A expressão empreendedorismo vem ganhando um alcance muito grande nos últimos anos. A onda da 4ª Revolução Industrial, que é a Transformação Digital, permitiu que o mercado, oportunidades e informações mudem em um ritmo alucinante e acelerado, exigindo ainda mais do empreendedor ao navegar neste mar absolutamente revolto.
Engana-se quem acha que ao abrir seu próprio negócio será possível ter uma vida mais tranquila e trabalhar menos. A jornada empreendedora requer 90% de transpiração e 10% de inspiração, e não estamos frisando que criatividade não seja importante para a construção de um negócio vencedor e duradouro, mas nesta empreitada repleta de desafios e riscos requisitos como automotivação, energia, garra, comprometimento, crença e, sobretudo, perseverança, serão o combustível diário do empreendedor.
Portanto, estamos vivendo um momento de oportunidade para quem quer abrir o próprio negócio. Porém, antes de começar uma empresa, é imprescindível saber tudo sobre empreendedorismo. Pensando nisso, decidimos desenvolver este artigo completo com informações relevantes sobre o tema, abordando desde conceitos básicos até questões voltadas para a rotina prática do empreendedor.
Ao longo deste conteúdo, você terá acesso a uma visão ampla sobre o mercado para o empreendedor, conhecendo os principais passos necessários para garantir o sucesso de uma empresa.
Além disso, descobrirá o que é o empreendedorismo, quais são os conhecimentos que um empreendedor precisa ter para que o seu negócio prospere, os principais desafios do mercado e como se preparar para eles, além de descobrir quais serviços que podem, e devem, ser terceirizados, aprendendo como escolher bons parceiros para ajudá-lo na gestão.
Ficou curioso? Então, continue a leitura deste guia e descubra como se tornar um empreendedor de sucesso!
O que é empreendedorismo
Empreendedorismo é uma expressão utilizada para indicar um indivíduo com disposição e capacidade para a idealização e concretização de um projeto. No âmbito corporativo e empresarial, ele tem a função de caracterizar pessoas com habilidade para implementar inovações e soluções em um determinado mercado ou negócio.
Neste sentido, o empreendedorismo é considerado uma característica de personalidade, que quando utilizado de forma estratégica, contribui para a criação de novas empresas e a entrega de soluções ao mercado. É importante destacar que esse conjunto de ações não são um traço de personalidade inerente ao ser humano, uma vez que ele pode ser desenvolvido naqueles indivíduos interessados em empreender.
Para desenvolver um pensamento empreendedor é preciso, antes de qualquer coisa, ter interesse e vontade de implementar mudanças. Esse pensamento pode ser aplicado não só nos negócios, mas também na pessoal. Com criatividade e foco, qualquer pessoa pode enxergar as situações de forma estratégica, buscando meios eficientes para solucionar problemas.
O empreendedor é a pessoa com capacidade de transformar o empreendedorismo em uma ação. Dessa forma, o indivíduo que tem as características necessárias para empreender, ou o interesse nisso, precisa tirar as suas ideias do papel para fazer com que o isso realmente aconteça.
Características do empreendedor
Você deve estar se perguntando: afinal, a vontade de empreender e a capacidade criativa são as únicas características de um empreendedor? A resposta é não. Além da capacidade de desenvolver a criatividade e imaginação para solucionar problemas e criar alternativas inovadoras, o realizador também precisar ter outras características que vão ajudá-lo a ter sucesso em seu trajeto profissional. Confira a seguir quais são elas.
Iniciativa e pró-atividade
Um empreendedor não é o tipo de pessoa que costuma esperar o problema acontecer para só então se preocupar com ele. Pelo contrário, pessoas com pensamento voltado para o empreendedorismo estão sempre antenadas com relação ao que acontece no seu entorno, buscando constantemente por melhorias e novas formas de lidar com as suas demandas.
Segurança
Outra característica muito comum é a confiança na sua capacidade de alcançar o sucesso. É em razão desse traço de personalidade que o empreendedor atinge a confiança necessária para propor e implementar mudanças.
Neste ponto, é determinante destacarmos que confiança desmedida pode levar o empreendedor a arrogância e cegueira empresarial. É comum percebermos cases de sucesso de empresas que após o crescimento exponencial acabaram se tornando lentas, burocráticas e vulneráveis aos seus concorrentes.
