Uma metodologia formal de gestão é algo essencial para a escolha de caminhos mais eficazes no alcance de determinados objetivos. Isso também se aplica ao estabelecimento de metas empresariais. Entre os meios para transformar a definição de alvos em algo simples e eficiente está a metodologia OKR.
No Brasil ainda convivemos com empresas que dão pouca importância para definição de uma gestão estratégica. Entretanto, no início do empreendimento até é possível atingir o sucesso sem, necessariamente terem constituído um modelo formal estratégico, muito porque via de regra neste momento a estratégia está bem desenhada para os fundadores e como a equipe tende a ser pequena, facilita o entendimento dos funcionários sobre os rumos definidos para a empresa.
Porém, com o aumento do time e o distanciamento natural dos fundadores das questões operacionais da empresa, é comum esse alinhamento quase que natural se perder com o tempo, prejudicando a comunicação, o conhecimento da estratégia, e consequentemente, o crescimento equilibrado da empresa.
Diferente de métodos tradicionais de gestão, que muitas vezes inflexibilizam as atividades dado sua rigidez, dificultam o entendimento de todos os colaboradores sobre as prioridades da empresa e de tão complexos são altamente difíceis de implementação, a OKR ajuda a empresa a classificar prioridades de acordo com a sua necessidade para alcançar metas devidamente estipuladas e alinhadas com a estratégia do negócio. De forma simples e direta, esse é um viés para tornar o gerenciamento de objetivos cada vez mais eficiente.
Se você quer conhecer mais sobre a metodologia OKR, fique conosco. Neste post, você descobrirá no que ela consiste, como auxilia na determinação de metas, contribui para a empresa e beneficia o negócio. Boa leitura!
[rock-convert-cta id=”1557″]
No que consiste a metodologia OKR?
A metodologia OKR é um modelo de gestão ágil focada em resultados que, quando atingidos, individual ou coletivamente, beneficiam o desenvolvimento da empresa toda, funcionando como ferramenta de comunicação e definição de objetivos empresariais para as equipes de acordo com a missão, visão e a própria estratégia da empresa.
Em inglês, o termo “objectives and key results” (OKR) foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e significa, em tradução literal, “objetivos e resultados-chave”, seguindo a seguinte estrutura:
- Objetivo: o que desejo alcançar? – visão qualitativa.
- Resultados Chave: como posso mensurar? – visão quantitativa.
Na prática, apesar de muito importantes, tanto o planejamento quanto a sua execução acabam sendo complexos e, por vezes, difíceis de serem compreendidos. Por isso, a maior parte das empresas costuma buscar como alternativa ferramentas que facilitam o processo.
Os OKRs acabam sendo o recurso mais completo, apesar de extremamente simples, para gerenciar todos os objetivos principais da empresa de forma ágil e eficiente. Isso garante um ritmo acelerado de avanço no desenvolvimento do negócio, levando a resultados sólidos.
Principais características OKR
- Simplicidade: Por ter na sua base uma linguagem simples, o método torna a comunicação mais clara e eficaz, gerando maior engajamento de todo o time;
- Metas mais tangíveis: No OKR as metas são definidas normalmente por trimestre, de tal modo que é mais palpável onde a equipe chegar, permitindo ajustes de erros de maneira mais rápida, se compararmos com métodos tradicionais de gestão que via de regra são mensurados por ano.
- Alinhamento contínuo: o ponto norteador de sucesso do OKR é a maior comunicação entre expectativas da empresa e dos colaboradores. Por esse método semanalmente são analisados os resultados-chave, possibilitando que a equipe se recupere de um mal resultado de uma semana para o cumprimento do objetivo final trimestral de maneira satisfatória.
- Participação geral na definição de metas: como já foi dito, o OKR valoriza o engajamento do de todo o time e faz com que todos participem do processo de definição das metas.
- Análise de resultados curtas: por ser uma metodologia ágil, pelo OKR é possível corrigir erros de forma mais rápida, bem como otimizar a execução com novas ideias e visão de todo o time, visto que estão mais alinhados e engajados no cumprimento do objetivo central.
Além de ser aplicado em grandes organizações, o método também é perfeitamente adaptável a PMEs, pois diante da real Transformação Digital que estamos vivendo é imprescindível que as empresas independente do porte façam uso de metodologias ágeis, como forma de melhor alinhamento da equipe, produtividade e ajuste de processos.
