Todo negócio, para ter sucesso, precisa de uma gestão adequada e um planejamento para alcançar os números desejados. Nesse sentido, algumas ferramentas são essenciais para medir a saúde financeira da empresa e o alcance das metas estabelecidas. Uma delas são os indicadores de vendas.
Os indicadores de vendas servem para mensurar o desempenho da equipe de vendedores dentro de uma organização, auxiliando no desenvolvimento dos funcionários, nas metas a serem conquistadas e no crescimento da empresa.
A partir deles, é possível estabelecer quais são os objetivos financeiros da empresa a serem alcançados, o que deve ser melhorado e quais táticas utilizar para superar a concorrência.
Com esses indicadores, o gestor consegue definir passo a passo os negócios da sua empresa, como a definição das ações, a observação das mudanças e as inovações pensadas para alavancar as vendas.
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Neste artigo, abordaremos quais os indicadores de vendas mais importantes para o desempenho comercial da sua empresa, por que utilizá-los e de que forma podemos utilizar essas ferramentas de mensuração.
Quais os principais indicadores de vendas?
Cada indicador possui uma função característica, pois cada situação precisa de métricas próprias para avaliar o desempenho das vendas.
Confira 8 importantes indicadores de vendas para a sua empresa:
1 – Número de leads
Os leads são potenciais clientes que, inicialmente, dão poucas informações para a empresa que promove ações de marketing. O funil de vendas é importante para esse indicador, já que consegue mostrar quais as fases mais eficientes para atingir o público-alvo.
Os números de leads são indicadores de vendas que mostram os resultados gerados por uma campanha de marketing feita pela empresa.
2 – Taxa de conversão
A taxa de conversão avalia a eficiência entre a proporção de usuários que acessam o site da sua empresa e aqueles que realmente atingem a conversão a partir das estratégias de marketing utilizadas.
Assim, para medir a taxa de conversão é preciso dividir o número de conversões pelo número de visitas multiplicado por 100, chegando a um percentual como resultado.
Focar no usuário, compreendendo suas dores e suas expectativas é importante para aumentar a taxa de conversão. Busque chamar atenção desse potencial cliente com CTAs intuitivos no site, que o levem a querer explorar soluções.
3 – Número de leads qualificados
Os leads qualificados são aqueles em que a empresa possui dados de identificação mais específicos, que são suficientes para que ela selecione e classifique seus leads como potenciais clientes ou não.
Os números de leads qualificados são indicadores de vendas que auxiliam na conversão gerada em negócios a serem fechados, já que esse público apresenta maior interesse pelas soluções que a sua empresa oferece.
4 – Custo de Aquisição de cliente (CAC)
O CAC pode ser representado pelo custo que a empresa teve para transformar leads em novos clientes.
Para medir o CAC, é preciso somar os custos de venda e marketing da sua empresa e dividi-los pelo número de clientes conquistados. Quanto menor for o resultado da razão, menor será o custo apresentado e maiores serão os clientes alcançados.
5 – Ticket médio
O ticket médio apresenta a média de quanto cada cliente gasta cada vez que usufrui de um produto ou serviço. O seu cálculo é feito a partir da divisão do faturamento pelo volume de vendas de determinado período.
Ele é um dos indicadores de venda que auxilia no faturamento da empresa, medindo a eficiência dos resultados gerados pelas estratégias comerciais.
Para aumentar o ticket médio da sua empresa, é importante oferecer combos promocionais de produtos, disponibilizar frete grátis a partir de um valor específico e recomendar itens que possuem uma relação com outros. Assim, é possível aumentar as vendas por cliente.
6 – Peças de atendimento (PA)
Peças de atendimento mede a quantidade de serviços e o quanto cada cliente está usufruindo deles. O cálculo é baseado no número de produtos ou serviços vendidos em um determinado período de tempo dividido pelo número de clientes atendidos nesse mesmo espaço de tempo.
7- Giro de Estoque
O giro de estoque calcula em porcentagem quantos produtos foram vendidos em um determinado período de tempo em comparação à quantidade que estava retida no estoque. Deve-se dividir o número de vendas pela quantidade total de produtos no estoque e depois multiplicar por 100.
Esse indicador é importante para mensurar os índices de oferta e procura e assim tornar a quantidade de produtos presentes no estoque mais alinhada com a quantidade de vendas.
8- Ciclo de vendas
É a duração média da venda de um produto ou serviço de uma equipe comercial para um potencial cliente. Aqui é medido o tempo de cada etapa da venda até a conquista de um novo cliente.
Veja se o tempo investido em cada venda foi favorável e bem utilizado. Caso não tenha sido, reestruture seu ciclo de vendas.
Por que utilizar os indicadores de vendas?
Os indicadores de vendas podem trazer diversos benefícios para as empresas, como potencialização do desempenho da equipe comercial, aumento das estimativas dos resultados dos negócios, integração dos objetivos da empresa com a equipe de vendas, ajuste do que deve ser melhorado para atingir as metas estabelecidas, entre outros.
Portanto, para que seu negócio atinja resultados esperados é fundamental que você acompanhe de perto os indicadores de vendas, analisando os números para transformá-los em ações. Estipule datas para analisar esses números, a cada 15 dias ou 30 dias. Dessa maneira, você terá uma visão mais ampla de como está o desenvolvimento da sua equipe e como os negócios da sua empresa estão fluindo no mercado.
Para potencializar esses indicadores e atingir um resultado cada vez melhor, conte com a consultoria empresarial da Lafs. Apresentaremos as melhores soluções personalizadas para a sua empresa conquistar cada vez mais sucesso.
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