Capacidade de adaptação
Para empreender e alcançar o sucesso em uma estratégia é preciso ter capacidade de se adaptar ao meio no qual se vive. Dessa forma, o empreendedor deve saber lidar com os obstáculos e imprevistos, adaptando-se às novas realidades e tendo capacidade de se ajustar sempre se for necessário.
O desdobramento natural dessa capacidade de adaptação é a conjugação de dois atributos determinantes, que é a persistência e paciência. A adaptação ao mercado, estágio da empresa e os desafios do dia a dia requer do empreendedor paciência para não ocorram decisões mal pensadas, que no curto prazo sejam favoráveis, mas no longo prazo desastrosas. Já a persistência é determinante para continuar no caminho do sucesso, independente dos problemas e resultados, pois cada negócio têm o seu tempo de maturação para o crescimento e isso não pode ser motivo de desmotivação.
Pensamento estratégico
Pensar de forma estratégica é uma característica presente em todo empreendedor. Mesmo fazendo parte da personalidade do indivíduo, ela pode ser construída e desenvolvida por meio da busca pelo conhecimento.
Organização e planejamento são pontos ainda negligenciados por boa parte dos empreendedores brasileiros e muitas vezes sua falta custa a sobrevivência do empreendimento. Neste ponto, desde o início das atividades contar com a metodologia OKR poderá ser um divisor de águas na empresa.
Otimismo
Começar um novo negócio é um grande desafio para qualquer pessoa, mesmo que ela seja detentora de uma ideia ou solução completamente nova. Dessa maneira, o otimismo é uma característica que ajuda a ter coragem, incentivando o empreendedor em não desistir logo no primeiro obstáculo com o qual ele se deparar.
Entretanto, você deve sempre medir suas crenças com uma dose de realismo, por meio de critérios objetivos do mercado e da própria empresa. Os números e um planejamento eficaz embasará suas ações, pois você não pode vender na sua empresa um produto ou serviço que você imagina que clientes querem, e sim, no que de fato eles querem ou poderão querer, no caso de uma ideia inovadora e disruptiva.
Desejo de prosperar
Muitas pessoas querem o sucesso, mas são poucas aquelas que realmente se colocam em uma posição favorável para que esse sucesso se torne real. O desejo de prosperar é uma característica essencial e que contribui para que empreendedor realmente chegue onde ele quer chegar.
Conhecimentos necessários para um empreendedor
As características que citamos são muito comuns em pessoas que têm o interesse de empreender. Entretanto, ser detentor dessas características não é suficiente para quem deseja enveredar pelo universo corporativo e empresarial.
Somado a essas características, o empreendedor precisa estar devidamente preparado para lidar com as demandas que vão surgir ao longo do seu trajeto como realizador. Estar preparado significa buscar conhecimento.
Abrir um novo negócio ou criar uma nova solução para o mercado não é tão simples quanto parece. Isso porque qualquer estratégia só se torna real e concreta quando ela vem acompanhada de um preparo e de conhecimento prévios. Isso vai além de um conhecimento técnico sobre um produto ou serviço, abrangendo também questões vinculadas à gestão, comunicação e relacionamento.
Nesse contexto, é imprescindível que o empreendedor adquira conhecimento sobre negócios, pessoas, finanças, operações, estratégias negociais, comunicação, vendas, marketing, entre outros assuntos. É o conhecimento que permitirá o direcionamento adequado das ações e estratégias que serão aplicadas na prática empresarial.
Confira a seguir cada um dos conhecimentos que devem ser desenvolvidos pelo empreendedor para que ele esteja de fato preparado para atuar de forma eficiente em um novo mercado e saiba como eles contribuem para um negócio de sucesso!
Gestão de negócios
A gestão de negócios é uma área específica da administração de empresas focada no gerenciamento de ações para a concretização de objetivos no âmbito corporativo.
Conhecer e entender como realizar a gestão de um negócio contribui para que o empresário e todos os membros envolvidos na rotina da empresa, possam aperfeiçoar suas práticas e garantir um desempenho mais eficiente.