Importante destacar que a OKR não visa somente a gestão de metas. Ela é uma importante ferramenta de transformação empresarial, estratégico e de recursos humanos, ao passo que privilegia o engajamento do time.
Via de regra, quando a empresa não adota a OKR os colaboradores e até mesmo em alguns casos os fundadores e sócios tendem a ter uma enorme dificuldade em responder as perguntas abaixo. Inclusive te convido a exercitar o nível de engajamento que você possui com a estratégia da sua empresa, respondendo-as:
- Quais Quais são nossos objetivos e prioridades quanto empresa hoje?
- Nossos times estão produzindo sobre 100% do seu potencial?
- O que estamos desenvolvendo para atingir nossos objetivos?
- O que não podemos fazer, para não prejudicar o cumprimento do objetivo?
Entendemos que realmente é difícil responder essas perguntas. Adotando a OKR essas respostas tendem ficar mais claras e rápidas na sua cabeça, gerando resultados para toda a empresa.
Como essa metodologia auxilia na determinação de metas?
Basicamente, a determinação de metas na metodologia OKR funciona a partir do estabelecimento de um objetivo maior para o negócio, ou seja, o que ele quer representar em um futuro próximo. Só então esse objetivo é dividido em resultados-chave (key-results), que são alvos mais simples e realistas, mas com forte impacto no alcance do objetivo.
Para que seja considerado um KR (resultado-chave), é preciso que a meta seja quantitativa, enquanto os objetivos são qualitativos. Portanto, a coerência e a clareza dos key-results são o que determinará o sucesso no alcance do objetivo.
Se o objetivo da empresa é aumentar a quantidade de negócios fechados no período de um ano (qualitativo), seus key-results poderiam ser:
- estabelecer uma nova parceria a cada dois meses;
- realizar sete novas apresentações mensalmente;
- abrir negociações com cinco novos clientes por trimestre.
Desse modo, o alcance de cada um dos key-results aproxima um pouco mais a empresa do objetivo de aumentar os negócios fechados em um ano.
Como os OKRs podem contribuir para a empresa?
Confira os impactos reais percebidos ao utilizar a metodologia OKR.
Auxiliam na definição de prioridades
Com um objetivo macro definido, é essencial que a empresa saiba por onde começar e que caminho trilhar para alcançá-lo. É isso que a metodologia OKR proporciona. Ela gera clareza suficiente para elucidar o passo a passo que os profissionais devem cumprir e como direcionar seus esforços.
Dessa forma, é reduzido o desperdício de energia e elevada a produtividade individual e coletiva dos trabalhadores. Com uma progressão constante em direção aos objetivos e conquistas frequentes, todos tendem a se manter mais motivados e engajados, beneficiando a empresa e também os colaboradores.
E, ainda, sempre que prioridades são definidas de maneira objetiva, maior é o foco na empresa e a disciplina de todos os colaboradores, uma vez que os objetivos estão limitados.
Geram estruturas mensuráveis
A característica de mensurabilidade dos OKRs é essencial para gerar clareza na equipe. Por essa razão, é indispensável que eles sejam:
- estabelecidos com números;
- fruto de um acordo entre o gestor e os profissionais que os executarão;
- limitados a até cinco objetivos macro, com até quatro key-results para cada macro;
- 60% definidos pelo próprio executor do key-result, pelo menos.
Assim, a medição dos resultados se torna muito mais palpável e de fácil interpretação, pois a atualização da evolução da empresa é acelerada e todos focam em resultado e não em esforço.
Proporcionam transparência
Outra característica importante da metodologia OKR que proporciona benefícios para toda a empresa é a transparência dos processos. Os objetivos e os key-results precisam ser conhecidos por todos os membros da equipe.
Isso facilita a comunicação e fomenta a sensação de pertencimento no cumprimento de um objetivo comum. Com objetivos inter-relacionados tanto horizontal quanto verticalmente, a equipe reduz as barreiras hierárquicas para caminhar junto.
Estimulam a colaboração
Quando a intenção da empresa é estabelecer um processo estruturado, que facilita a obtenção de resultados, isso tende a se tornar parte da cultura organizacional. Com uma cultura voltada para a simplificação da execução de metas, transparência nos processos e trabalho conjunto, a colaboração é uma consequência inevitável.
