Diversas empresas buscam, como resultado de seus negócios, a sustentabilidade e o lucro. Para que isso seja possível, o gestor financeiro, um dos principais responsáveis por essa tarefa, deve prestar muita atenção àquilo que a organização faz com o seu dinheiro.
Em alguns negócios, o ativo e os estoques possuem maior movimentação, como exportadores, varejistas e supermercados, entre outros. Para que seja possível alcançar a sustentabilidade e o lucro desejado, uma organização deve potencializar os seus ativos e o seu patrimônio financeiro. Para isso, deve maximizar o giro do ativo, que vai trazer dividendos e lucros.
Mas você sabe o que é o giro do ativo? Conheça, neste post, a sua relação com uma boa gestão de estoque e a saúde das vendas!
O que é o giro do ativo?
É um indicador utilizado na contabilidade, que associa a receita líquida da empresa com os seus ativos. Ou seja, a finalidade do cálculo do giro do ativo é mensurar se uma organização está utilizando de forma correta o seu ativo (estoque, bens, investimentos etc.), para que seja possível gerar riqueza por meio da comercialização de seus serviços ou produtos.
Assim, torna-se possível determinar métricas e realizar alterações nas estratégias da organização, de forma que todo o potencial do ativo consiga ser alcançado, gerando mais lucro. Dessa maneira, podemos dizer que o giro do ativo é essencial para as organizações.
Como o principal papel do ativo é gerar riqueza, a maneira como esse montante circula dentro da estrutura da organização é o que distingue se ela é capaz de tirar o máximo de capital possível do negócio em questão. Normalmente, quanto mais alto o resultado do cálculo, mais eficiente ele é.
Ainda que uma comparação entre determinados setores possa ser desleal (uma vez que possa ser utilizada uma base de ativos menor ou maior para desviar o resultado do cálculo), a procura por um giro do ativo crescente é frequente em grande parte das empresas.
Mas você sabe o que é ativo? Ativo nada mais é que a junção dos direitos e dos bens que uma organização possui. Geralmente, é considerado um ativo tudo o que colabora para o crescimento da empresa e o que ela possui.
Exemplos mais comuns de ativos, são os estoques, máquinas da linha de produção, veículos de transporte, direitos a receber e imóveis adquiridos pela companhia para logística dos seus negócios. Importante destacar que os imóveis e bens alugados não configuram um ativo para empresa.
Como ele é calculado?
Para calcular o Giro do Ativo Total, é utilizada a seguinte fórmula:
- Giro de Ativos = Venda / Ativo Médio
As vendas são referentes à prestação de serviços, receitas líquidas da venda de produtos, líquida de impostos, devoluções e abatimentos. Já o ativo médio se refere ao ativo inicial, somado ao ativo final e dividido por dois.
Um indicador menor de giro aponta que a sua organização possui ativos que não estão trazendo os resultados aguardados de receitas. Nesse cenário, é necessário que você saiba se está de fato otimizada a capacidade produtiva do negócio e se o preço final dos produtos não está prejudicando o resultado financeiro da empresa. Em outras palavras, o giro do ativo analisa se os seus esforços de vendas estão sendo eficientes.
Lembre-se de que é necessário saber o período de tempo utilizado para as vendas. O giro do ativo utilizando as vendas trimestrais geralmente é menor do que o mesmo índice considerando as vendas anuais. Logo, o correto é transformar o valor em um dado anual.
Qual é a relação do giro do ativo com a saúde das vendas?
Obviamente, quanto maior for a métrica do giro ativo, melhor, pois a companhia conseguirá cada vez mais vendas baseadas em ativos. Todavia, é preciso ressaltar que o giro do ativo muda conforme o setor ao qual pertence. Ramos do mercado com menos ativos geralmente têm essa métrica maior, e empresas com mais demanda de capital possuem um indicador menor.
Já em companhias de luz, por exemplo, o giro do ativo é muito menor do que em outras organizações. Normalmente, instituições de utilidade pública sempre apresentarão essa métrica menor, se comparada a outros setores. Isso se deve ao fato de a base de ativos ser relativamente maior em relação ao nível de receitas.
Qual é a relação entre ele, o capital de giro, a necessidade de capital de giro e as margens apurada no negócio?
Para diversas organizações, o capital de giro é de extrema importância para que ocorra um bom funcionamento dos negócios e ótima saúde financeira da organização. Quando uma nova organização começa suas atividades, normalmente, possui dois tipos de investimentos.
Uma determinada parte desse valor é chamada de ativo fixo e será usada para a compra de equipamentos, máquinas, prédios, móveis e todos os outros bens que o negócio necessita para dar início às suas atividades e manter as suas operações.
A outra parte do investimento inicial é formada por uma reserva de recursos, a fim de que seja utilizada de acordo com as demandas financeiras do negócio com o passar do tempo. Esse montante é conhecido como capital de giro. De acordo com a peculiaridade de cada instituição, o ganho poderá acontecer em uma quantidade maior sobre a margem ou sobre o giro.
Organizações que requerem maiores investimentos apresentarão mais dificuldade para vender o equivalente ao seu Ativo ao longo do ano, ou podem precisar de muitos anos para vendê-lo pelo valor correspondente.
Agora, ficou muito mais fácil compreender o que é giro do ativo e qual é a sua relação com a boa gestão de estoque e as vendas de sua empresa. É muito importante salientar que, às vezes, vale a pena realizar benchmarkings para verificar o nível de competitividade com os concorrentes em relação a esse e outros indicadores.
Neste sentido, contar com uma empresa especializada para apurar e analisar os números apresentados pela operação da companhia é interessante. Pois, decisões tomadas em análises e demonstrativos com bases não confiáveis, poderá colocar em risco a saúde operacional e financeira da empresa.
Você gostou do nosso post sobre giro do ativo? Então, não perca mais tempo e assine a nossa newsletter, para receber em sua caixa de entrada as nossas atualizações!