Por meio dessa gestão é possível ter conhecimentos de liderança, controle, planejamento, organização e monitoramento que vão auxiliar no trabalho de áreas específicas como a logística, produção, finanças, marketing e recursos humanos, contribuindo para o negócio como um todo.
O empreendedor que se dedica ao aperfeiçoamento pessoal e busca conhecimento na área de gestão de negócios, consegue alcançar um nível de entendimento que ajuda no estabelecimento de metas e objetivos reais e de efetiva concretização.
É importante ter em mente que a gestão, propriamente dita, não é uma única habilidade, mas um conjunto de competências que permitem ter conhecimento para auxiliar na condução de ações estratégias em um negócio.
Outro fator relevante e que contribui significativamente para a formação de um gestor de negócios, são suas experiências pessoais e profissionais.
Gestão de pessoas
O capital humano é um dos mais importantes em um ambiente empresarial. Isso porque são as pessoas que compõem um time as responsáveis por fazer com que as coisas de fato aconteçam. Dessa forma, o empreendedor precisa compreender a importância de desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas.
O conceito que envolve a gestão de pessoas é a capacidade de administrar o comportamento e o relacionamento entre os colaboradores de tal forma que se torne possível potencializar as capacidades humanas dentro de uma empresa.
Na prática, a gestão de pessoas acontece por meio de técnicas que incluem a capacitação, participação e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Esse trabalho costuma ser desenvolvido principalmente pelo setor de Recursos Humanos, todavia, a capacidade de gerir pessoas é imprescindível em qualquer empreendedor.
Isso significa que em uma empresa, a gerência de pessoas deve ser feita por todos os gestores e diretores, dada a sua importância no desenvolvimento e nas estratégias empresariais. Além de reduzir o turnover, o conhecimento contribui para uma gestão de RH mais eficiente e favorece a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Colaborar para o crescimento dos profissionais significa também incentivar e promover o crescimento salutar da organização.
Gestão financeira
A gestão financeira é uma disciplina que trata especificamente das questões relacionadas com as finanças de uma empresa. Conhecer e dominar o assunto não significa que o empreendedor deverá ser um especialista em finanças, entretanto, é muito importante que ele tenha uma noção ampla a respeito dos conceitos e de rotinas vinculadas às finanças do seu negócio.
Por exemplo, o conhecimento sobre o controle orçamentário e o fluxo de caixa, devem ser comuns ao empreendedor e aos demais profissionais que atuam na empresa, mesmo que eles não trabalhem especificamente com a área financeira.
Compreender o sentido e o significado das finanças, somado à capacidade de aliar boas práticas com o planejamento do negócio, faz com que o empreendedor colabore para a sustentabilidade e o crescimento organizacional.
É válido destacar que o conhecimento na área de finanças não elimina a necessidade de assessorias especializadas em contabilidade e tributação, já que essas duas áreas são uma das fontes de sustentação e manutenção do negócio.
Gestão operacional
A gestão operacional trata especificamente da prática de gestão das operações de uma empresa, garantindo a adoção de ações que garantam a otimização das tarefas.
Sob o ponto de vista de produtividade, a gestão operacional é uma peça-chave dentro de um negócio, tendo em vista que qualquer problema na área operacional pode gerar reflexos em outros setores da empresa.
Para entender melhor sobre o tema, é necessário que o empreendedor tenha conhecimento sobre todos os processos da empresa, suas características, rotinas e particularidades.
Na prática, além do conhecimento do empreendedor, é importante que a empresa conte com o apoio técnico de um gerente de operações, que será o responsável pela atuação rotineira nessa área, contribuindo para alcançar eficiência e um desempenho satisfatório.
Negociação
Saber negociar e conhecer estratégias que permitam ao empreendedor alcançar bons resultados dentro da sua empresa são pontos importantes, tanto sob a perspectiva estratégica quanto sob a ótica do aumento de vendas.
Na rotina empresarial, além do trato com os clientes propriamente ditos, o empreendedor também terá que lidar com instituições bancárias, com prestadores de serviços, com colegas de trabalho e profissionais que estejam ao seu negócio.
Dessa forma, a capacidade de negociação pode fazer toda a diferença quando se pensa no resultado final de uma reunião com o gerente de um banco para solicitar empréstimo, ou de um pedido de adiantamento de entrega para um fornecedor, por exemplo.
