O conceito de branding marketing, embora trabalhado com mais notoriedade por grandes empresas, pode ser aplicado também à realidade de negócios locais.
Na verdade, o branding, como componente do marketing, trata daqueles atributos intangíveis que geralmente associamos às marcas quando as visualizamos ou fazemos uma compra.
Algumas trabalham essa percepção de forma tão sistemática que são capazes até mesmo de despertar reações bastante intensas. Ou vai dizer que a simples menção ao McDonalds não desperta sua vontade de abocanhar um hambúrguer?
O melhor de tudo é que esse tipo de relação das pessoas com as empresas pode ser trabalhada até mesmo por PMEs. É disso que vamos falar ao longo do artigo, destacando algumas vantagens para você que deseja colocar seu negócio em um novo patamar. Vamos lá?
Torne sua empresa mais atrativa
As marcas que executam estratégias de branding marketing com acerto são aquelas mais valorizadas pelos seus clientes. Repare que esse reconhecimento tem a ver com um outro aspecto do marketing e representa o ápice dos esforços para gerar resultados: a fidelização.
Nesse sentido, sua empresa pode se tornar atrativa ao cliente por alguns motivos. Por exemplo, quando ela:
Se destaca em relação aos seus concorrentes
No meio de tantas empresas que se dedicam a fazer o mesmo que a sua, ter uma marca reconhecidamente forte é fator preponderante para gerar o diferencial em relação aos concorrentes.
Podem fazer o mesmo, mas não farão igual a você. Ou seja, sua marca possibilita ao cliente uma experiência única.
A marca agrega valor ao produto
Quando as pessoas compram produtos de marcas conhecidas e valorizadas, têm a percepção de que estão pagando por algo que realmente vale a pena, não importa o quanto tenha custado para sua empresa.
Atraia clientes mais qualificados
No Brasil, as pessoas são reconhecidamente muito envolvidas com as marcas. Isso significa que elas valorizam, em primeiro lugar, a representatividade de cada empresa conforme o prestígio acumulado.
E prestígio, entendido como sinônimo de credibilidade e alto valor, pode ser conquistado, desde que sua empresa trabalhe firme nesse sentido. Esse esforço geralmente tem a ver com:
A postura dos colaboradores
Quando entramos na Starbucks, não importa em que lugar do mundo, somos recebidos com a mesma atenção e simpatia pelos seus funcionários.
Evidentemente, não é só o sorriso no rosto que torna a marca tão respeitada, mas um bom branding tem a ver com o que o público interno transmite ao externo.
A preocupação com a qualidade
Ainda no exemplo da rede Starbucks, imagine se o atendimento fosse excelente, mas o café fosse de má qualidade, a marca não faria tanto sucesso, não é mesmo?
Portanto, se sua empresa quer se tornar respeitada, deverá começar pela excelência dos produtos ou serviços oferecidos.
Facilite o marketing
Assim como há procedimentos médicos que exigem uma preparação, no marketing acontece uma situação mais ou menos análoga.
Quando uma ação de marketing é executada com o respaldo de uma marca já reconhecida, tudo flui melhor e os resultados são percebidos de maneira muito mais controlada.
Se fosse uma cirurgia plástica, por exemplo, as chances de sucesso aumentam quando o paciente a ser operado já apresenta características ideais para a finalidade desejada.
Portanto, o branding marketing é um elemento fundamental para que suas características mais marcantes falem ainda mais alto e representem de fato seu negócio.
Vimos que o branding marketing é um aspecto importante se você quer desenvolver sua marca. Além disso, é necessário muito conhecimento e estar sempre antenado em relação às últimas tendências do mundo empresarial.
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