Na era digital, atender às expectativas do mercado e sua dinâmica constante é um desafio e tanto. Para dar conta da demanda e gerar inovações relevantes, as empresas vêm utilizando diferentes meios, entre eles a metodologia SCRUM.
Ela é conhecida pela agilização dos processos, dando poder de rápida transformação às empresas. Se você ainda não a conhece, saiba que está perdendo um ativo estratégico importante, capaz de impulsionar os resultados do seu negócio.
Para que você não perca nenhuma oportunidade de inovação, preparamos este conteúdo com informações relevantes sobre o SCRUM. Ficou interessado? Continue conosco e tenha uma boa leitura!
O que é o método SCRUM?
O conceito de SCRUM é simples: trata-se de um método de gerenciamento de tarefas e projetos, específico para o desenvolvimento em equipes. Além de ser extremamente prático, ele é bastante direcionado a desafios importantes que costumam ser foco de preocupação para os gestores.
Seu objetivo é a solução ágil de demandas. Para isso, ocorre a listagem de requisitos estabelecidos pelo cliente e sua subdivisão, facilitando a execução e a priorização de etapas. Como a implementação é segmentada em períodos curtos de desenvolvimento, o método permite vários ajustes, adaptando melhorias assim que gargalos forem surgindo.
O que torna o método ainda mais atrativo é a sua dinâmica gamificada, que gera uma sensação de jogo competitivo entre a equipe, apesar de ser extremamente saudável.
A origem do método
O método SCRUM surgiu do desenvolvimento de softwares, que até os anos 2000 era uma atividade lenta e complicada. Na época, os gargalos dos projetos só eram percebidos depois que os produtos eram entregues. Isso dificultava muito a correção de erros e onerava os processos.
Foi a partir daí que começaram a aparecer metodologias ágeis para aperfeiçoar os projetos. Com isso, as equipes desenvolviam maior habilidade em identificar e corrigir falhas antes mesmo que os projetos fossem entregues.
Entretanto, hoje é possível identificar que não só as empresas de desenvolvimento utilizam-se dessa metodologia, cada vez mais equipes dos mais variados nichos utilizam o SCRUM como método de gerenciamento.
Aqui na Lafs, por exemplo, implementamos o SCRUM em todas as equipes da nossa esteira de trabalho e os resultados quanto ao cumprimento de metas, objetivos, prazos têm sido cada vez mais satisfatórios, vez que potencializamos e desenvolvemos a capacidade e produtividade da equipe e consequentemente melhoramos a qualidade dos nossos serviços.
[rock-convert-cta id=”1525″]
A sua aplicação
O SCRUM é uma ferramenta importante para a rápida absorção de mudanças. É indicado para empresas que trabalham com projetos, como lançamento de produtos ou serviços, ou ainda para quem precisa implementar adaptações nos processos da empresa, como novos softwares e afins.
Seu foco é direcionado aos ciclos de desenvolvimento dos projetos, que devem atender às necessidades do cliente, seja ele externo ou um determinado setor da própria empresa. Desse modo, a equipe consegue concentrar seus esforços na execução de atividades prioritárias.
A importância do SCRUM
Em geral, as empresas e equipes que não se utilizam do SCRUM no desenvolvimento dos projetos entregam o produto ao cliente somente após a conclusão integral do trabalho. E essa entrega única, sem interação na fase de execução, por vezes prejudica a relação time de desenvolvimento x dono do produto, pois sem a interação contínua torna-se extremamente complexo ao time entender as reais necessidades do cliente e se de fato estão indo no caminho certo de criação.
Com o SCRUM, por meio dos rituais pré estabelecidos no método, essa interação com o dono do produto é contínua e, na aplicação do trabalho há uma transformação do “problema grande” que é o projeto integral, em vários “probleminhas”, que são sprints.
E, assim, a cada cumprimento de um sprint, que duram normalmente de 15 a 30 dias, o trabalho é apresentado permitindo maior desenvolvimento de soluções, alinhamento de expectativas e a criação do produto com base no que realmente gera valor para o cliente e usuários em geral, visto que por meio de feedback serão fornecidas as informações necessárias para corrigir inconformidades antes de lançar o produto ou serviço em sua versão final.
Como funciona o método SCRUM?