Uma dica interessante para quem busca desenvolver a sua capacidade de negociação e persuasão, está na capacidade de ouvir. Saber ouvir e entender o momento certo de se posicionar frente a uma negociação pode fazer toda a diferença.
Além disso, o empreendedor deve investir na comunicação, já que ela é outro aspecto muito importante tanto sob a perspectiva de uma negociação quanto com relação às demais demandas do seu negócio.
Comunicação interna e externa
A comunicação, quando bem desenvolvida, faz toda a diferença no âmbito de atuação profissional de um empreendedor.
Por isso, além de apostar em uma comunicação clara, aberta e eficiente com os seus colaboradores, o empreendedor também deve conhecer e saber aplicar técnicas de comunicação que facilitem o trato com fornecedores, clientes e demais indivíduos com quem ele mantém contato frequente.
Uma boa comunicação ajuda na construção de relações sólidas e de confiança. Dessa forma, buscar o desenvolvimento pessoal nessa área contribui para o sucesso tanto de quem quer abrir o próprio negócio quanto de quem já está no mercado.
Gestão de fornecedores
Os fornecedores exercem uma influência muito grande nos resultados e indicadores de vendas de uma empresa. Nesse sentido, um dos erros mais comuns dos empreendedores em início de carreira é não dar a devida atenção ao processo de gestão de fornecedores.
Sendo eles os responsáveis pela entrega de insumos e matéria-prima utilizados em uma empresa, o seu grau de importância dentro da organização são muito altos, já que qualquer atraso pode acarretar um efeito dominó, atrasando as entregas aos clientes e prejudicando o relacionamento da sua instituição com o cliente final.
Gestão de vendas
A gestão de vendas de uma empresa não está vinculada apenas à forma como são realizadas as vendas dentro da organização. Além de saber analisar os indicadores de vendas, o empreendedor precisa conhecer as técnicas e entender de que forma os profissionais que atuam com as vendas, conseguem trazer bons resultados para a organização.
Nesse universo de conceitos, práticas e estratégias, é imprescindível que o gestor entenda e reconheça as melhores práticas, incentivando o seu time a se posicionar de forma ativa e agressiva no mercado, conquistando espaço e contribuindo para que o empreendimento se torne sustentável a longo prazo.
É importante destacar também, que o controle de estoque, quanto eficiente, contribui para a gestão das vendas e para a eficiência financeira da empresa.
Gestão de marketing
O marketing é o departamento responsável por fazer com que a empresa seja conhecida e reconhecida no mercado. Em um cenário cada dia mais competitivo, nem todo empreendimento consegue atingir um resultado 100% vantajoso.
Muito embora seja extremamente importante que a organização empresária detenha de um departamento específico que cuide da área, ou de profissionais terceirizados que prestem o devido apoio técnico, também é interessante que o empreendedor conheça as melhores técnicas, entendendo sobre o posicionamento de mercado, sobre o impacto no marketing desde o processo de elaboração do plano de negócios, abertura da empresa e posteriormente no seu dia a dia.
Uma excelente maneira de aperfeiçoar e conhecer mais sobre o tema, compartilhando informações com outros empresários, é participando de eventos para empreendedores. Quando ele passa a se relacionar com o mercado, conhecendo as práticas e a experiência de outros profissionais, ele consegue absorver novos conhecimentos e aplicá-los de forma personalizada em sua empresa.
Liderança
A liderança é uma capacidade muito importante para o empreendedor. Ela diz respeito a capacidade de um indivíduo de lidar com as suas equipes e as tarefas a elas direcionadas dentro do ambiente de trabalho.
Um líder precisa se posicionar de forma segura perante os seus colaboradores, trazendo segurança para o ambiente de trabalho e garantindo a motivação dos profissionais com relação ao seu trabalho e ao interesse de participar do crescimento de uma empresa.
Desafios do empreendedorismo
Como você já pode ver ao longo desse guia, empreender não é uma tarefa simples e exige do indivíduo motivação e interesse em fazer algo de realmente diferente e inovador.
Entre os desafios do empreendedorismo podemos destacar, primeiramente, a capacidade de encontrar as melhores oportunidades de negócio. Isso porque nem sempre uma boa ideia pode significar garantia de sucesso.
