Você pensou e agora decidiu tirar da gaveta aquele sonho de abrir o negócio próprio. Já pesquisou o mercado, fez o plano de negócios, vai buscar investidores, mas ainda não definiu um item importante: o ponto comercial.
Quem decide empreender na área de comércio, alimentação ou serviço, deve ter em mente que o ponto comercial é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Por melhor que seja o serviço ou o produto oferecido, se o ponto comercial não for acessível para os consumidores, a empresa encontrará dificuldades para converter vendas.
Ou seja, a escolha errada do local pode levá-lo direto para o fracasso. Por isso, é preciso ter em mente três aspectos importantes:
- O produto ou serviço que será trabalhado e o público-alvo do negócio;
- Para quem você irá trabalhar;
- Onde está localizado o seu público.
Bem como, outro ponto que merece destaque é a importância de iniciar o negócio com todas as inscrições e licenças obrigatórias emitidas. Para isso temos uma dica: Não deixe de ler nosso conteúdo sobre abertura de empresas, que conta com informações valiosas para constituição de um negócio sustentável.
Continue conosco e confira abaixo os principais pontos sobre ponto comercial, que vão te ajudar a definir qual é o ideal para você!
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O que levar em conta para definir o ponto comercial?
Não existe fórmula exata para definir o melhor lugar para o seu negócio, mas uma coisa é fato: essa escolha deve ser feita conforme o seu plano estratégico.
Abaixo enumeramos os detalhes decisivos na hora da tomada de decisão sobre o ponto comercial:
1. Comprar ou alugar a sede da empresa?
Feitas as contas, você pode descobrir que possui capital suficiente para comprar o local que vai abrigar o seu empreendimento. Esse é o tipo de decisão que não deve ser tomada no impulso.
Alugar é uma opção menos burocrática e permite também que você avalie se obterá sucesso naquele local antes de fincar raízes.
Se a sua atividade é digital e não vai receber clientes, com o crescimento do negócio, você pode optar por uma sala comercial, pois a visibilidade dos passantes não é um indicador que influenciará no seu negócio.
Importante: se você não pretende trabalhar com ponto comercial próprio, pode optar por disponibilizar o seu produto em supermercados e lojas de varejo. Estude todas as opções, faça comparativos, análise quantos pontos de venda cada varejo possui para assim mensurar o índice de capilaridade que o seu produto terá.
2. Liste suas opções baseado no ramo de negócio
Abrir um consultório no médico no corredor de um shopping ou uma loja de departamento em uma sala comercial são opções desproporcionais ao core business do negócio.
3. Analise a concorrência
Antes de escolher o local onde deseja exercer sua atividade, faça um mapeamento da concorrência local, descubra quem estará disputando os mesmos clientes que você.
Feito isso, analise o que a sua empresa possui de diferencial perante os concorrentes, pense no que faria os clientes migrarem de uma marca que já conhecem e confiam para outra que acabou de ser inaugurada.
4. Mapeie empresários com potencial de parceria
Além de mapear a concorrência, mapeie também os estabelecimentos locais que possuem potencial para se tornar seu parceiro.
Dessa forma, você pode indicar seus clientes para o seu parceiro, e vice versa. Se você pretende abrir uma academia, por exemplo, pode fazer uma parceria com lojas de produtos naturais, pois os clientes que consomem produtos naturais possuem alta chance de desejar frequentar uma academia.
Essa estratégia é muito válida para atrair novos clientes, principalmente no início das atividades da marca.
5. Faça um planejamento de marketing
É importante avaliar quais meios de comunicação e divulgação você deverá investir no local.
Avalie se para seu modelo de negócio faz mais sentido focar no marketing digital, muito comum e de grande destaque nesta era de transformação digital, ou o marketing tradicional com outdoors e busdoors próximos, onde você possa apresentar a sua marca para o público local.
Analise também a quantidade de passantes nas ruas e avenidas próximas, para averiguar se vale a pena investir em panfletagem.
É válido lembrar que as mídias para divulgação também devem ser definidas de acordo com o core business do seu negócio.
6. Não esqueça de avaliar também a acessibilidade do local
Seu ponto comercial deve ser de fácil acesso para o seu público. Se o seu público pode vir de longe, procure um lugar que seja atendido por diversas linhas de ônibus ou próximo a uma estação de metrô, por exemplo.
7. Compare as opções e avalie o custo x benefício
Se você está em dúvida entre abrir loja no shopping ou na rua, compare o valor do aluguel com a previsão de faturamento.
Talvez o aluguel do shopping possa ser mais caro, mas, em contrapartida, o faturamento pode ser maior em vista do grande número de passantes e do fato de abrir todos os dias da semana.
8. Busque recomendações!
Pergunte a empresários que possuem estabelecimentos comerciais qual ponto eles indicariam para você investir.
Os feedbacks de pessoas experientes é muito valioso, visto que elas possuem o conhecimento obtido pela prática.
9. Pense na segurança do seu estabelecimento
Procure saber se a rua onde você deseja abrir um negócio é segura, procure por frequência de assaltos e roubos e outros indicadores.
Nesse sentido, o ponto comercial em shopping é mais vantajoso, visto que o índice de criminalidade em shoppings é baixo se comparado ao das ruas.
10. Estude o perfil do seu público!
É necessário conhecer os seus principais desejos e necessidades e onde eles costumam ir para satisfazer os mesmos.
O seu produto ou serviço deve ser a solução que satisfará um ou mais desejos ou necessidades dos consumidores e, além disso, deve ser ofertado no local onde eles irão procurar por isso.
Afinal, ninguém vai a um mercado popular para comprar um produto altamente luxuoso e de valor agregado elevado.
11. Seu ponto comercial também pode ser online.
Se você não possui capital suficiente para alugar um espaço, você pode pensar em investir em um E-commerce. Uma das principais vantagens do e-commerce está a acessibilidade, pois você poderá atender pessoas de praças diferentes sem que elas precisem se deslocar.
Lembre-se de que ter o local ideal é apenas uma parte para garantir o sucesso da sua empresa. Talvez o mais importante seja que o seu negócio seja conhecido e reconhecido pelo seu público-alvo, pois quanto mais valor um consumidor enxerga em uma empresa, mas disposto ele estará para ir ao seu encontro, mesmo que a sua localização não seja tão acessível.
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Agora que você já sabe como selecionar o ponto comercial ideal, entre em contato com a Lafs para abrir e regularizar a sua empresa. Assim, você terá muito mais tempo para focar no que mais importa: a gestão do seu negócio.