Vender mais! Esse é o desejo e o desafio de todo empreendedor, independentemente do negócio. Mas como fazer isso? Algumas estratégias promocionais voltadas para as vendas podem ajudar nesse momento.
Uma promoção bem planejada gera benefícios e está praticamente ao alcance de qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica. O ideal é, primeiramente, entender que tipo de promoção geraria valor para o seu público alvo. Se você pretende investir em uma empresa que atuará no mercado de luxo, por exemplo, promoções podem não ser muito bem vindas pelos consumidores e podem contribuir para a canibalização da marca
O objetivo é ser eficiente e focar em um resultado para aumentar as vendas e a lucratividade. Assim, oferte condições especiais como, por exemplo, no dia ou mês do aniversário de sua loja ou do cliente. Ele pode até não ter planejado comprar, mas vai ficar tentado a aproveitar o desconto.
Garanta também vantagens para que os clientes tragam amigos para comprar na sua loja. A cada indicação de amigo, eles ganham uma porcentagem de desconto no valor da compra. Vale também oferecer produtos que estão parados no estoque como brinde ao cliente. Além de aumentar as vendas, você ainda consegue potencializar o seu giro de estoque.
Tente fazer acordos com seus principais fornecedores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes. Assim, todos ganham. Se o seu fornecedor diminui uma porcentagem do valor cobrado pelo material vendido, você poderá repassar esse mesmo desconto para o consumidor final.
Para divulgar as promoções de vendas, invista em estratégias de CRM. Faça o cadastro de todos os seus consumidores, monte sua base de clientes e informe-os de suas promoções. Por meio de e-mail marketing ou aplicativos de conversa isso se tornou muito mais fácil.
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É interessante também associar suas promoções a atividades e passeios culturais, como teatro, cinema, música, shows, entre outros. Ofereça descontos ou ingressos gratuitos. Apoie a realização de eventos na sua cidade ou bairro. Além de agradar o cliente e aumentar as vendas, você agrega valor à sua marca. O mesmo vale para projetos filantrópicos. Ajudar causas sociais pode incentivar as vendas e gerar uma boa reputação para a empresa. Como exemplo, podemos citar a rede de fast foods Mcdonalds, que todo ano seleciona um dia onde todo o dinheiro arrecadado com a venda de um de seus produtos é destinado a uma instituição filantrópica.
Passo-a-passo de uma promoção para aumentar as vendas
O principal é fazer a análise da situação atual da empresa (faturamento, preços, concorrência, conjunturas). Em seguida, a determinação dos alvos da sua promoção e a escolha da técnica promocional que será utilizada. É importante também a definição do período de realização que deve ficar bem claro para que a promoção não pareça sem fim e o cliente perca a urgência em comprar.
Avalie quais canais de distribuição e área geográfica em que vai atuar. Não esqueça de consultar o setor jurídico para que as regras da promoção fiquem bem claras e não estejam em desacordo com a lei. Feita essa organização prévia, é hora de colocar a mão no bolso e ver os recursos financeiros disponíveis para o investimento em capital humano e logístico.
Uma coisa super importante: não adianta nada planejar uma mega promoção se o cliente não souber que ela existe. Por isso, é fundamental avaliar de que forma a comunicação (peças, materiais, meios, entre outros) será produzida para que o público seja atingido. Dependendo da ação, é necessário também o treinamento das equipes internas e externas para ajudar na divulgação.
E, por fim, mas não menos importante, deve-se determinar os indicadores e os parâmetros de avaliação para mensurar o desempenho da promoção. Ticket médio, faturamento, peças por atendimento e giro de estoque são alguns indicadores que podem avaliar se a promoção gerou resultados significativos para a empresa ou não.
GRÁTIS! Esta palavra é mágica, principalmente em promoções. Muito cuidado ao usá-la. Ofereça algo somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo e que você possui estoque para atender o público. A demanda pode acabar sendo muito maior que a oferta e a promoção que tinha o objetivo de aumentar as vendas pode acabar frustrando os clientes.
Tome cuidado para não cair na tentação de repetir a promoção muitas vezes. O cliente passa a desconfiar que ela é permanente. Muitas ações para aumentar vendas não obtiveram sucesso devido à falta de planejamento e adequação com o público. Por isso, avalie bem o cenário antes de iniciar uma ação.
Problemas mais frequentes em promoções
Alguns problemas podem ser simples de identificar, fique atento:
1 – A mecânica complicada de uma promoção pode ser o fracasso dela. Muitas exigências para participação cansam o cliente e acabam afastando ele das vendas;
2 – Uma comunicação falha ou meios de comunicação que não atinjam seu público e/ou não obtenham frequência suficiente podem dificultar a adesão dos clientes;
3 – Uma promoção com um benefício pouco atrativo não vai fazer o cliente se interessar. A falta de sintonia com as motivações do público-alvo, uma promoção muito longa, descontos pequenos demais e sorteios pouco confiáveis podem prejudicar a adesão.
4 – O uso de mecanismos já saturados, com pouca ou nenhuma inovação e criatividade, além de não atrair novos clientes, passam a imagem de que a sua marca está ultrapassada.
Embora a criatividade e o pioneirismo sejam difíceis de dimensionar, são fatores que afetam diretamente os resultados das ações promocionais para aumentar as vendas.
Resultados
Mensurar se uma promoção teve sucesso revela informações importantes para melhorar suas próximas campanhas, ajuda a conquistar mais clientes e a aumentar as vendas de sua loja.
Ao planejar uma campanha promocional para aumentar as vendas, é fundamental definir um objetivo e, ao final, é preciso entender se ele foi atingido. Entre os indicativos econômicos relacionados ao mundo dos negócios o retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI) é um deles.
O ROI serve para analisar o retorno sobre qualquer tipo de investimento. O cálculo é simples. Subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido e, em seguida, divide-se esse resultado por esse mesmo valor de investimento: ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento
Por exemplo, se uma aplicação rende um ganho de R$100.000 e o investimento inicial foi de R$20.000, temos que: (100.000 – 20.000) / 20.000 = 4
Isso significa que o retorno sobre o investimento foi quatro vezes o valor aplicado. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.
Por fim, lembramos que é de extrema importância ter uma assessoria contábil especializada e experiente para disponibilizar relatórios que auxiliem no controle do fluxo de caixa, capital de giro e planejamento financeiro e orçamentário.
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