Para que o método funcione corretamente, é preciso eleger alguns agentes e entender rituais e aspectos importantes. Confira:
Agentes do SCRUM
- escolha do Product Owner — esse profissional é quem parametrizará as demandas do projeto, assumindo a necessidade do cliente e conhecendo o negócio a fundo, assim como as suas demandas (em alguns casos, ele é o próprio cliente);
- definição do Time Scrum — é a equipe de trabalho que executará o projeto, seu entrosamento determinará o sucesso dos Sprints, portanto, o time deve ser devidamente habilitado para assumir os objetivos, o ritmo e os desafios da entrega;
- seleção do Scrum Master — é ele quem orienta todo o Time Scrum, ajuda a diminuir os obstáculos e a banir as ameaças que possam atrapalhar o andamento dos Sprints; além da habilidade de liderança, o Scrum Master deve ter muito conhecimento sobre SCRUM;
Rituais importantes para implantação do SCRUM
- desenvolvimento do Product Backlog — é o conjunto das atividades que transformam a ideia em algo real, é o mapa do projeto. Por isso, o Product Owner deve priorizar as tarefas de forma a garantir a produtividade do time e atender às necessidades do cliente, respondendo sempre duas premissas: 1. necessidade; 2. Benefício que esta necessidade gera (transformação);
- desenvolvimento do Sprint Backlog — é o conjunto das atividades que serão desenvolvidas em uma sprint (iteração). Esse planejamento é importante para que o Scrum Master em conjunto com o Product Owner tenham a real certeza que é possível entregar o que foi traçado ou que será necessário dividir determinado objetivo em duas sprints diferentes;
- elaboração das estimativas — são as expectativas de realização de cada item da lista de acordo com a responsabilidade dos integrantes do time, isso determinará o tempo e a velocidade do projeto, além de ser fundamental para a aferição de métricas importantes do SCRUM, como o Burndown e a Velocity;
- projeção do Sprint — serve para definir as responsabilidades de cada membro do time de acordo com pontos atribuídos pela dificuldade na implementação das tarefas, determinando a quantidade de atividades que serão realizadas por Sprint;
- demonstração dos resultados — é o recurso visual que permite o acompanhamento da execução das atividades, geralmente por Scrum Board ou Kanban. Neles, precisam constar colunas com status “à fazer”, “fazendo”, “feito” e “aceito”. Para motivar a equipe, é interessante utilizar um gráfico com uma visão detalhada da progressão do grupo;
- realização do Daily Scrum — são as reuniões diárias que devem responder às seguintes perguntas: “o que cada membro realizou hoje?, O que deveria ter sido feito e não foi?? O que será feito amanhã? Quais foram as dúvidas que podem prejudicar o sprint? Quais foram as novas ideias?”;
- Sprint Review — essa etapa é a de apresentação do que foi realizado, também é nessa fase que se identificam os erros e acertos, assim como os ajustes a serem feitos pelo time, sem apontar culpados, apenas partes falhas do processo;
- Retrospective — essa etapa é onde a equipe irá se reunir e fazer a retrospectiva de toda sprint, apontando “O que bom, “o que foi ruim”, “quais são as dúvidas e quais são as ideias. Como já foi dito, o SCRUM privilegia a interação entre toda a equipe, portanto, esse é um ritual importantíssimo para o decorrer do projeto e a próxima sprint. Inclusive o ideal é que a cada questão levantada como ruim, seja desenvolvido pela equipe uma nova ideia. Para definição destes pontos o ideal é que você faça quatro quadrantes que facilitará bastante a visualização da equipe.
Quais são os principais benefícios desse método?
Agora, é chegado o momento de conhecer os outros benefícios obtidos por meio do SCRUM.
Melhor alinhamento
Dentro da metodologia SCRUM é preciso que a comunicação e as etapas do processo sejam transparentes. Com isso, todo o time tem clareza sobre o que está acontecendo e, por consequência, consegue estabelecer um alinhamento bastante eficiente. Assim, cada membro sabe o que precisa ser feito e os principais avanços do grupo.
Aumento da produtividade
Isso acontece por diversos motivos, como:
- ajustar detalhes do projeto ao longo dos Sprints;
- adaptar mudanças no percurso, respondendo rapidamente a imprevistos;
- coordenar diariamente os projetos, com acompanhamento do progresso e correção de falhas;
- acompanhar em tempo real as conquistas do grupo, estimulando ainda mais a execução do trabalho;
- remover as principais barreiras de comunicação e transparência.
Esse conjunto de características transforma a execução dos Sprints em algo extremamente ágil e preciso.
Maior interação com a equipe
A autonomia e liberdade atribuídas aos membros do grupo são fatores de grande motivação profissional no SCRUM. Com isso, a metodologia acaba estimulando as trocas durante os processos, incentivando a cooperação e colaboração entre os funcionários. O resultado é uma interação eficiente e construtiva, que promove o bem-estar e o desenvolvimento do time.
Definição de métricas
Por serem realizadas pelo executor do projeto, as métricas do método SCRUM tendem a ser mais precisas do que as demais. Elas são baseadas no esforço estimado para a realização das atividades, nas capacidades reais de execução dos membros e no acompanhamento diário do desempenho coletivo.
Para quem busca velocidade na execução de projetos, além de qualidade e precisão nas entregas, tem uma opção ao utilizar o SCRUM. Por ser realizado por equipes pequenas e voltadas para a eficácia em vez do volume de tarefas, essa é uma metodologia indicada a qualquer tipo de negócio.
Agora que você já sabe um pouco sobre SCRUM, não deixe de adquirir ainda mais conhecimentos para melhorar o gerenciamento da sua empresa. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!