O ser humano gosta de ser movido por desafios tanto na esfera pessoal, quanto na profissional. Os jogos são bons exemplos para estimular essa vontade de se desafiar, já que motivam as pessoas e as envolvem de tal maneira que elas tendem a querer mais e mais obstáculos para superar.
Uma estratégia que vem sendo muito utilizada no campo profissional e está ligada a técnica de jogos é a chamada gamification ou gamificação. Essa prática nada mais é do que o incentivo à produção e ao crescimento dos funcionários por meio de competições. Através desse método, é possível transformar a relação de trabalho existente entre empresa e colaborador.
Neste artigo, abordaremos os objetivos e a implementação do gamification, como engajar colaboradores com essa prática e como mensurar os resultados. Confira abaixo!
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Quais os objetivos do gamification em uma empresa?
O gamification aumenta o nível de produtividade dos colaboradores, pois quanto mais se atinge os objetivos propostos, mais as pessoas se encorajam a realizar novos projetos e tarefas.
Além disso, permite um aprendizado de forma lúdica por trás dos desafios impostos, integrando mais os funcionários e fazendo com que eles adquiram conhecimentos de forma leve, sem aquela pressão para aprender.
Essa prática também contribui para saber como está a motivação e engajamento dos colaboradores, possibilitando medir o desempenho dos funcionários de acordo com as metas que eles conquistam ou deixam de atingir.
Outros objetivos do gamification são o desenvolvimento de competências específicas dos funcionários, a criação de competitividade saudável dentro do ambiente de trabalho, o incentivo do trabalho em equipe, a redução de custos com turnover e o melhor aproveitamento do tempo de trabalho.
Quais os primeiros passos para implementar a estratégia do gamification em uma empresa?
Para implementar o gamification é preciso um bom planejamento alinhado aos objetivos da empresa. É importante que haja um mapeamento do perfil de cada funcionário, como eles estão realizando o trabalho, para desenvolver metas, aplicar métricas e visualizar resultados.
Uma das estratégias para implantar o gamification dentro de uma empresa é empregá-lo dentro do Recursos Humanos.
Por exemplo, com um objetivo de reduzir custos com funcionários, o RH pode atuar na utilização do gamification como forma de motivar e engajar mais os colaboradores, facilitar a compreensão da política interna da empresa e melhorar a colaboração no ambiente de trabalho, diminuindo assim a taxa de rotatividade da empresa e, consequentemente, os custos com rescisões contratuais.
Com a estratégia do gamification atrelada ao RH, a empresa conseguirá gerar uma competição que estimulará a produtividade, gerando benefícios para seus colaboradores e para o próprio negócio. No entanto, para implementar essa metodologia, além de definir muito bem toda a mecânica do processo, o seu setor de rh precisa estar devidamente preparado para geri-lo e administrá-lo.
Para mapear possíveis pontos que podem ser aprimorados no Recursos Humanos ou em qualquer outro setor da empresa, contrate a consultoria empresarial oferecida pela Lafs. Este serviço ajudará você a potencializar o escopo do seu negócio, tornando-o apto a administrar metodologias mais complexas, como o próprio gamification.
Como criar a mecânica do gamification e mensurar seus resultados?
A prática do gamification está sendo cada vez mais usada pelas empresas, e por isso é importante saber avaliar os resultados com o objetivo de identificar se esse método está trazendo retornos esperados e o que pode ser melhorado após os primeiros meses de implantação.
É preciso estar atento ao comportamento dos funcionários dentro da empresa. Se eles estiverem desanimados, procrastinando as atividades e parecerem estressados, consequentemente, a produtividade da empresa cairá.
Quanto maior o engajamento dos colaboradores dentro da estratégia de gamification, maior será a rendimento da empresa e melhor será a qualidade dos produtos ou serviços a serem entregues. Para gerar engajamento, é necessário saber como vender esta metodologia para o seus funcionários. Eles precisam comprar a ideia e levar a sério a competição, pois somente desta forma a estratégia trará bons resultados.
Avalie se a estratégia de gamification é suficientemente atrativa e desafiadora para deixar a equipe engajada. Depois, estabeleça regras claras e simples para que os funcionários não fiquem desestimulados e tenham uma fácil compreensão do funcionamento do método.
Recompensas por produtividade
Um dos primeiros passos para engajar os colaboradores é construir metas internas com recompensas para quem entregar resultados relevantes em menos tempo. Isso ajuda a otimizar o tempo de trabalho e a gerar mais eficiência na produção.
Implementação do sistema de pontos
Outra questão a ser destacada é o sistema de pontos. Com ele, é possível criar um ranking periódico de (tarefas) de colaboradores definido pela quantidade e qualidade das entregas de cada profissional.
Cada meta batida valerá um determinado número de pontos, e, após um período de tempo, o ranking pode ser fechado para definir quem serão os funcionários da semana ou do mês, ou aqueles que serão premiados pelo seu desempenho.
Mostrar os esforços de cada um publicamente também faz com que os funcionários se sintam reconhecidos e passem a integrar e inspirar toda a equipe para alcançar objetivos comuns.
Defina metas e objetivos
Traçar metas diárias, semanais e mensais tanto individuais como em grupo, também é importante para engajar os colaboradores.
Assim, todos deverão cumprir determinada tarefa ao longo do período pré-determinado, para assim conquistar sua recompensa no final do processo.
Mantenha a cultura do feedback contínuo
Além disso, o feedback com relação às atividades da equipe traz um maior engajamento, porque permite que os funcionários acompanhem cada passo e progresso, e possam delinear as mudanças que precisam ser feitas.
Para medir os resultados que a implantação do gamification trouxe para a empresa, é necessário comparar os indicadores de produtividade de cada funcionário antes de após a metodologia. Alguns indicadores que podem ser mensurados são: tempo de entrega, qualidade da entrega, motivação para o trabalho, dentre outros.
Assim, com o aumento do engajamento da equipe na execução de tarefas lúdicas, a maior motivação dos funcionários com relação às suas pontuações, o incentivo ao trabalho na construção de um ambiente colaborativo e o aumento das vendas com a visão sistêmica de cada colaborador sobre os negócios da empresa, o gamification poderá fazer a diferença na empresa.
Agora que você sabe as vantagens que esta metodologia poderá trazer para a sua empresa, é hora de organizar o seu negócio antes de realizar a implantação do gamification. Para isso, conte com a consultoria empresarial completa da Lafs. Deixaremos o seu negócio redondo e pronto para novos desafios.
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