A melhor forma de superar esse desafio é fazendo pesquisas de mercado, buscando conhecer a realidade atual e o cenário no qual você está pensando em se inserir e a realização de um bom networking.
Outro desafio que faz parte do dia a dia de um empreendedor é a burocracia. Empreender no Brasil significa enfrentar os entraves burocráticos relacionados aos processos, tributos e obrigações exigidas por lei.
Para você ter uma ideia, só o processo de abertura de uma empresa exige autorizações de órgãos municipais, estaduais e federal. Depois de começar a atuar, a instituição também precisa se manter em consonância com as exigências fiscais, tributárias e trabalhistas, e cumprir todas as obrigações impostas pela lei, que garantirá a sua saúde e perenidade.
Outros dois desafios para o empreendedor, são o de manter uma rotina de trabalho eficiente e garantir um controle efetivo das finanças. Mudanças econômicas, legais e políticas geram impactos nas empresas e é preciso ter conhecimento e jogo de cintura para lidar com essas situações de forma inteligente.
Sabemos que não é fácil lidar com pessoas, agora imagine só como é lidar e ter que liderar um time de profissionais? Sem dúvida esse é um desafio muito grande, especialmente para quem está começando e não tem experiência no trato com funcionários e fornecedores.
Além disso, a inovação é outro desafio impactante na nova rotina de trabalho de um gestor que quer empreender. A competitividade e o grande número de profissionais com experiência e com boas ideias no mercado, aumentam a dificuldade do empreendedor.
Por fim, tornar a empresa conhecida e estabelecer uma marca no mercado também é um desafio extremamente grande para o empreendedor. Nesse aspecto, investir no uso de tecnologia é uma excelente forma de alcançar bons resultados e ajudar na construção da sua marca diante do mercado.
Como ser um empreendedor de sucesso
Não existe uma receita pronta para se tornar um empreendedor de sucesso. Entretanto, buscar conhecimento em várias áreas de gestão e se manter atualizado a respeito das demandas do mercado e das necessidades do seu público, são ótimas maneiras para quem quer alcançar bons resultados.
É válido contar com o apoio técnico de profissionais especializados em suas áreas, uma vez que eles podem contribuir para a aplicação de boas estratégias. Por exemplo, na área de tributação, mesmo que seja importante que o gestor conheça as suas obrigações, é imprescindível que ele conte com o apoio técnico de uma empresa profissional e experiente que ofereça todo o suporte para garantir o correto recolhimento dos tributos e demais obrigações fiscais atrelados ao negócio.
Importância da terceirização de serviços
Quando se fala em sucesso dentro de uma empresa, os profissionais são peça-chave para o sucesso da empresa. Entretanto, é praticamente impossível para o gestor manter em sua folha de pagamento apenas colaboradores de ponta em todas as áreas.
Na área contábil, por exemplo, optar pela terceirização pode caracterizar um alto salto de qualidade operacional da empresa, pois você contará com um grupo de profissionais multidisciplinares e altamente habilitados para lhe abastecer de informações que contribuem para a gestão estratégica do empreendimento.
Além disso, o relacionamento a longo prazo com prestadores de serviço em áreas como a contábil e tributária, favorece o desenvolvimento do negócio e a manutenção de suas obrigações. Afinal, imagine como seria complexo o desligamento de um contador contratado e o trâmite envolvendo toda a nova contratação de um profissional e a sua interação sobre todos os assuntos fiscais do negócio.
Por isso, investir na terceirização é um diferencial que contribui para a segurança e expansão do negócio.
Se você quer empreender e não sabe por onde começar, a dica é realizar um levantamento de mercado. Com essas informações em mãos você terá condições de traçar uma estratégia e um plano de ação.
Depois, busque o apoio de uma contabilidade para dar início aos trâmites burocráticos envolvendo a abertura da empresa. A partir daí é só usar da sua criatividade e capacidade de gestão para fazer a empresa crescer e ganhar espaço no mercado.
Agora que você já sabe tudo sobre empreendedorismo, é hora de alavancar a sua empresa. Aproveite a oportunidade para começar seu projeto com o apoio de profissionais especializados em assessoria contábil e tributária. Entre em contato com a Lafs Contabilidade e conheça os nossos serviços!