Você sabe qual é um dos principais fatores que faz com que uma equipe de trabalho consiga bons resultados para a empresa? Um mindset de sucesso.
É a forma como nos enxergamos, encaramos os desafios e lidamos com nossos objetivos que influencia nossas atitudes e a nossa satisfação, ambos essenciais para o desempenho pessoal. Alguns falam que somos o que comemos, mas fazendo uma associação com esse conceito, podemos dizer que somos o que pensamos.
Nem todo mundo nasce preparado para agir de forma positiva, mas existem maneiras de ajudar os colaboradores a colocar em prática esse mindset. Prossiga na leitura e entenda como fazer isso!
O que é mindset?
Em uma tradução livre, poderíamos dizer que mindset é a configuração da mente. Isso significa que nossos pensamentos e o modo como vemos as coisas acontecerem influenciam em aspectos importantes da nossa vida, como a motivação, a persistência e a inteligência emocional.
Um mindset de sucesso, também chamado de mindset de crescimento, leva a pessoa a encarar os fatos de forma mais positiva. Em vez de desistir diante de um fracasso, por exemplo, ela enxerga essa falha como aprendizado e como um degrau para chegar às suas conquistas.
Quando percebe uma dificuldade particular, no lugar de pensar que “não nasceu para isso”, acredita que a conquista é apenas questão de tempo. Em outras palavras, essa pessoa dispõe de mais garra para persistir em suas metas e enxerga a vida como uma evolução contínua.
Já alguém mais pessimista, definido como mindset fixo, tende a interpretar os fatos e as falhas como algo previsível. Pessoas assim imaginam que já nasceram com a personalidade e as habilidades imutáveis e não enxergam nenhuma forma de melhorar isso.
Quais são os benefícios de um mindset de sucesso para a empresa?
A partir dessas definições, não é difícil supor que uma empresa tem mais a ganhar quando as pessoas que ali trabalham têm um mindset de crescimento, concorda? Alguns dos benefícios que a organização tem são os seguintes.
Mais engajamento
Pessoas com o mindset de sucesso tendem a ser mais otimistas com relação aos seus objetivos pessoais e profissionais. Dessa forma, estão em constante movimento para alcançar suas metas e não desistem diante do primeiro fracasso.
Essa motivação propicia mais engajamento entre a equipe, a fim de que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
Melhores resultados gerais
Esse engajamento faz com que exista mais colaboração. O foco não é apenas nos ganhos individuais, mas também nos da empresa. Os funcionários trabalham com mais comprometimento e confiança. Isso faz com que o todo seja maior que a simples soma das partes.
Mais facilidade no mapeamento estratégico
A mensuração dos resultados e o delineamento das estratégias ficam mais acessíveis, já que os colaboradores encaram feedbacks com mais naturalidade e as mudanças como oportunidades de crescimento.
Como desenvolver um mindset de sucesso?
Os gestores podem investir em artifícios para construir um mindset mais otimista na empresa. Confira!
Crie uma cultura de colaboração
A colaboração implica o comprometimento de todos em prol de um objetivo comum. Quando o ambiente de trabalho conta com bastante sinergia, é possível atingir os resultados de forma mais rápida.
Para isso, permita um espaço livre para que cada pessoa tenha voz dentro da equipe e possa expor seus conhecimentos. Além disso, a decisão coletiva deve ser adotada no lugar da centralizada.
Oferecer a flexibilidade para que todos trabalhem no horário mais conveniente também é uma ideia a ser implementada, se a organização permitir tais ajustes. As reuniões devem ser um espaço para que todos se sintam à vontade para opinar. Uma forma de incentivar isso é por meio da implementação do brainstorming.
Valorize quem entrega bons resultados
O fato de as pessoas se sentirem valorizadas é um incentivo para que continuem no mesmo caminho e se motivem a entregar mais resultados. É, também, uma forma de fazer com que outros colaboradores percebam as atitudes esperadas deles.
Assim, identifique aqueles que alcançaram um bom desempenho e os recompense de alguma forma. Benefícios como gratificações financeiras ou prêmios podem ser bem efetivos. Reconhecimento perante todos na empresa também é positivo porque enaltece o indivíduo e colabora para a autoestima.
Entregue feedbacks otimistas
As pessoas precisam saber se o que estão entregando está de acordo com o que é esperado delas. Sendo assim, seja transparente com relação ao alcance das metas individuais e organizacionais.
Para os que tiveram bom desempenho, faça elogios com relação às qualidades e performance. Para os que ainda precisam melhorar, tente ressaltar, com sinceridade, os aspectos positivos, ensinando o caminho certo para superar os negativos.
Incentive a criatividade e a inovação
Criatividade e inovação fazem parte da mentalidade de pessoas mais confiantes e versáteis. Assim, permita mais liberdade para que todos sintam autonomia para tomar decisões a respeito do próprio trabalho.
Entenda as falhas como uma oportunidade de crescimento e alinhamento pessoal e profissional de todos na organização rumo ao sucesso. Saiba que elas fazem parte e são esperadas no processo criativo. É por meio de tentativas e erros que cada um descobre o que funciona melhor para si.
A inovação deve ser vista como um caminho para facilitar a execução das atividades. Tente quebrar a resistência às mudanças por meio da transparência em relação às vantagens da melhoria e a partir de exemplos positivos dos líderes.
Facilite a capacitação
Permita que os funcionários se engajem em capacitações que possam dar efeitos transformadores à organização. Divulgue cursos e treinamentos que tenham a ver com os perfis de cada cargo. Flexibilize os horários de trabalho para que as pessoas possam se comprometer com as qualificações profissionais.
Outra ideia é levar, para dentro da empresa, especialistas que possam dar palestras ou treinamentos com foco no crescimento individual ou em habilidades necessárias para o desempenho das atividades.
Para finalizar, saiba que o mindset de sucesso deve, principalmente, fazer parte do comportamento dos gestores, já que são eles os principais influenciadores das condutas dos colaboradores. Uma empresa precisa que todos estejam engajados com a evolução para que consiga se desenvolver com êxito.
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