidos. Dependendo do tipo de produto, será necessário contar com um sistema de estoque. Portanto, você precisa analisar a necessidade de alugar galpões para armazenamento.
Privacidade
O cliente não terá um espaço particular para testar seu produto/serviço. Quem estiver passando poderá observá-lo.
Não se adaptar a diferentes segmentos
Quiosques não são adequados a qualquer tipo de produto ou serviço. Marcas de eletrodomésticos, por exemplo, necessitam de um espaço maior para expor e guardar os seus produtos.
Qual modelo de negócio é mais vantajoso: a loja ou o quiosque?
Como você viu, cada modelo de negócio tem suas vantagens e desvantagens. Embora a loja seja um formato estabelecido no mercado e possa oferecer um portfólio de produtos ou serviços mais variado para o seu público, ela exige gastos muito maiores, desde o valor do aluguel a custos com funcionários. Já o quiosque é menos convencional, mas gera gastos menores e atrai clientes pelo impulso de compra.
Na hora da escolha, além de analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo, veja qual o tipo de produto/serviço com o qual você vai trabalhar. São muitos produtos? Qual a média de tamanho deles? O negócio atrai consumidores impulsivos ou aqueles que gostam de analisar cada item ofertado? Qual o capital que você tem para investir?
Portanto, para selecionar qual modelo investir você precisa ter o plano de negócios da sua empresa bem definido e estruturado, pois ele será a diretriz que determinará quais são os melhores caminhos a serem seguidos.
Neste ponto sugerimos a contratação de uma empresa experiente como a Lafs, para prestar uma consultoria empresarial, que será capaz de mapear todo o seu negócio sob os pontos de vista empresarial, societário, tributário, contábil e administrativo, permitindo que você tenha objetivos e metas empresariais mais factíveis ao seu nicho de negócio.
Se você já decidiu qual modelo de negócio combina melhor com a sua marca é hora de executar o que foi planejado, e para tal, é primordial que você já inicie sua caminhada com o empreendimento organizado e com todas as inscrições e licenças concedidas.
[rock-convert-cta id=”1416″]
Entre em contato conosco e confie o seu patrimônio à uma empresa com mais de 20 anos de atuação e faça parte dos mais de 20 mil clientes que tiveram suas empresas abertas pela Lafs.