Investir em criatividade e inovação nas empresas, desenvolvendo produtos e serviços diferenciados, sugerindo usos mais criativos para produtos existentes ou ainda descobrindo novas formas de se posicionar no mercado são características cada vez mais incentivadas no âmbito corporativo e empresarial.
Empresas gigantes como o Google e o Facebook já adotam este modelo estratégico, oferecendo aos seus funcionários um ambiente de trabalho mais criativo, com mesas de jogos, espaços para descanso e horários de trabalho mais flexíveis. Tudo isso em busca do desenvolvimento de um ambiente mais criativo e inovador para os colaboradores.
Esse tipo de iniciativa é extremamente saudável e estimulante, tendo uma função muito positiva de agregar qualidade ao trabalho, oferecendo um diferencial de mercado que pode fazer toda a diferença no posicionamento da empresa com relação à concorrência.
Dessa forma, para que haja um ambiente propício à inovação é determinante que ao longo do processo criativo o não seja abolido. No momento da criação das idéias a aceitação de todo time é primordial para que soluções criativas sejam desenvolvidas com coparticipação geral.
Neste post, você vai entender melhor o que é a gestão de criatividade e inovação e como você pode implementar boas práticas dentro da sua empresa. Acompanhe!
Pilares da inovação e a importância de fomentar a criatividade
Para adotar uma política de criatividade dentro de uma empresa, o primeiro passo é entender quais são os objetivos da organização e de qual forma ela pode adotar boas práticas dentro da sua realidade, uma vez que cada organização tem características e objetivos distintos.
Nesse sentido, ao estabelecer os objetivos organizacionais é preciso ter mente que a gestão de criatividade e inovação deve focar no incentivo dos processos criativos e inovadores e na organização dessas iniciativas para que elas se tornem concretas e não permaneçam apenas no papel.
Assim, os pilares para a concretização desse projeto são a comunicação eficiente e ativa entre todos os setores do negócio, a organização das estratégias para que as boas ideias saiam do papel, o controle de atividades e resultados no processo de implementação dos novos modelos e, por fim, o reconhecimento dos colaboradores responsáveis pelas ações inovadoras.
Exigências de mercado e necessidade de investir em inovação
Você deve estar se perguntando: mas, afinal, por que eu devo investir em inovação na minha empresa? Para encontrar a resposta para a sua pergunta basta olhar ao seu redor. O âmbito comercial mudou significativamente nos últimos anos, o que era imprescindível, como o telefone fixo, por exemplo, perdeu sua utilidade.
A forma como as empresas se comunicam com os seus clientes também mudou, o que antes era resolvido com um anúncio em um jornal, agora deve ser feito com base em uma estratégia de marketing digital, que envolve publicação de conteúdo, interação em redes sociais e identificação com uma marca.
Todas essas mudanças são reflexos da inovação e da tecnologia, a indústria 4.0 exigiu adaptação por parte das empresas. E só sobrevivem nesse mercado aqueles que têm capacidade e condições de entender e se relacionar de forma ativa com ações inovadoras.
Em um cenário em que tudo acontece de forma muito rápida, o empresário precisa estar constantemente em busca de um diferencial competitivo, que torne o seu produto ou serviço suficientemente interessante para atrair o interesse do consumidor final.
A importância de se manter à frente da concorrência
Quando se fala em mercado é natural que o empresário imagine o posicionamento da sua concorrência. A inovação e a criatividade são dois mecanismos muito interessantes no posicionamento da marca e, consequentemente, na relação entre duas empresas que concorrem diretamente pela conquista de clientes.
Nesse sentido, as empresas que estão à frente das necessidades dos seus clientes e conseguem prevê-las antes mesmo que elas realmente aconteçam estão mais preparadas para atender às suas demandas.
Ações de inovação e a criatividade permitem que estes empresários tenham o feeling necessário para compreender as necessidades futuras dos seus clientes, preparando soluções de forma antecipada e se destacando da concorrência, que segue mantendo as mesmas estratégias.
Como incentivar a inovação e a criatividade na sua empresa
Colocar em prática as técnicas de incentivo à inovação e criatividade na empresa não é uma tarefa difícil, entretanto, exige comprometimento e interesse real na mudança.
O primeiro passo para incentivar a criatividade nos seus colaboradores se dá por meio da comunicação e das políticas internas. O gestor precisa comunicar de forma ativa e incentivadora a vontade da empresa de apoiar novas ideias do seu time de colaboradores.
Isso significa que é preciso manter um diálogo aberto, apresentar aos colaboradores cases de sucesso oriundos do mercado, incentivar continuamente as novas ideias e demonstrar que a cultura da empresa está alinhada com o desejo e interesse pela inovação.
Dessa forma, além de políticas internas específicas, também é interessante investir em palestras, treinamentos, e-mails de incentivo e demais ações focadas no desenvolvimento da criatividade.
O segundo passo é organizar o tempo dos colaboradores para que eles tenham condições de pensar em soluções inovadoras. Empresas como o Google, por exemplo, incentivam os seus funcionários para que eles dediquem 20% do seu tempo de trabalho para ideias pessoais e inovativas.
Essa é uma etapa muito importante pois, em uma rotina de trabalho muito apertada, é comum que os funcionários não tenham tempo hábil para pensar de forma criativa. Um cotidiano que exige 100% de atenção nas tarefas dificulta o processo de pensamento livre e, consequentemente, de novas ideias.
O empresário deverá repensar o seu negócio de tal forma que ele tenha condições de oferecer aos seus colaboradores todos os elementos para que eles possam efetivamente, ter tempo, interesse e incentivo para desenvolver soluções criativas para o negócio.
Por fim, a etapa final é de avaliação das novas ideias para que elas efetivamente saiam do papel. Não adianta mudar toda a cultura da empresa se, na prática, o gestor não aceita mudanças e a implementação de soluções criativas e o time possui resistência. Também é interessante oferecer premiações e reconhecimentos aos funcionários que encabeçam boas ideias e mudanças positivas para o negócio.
Como você pode ver, a criatividade e a inovação são excelentes ferramentas para o crescimento sustentável das organizações empresariais. Lembre-se que se você quer mudar o seu negócio, comece pelo incentivo e motivação do seu capital humano.
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