Os brasileiros são conhecidos por superar desafios. Em meio a períodos de instabilidade política e econômica, eles sempre contam com a criatividade para driblar a crise e conquistar sua estabilidade financeira. Nos últimos anos, vimos diversos negócios nacionais nascerem e se expandirem. E essa tendência tende a permanecer em 2019, pois existem negócios que podem gerar grandes oportunidades para os brasileiros e contribuir para o crescimento da economia do país.
Se você deseja se tornar um empreendedor de sucesso em 2019, continue a leitura e saiba quais são os negócios mais indicados para se investir.
1- Mercado da beleza
Beleza é um dos segmentos que vem se fortalecendo cada vez mais em território nacional. Após dois anos de queda, o mercado voltou a crescer, mostrando que possui um alto potencial para se recuperar e se reinventar.
O Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e pelo Instituto FSB Pesquisa. Até o ano de 2020, o país terá um aumento de mercado acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano, segundo a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais do Euromonitor.
Mas como se destacar nesse mercado? Uma das opções é investir em nichos, ou seja, em produtos e serviços voltados para um público específico. O segmento de beleza voltado para homens, por exemplo, cresceu muito nos últimos anos, e a tendência é que o público masculino busque por novidades nesta área cada vez mais.
2- Mercado alimentício
Outro mercado que você pode apostar em 2019 é o alimentício. Apesar de ter vivido 2 anos de retração, o setor de alimentos voltou a avançar em 2017 no Brasil, e sinaliza possibilidade de crescimento para 2019. Segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA), a indústria da alimentação cresceu 4,6% em 2017 e atingiu a cifra de R$ 642 bilhões. Além disso, o varejo alimentar cresceu 3,8% e as vendas de serviço de alimentação fora do lar cresceram 6,2%.
Com isso, podemos notar que as perspectivas para 2019 são otimistas. Para o próximo ano, as tendências apontam para o crescimento do delivery, devido à praticidade que o mesmo gera para os consumidores. Além disso, o consumo saudável, focado em alimentos menos agressivos a saúde, deve progredir e conquistar cada vez mais aderentes. Portanto, se você deseja investir neste mercado, uma boa aposta é investir em praticidade e inovação de produtos.
[rock-convert-cta id=”1525″]
3- Mercado de pets
O mercado voltado para animais domésticos cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Segundo estimativa do Instituto Pet Brasil, mais de 25 bilhões de reais circularam por esse segmento em 2017, um crescimento de 7% em relação a 2016.
Dados recentes do IBGE mostram que há cerca de 132 milhões de pets no país, incluindo 53 milhões de cães, 22 milhões de gatos, dentre outros. O Brasil possui a quarta maior população de animais de estimação do mundo, segundo o Euromonitor, e ocupa a terceira maior posição de faturamento, ou 5,14% da fatia mundial.
Como tendência para 2019, o mercado pet aponta o setor de serviços como uma grande aposta. Empresas que investem em serviços personalizados, desde banho e tosa, até massagens, escovação e banhos de hidratação, tendem a se destacar da concorrência e ganhar uma fatia do mercado. O mesmo pode acontecer com petshops que oferecem serviços de táxi dog ou táxi pet, serviço de transporte para buscar o animal na própria residência. Lojas que possuem esse diferencial se destacarão por oferecer mais conforto e praticidade para seus clientes.
4- Mercado da tecnologia
Tecnologia é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2017 as empresas que atuam neste mercado faturam R$467,8 bilhões, 5,4% a mais se comparado a 2016. Neste cenário, destaca-se o segmento de telecomunicações, que representa quase metade do faturamento do mercado.
Quem deseja empreender no mercado de tecnologia precisa ter uma palavra em mente: inovação. A tecnologia nada mais é do que a materialização de ideias inovadoras que foram pensadas com o intuito de gerar novas experiências para os usuários, levando praticidade para o seu dia a dia. Pense em como a tecnologia pode ser usada para melhorar o cotidiano de pessoas e/ou empresas, materialize suas ideias em software ou plataforma, faça testes e certifique-se que lá cumprirá o que propõem. Dessa forma, você poderá alcançar o sucesso neste mercado.
5- Mercado fitness
A busca dos brasileiros por saúde, boa forma e uma melhor qualidade de vida reflete no crescimento do mercado fitness no país. Segundo a Exame, são mais de 8 milhões de alunos matriculados em academias em todo o território nacional, o que gera uma receita de US$2,5 bilhões. Isso faz com que o Brasil seja o 2° maior país no segmento de academia, atrás apenas dos EUA.
Para se tornar um empreendedor neste mercado, a grande aposta está em agregar cada vez mais valor ao serviço prestado. Hoje existem mais de 33 mil estabelecimentos dedicados à atividade física em todo o país, de acordo com a ACAD, o que mostra que a concorrência é acirrada. Para se diferenciar e conseguir se destacar neste mercado, é necessário oferecer um serviço cada vez mais personalizado, de forma que o consumidor sinta que não encontrará um serviço como este em outro estabelecimento.
[rock-convert-cta id=”1416″]
Se você quer fazer de 2019 um ano de sucesso nos negócios, escolha o mercado que você possui maior afinidade, faça estudos de viabilidade e investimentos e materialize todas as suas ideias. E para te ajudar a abrir sua a empresa, conte com a LAFS! Cuidamos de toda a parte burocrática para que você possa se concentrar no que mais importa: a essência da sua empresa.
Se você quer saber mais sobre empreendedorismo não deixe de conferir nossos outros posts sobre o assunto.