Se os objetivos são inter-relacionados e codependentes, as pessoas passam a desejar e colaborar com a execução de todas as etapas para ver o avanço do time todo.
E tudo isso é possível graças ao Accountability, onde cada integrante do time passa a ser responsável por seus objetivos, com critérios claros de sucesso que são conhecidos por toda a empresa.
Tudo isso terá início na metodologia adotada pela empresa na hora do recrutamento e seleção, que deve ter metas muito bem definidas e alinhadas para cada cargo e tipo de profissional, sua expertise, bem como o engajamento com a própria carreira e a prosperidade que alcançará.
As empresas devem avaliar os profissionais tecnicamente e quanto a personalidade necessária para o desenvolvimento da carreira que escolheu, juntos e com transparência os interessados devem conversar sobre esse sucesso.
Como os OKRs beneficiam o negócio?
Fazer uma empresa crescer com responsabilidade e segurança é um ponto importante que deve ser mantido em evidência durante a gestão de um negócio. Para isso, é essencial adotar métodos que não impactem apenas a área onde estão sendo implementados.
No caso da metodologia OKR, além de todas as contribuições anteriores, seus benefícios se espalham por diferentes níveis na organização. Confira!
Simplificam processos
Por não exigirem o conhecimento sobre técnicas específicas, os OKR podem ser adaptados a praticamente todos os processos da empresa. Assim, onde houver metas a serem cumpridas, será possível simplificá-las pela utilização de OKRs.
Encurtam os ciclos
Planejamentos complexos podem exigir muito tempo para serem executados. Os OKRs são utilizados em um período menor, já que possuem metas mais simples e rápidas. Essa atuação ágil possibilita uma melhor adaptação a mudanças e beneficia a execução de tarefas.
Envolvem toda a equipe
Diferente dos objetivos e metas tradicionais, que são emitidos pela diretoria e chegam aos colaboradores apenas para serem executados, os OKRs exigem participação dos profissionais até mesmo no seu estabelecimento. Dessa forma, eles podem subdividir as tarefas, mas todas se mantêm interdependentes.
Aumentam a possibilidade de sucesso
Quanto menor o volume de alvos, maior a probabilidade de dedicação dos profissionais em cumpri-las. Metas complexas e intermináveis geram desmotivação e falta de comprometimento da equipe. Quando o time não está sobrecarregado, tende a produzir melhor, de forma mais satisfeita.
Estimulam a alta performance
Além do aumento da produtividade, a metodologia OKR permite que os funcionários tenham condições e tempo para se dedicarem à melhor execução de suas tarefas. Isso melhora a performance e a qualidade das suas entregas.
Aumentam o foco
Outro aspecto importante é que, tendo clareza de suas obrigações, fica mais fácil fazer o que precisa ser feito e ainda buscar melhorias. Desse modo, o foco se mantém onde deve estar e as pessoas conseguem trabalhar melhor nele.
Como definir os Resultados Chave e o Objetivos
Os Resultados Chave são quantitativos, e devem ser uma espécie de norteador de sucesso do Objetivo que será traçado. Importante destacar que quando se fala em definir resultados, deve-se ter em mente que o critério seja desafiador e não impossível, mas em contrapartida, resultados que a equipe alcança 100% não foram desafiadores o suficiente. Especialistas entendem que uma boa performance atende de 60 a 70% da meta.
Uma boa ferramenta para definição do desafio é a SMART, que aponta que a meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e ter um prazo.
Já o objetivo é o que você realmente deseja alcançar, de tal modo que possui nas suas
Exemplo
Objetivo: dominar o mercado contábil no Brasil.
Resultados Chave (Key Results)
- KR1: Crescer 20% em número de clientes;
- KR2: Ter vendas para o Sul do país de pelo menos R$ 3 milhões.
- KR3: Atingir de receita mensal recorrente R$ 10 milhões.
Com tudo isso, fica fácil perceber por que a metodologia OKR facilita a obtenção de resultados relevantes para o negócio e auxilia no seu desenvolvimento. Os key-results garantem uma equipe muito mais produtiva, focada e consciente do que precisa ser feito.
Você ainda ficou com dúvidas sobre a metodologia OKR? O que precisa saber para começar a implementar agora mesmo na sua empresa? Deixe o seu comentário e nós responderemos!