A gestão de sua empresa tornou-se caótica e você não vê luz no fim do túnel? Provavelmente suas respostas estão na assessoria empresarial, um tipo de serviço em regime de parceria que dá novo fôlego a empresas cuja administração encontra-se em dificuldades ou precisando se renovar.
Embora a atuação desse tipo de serviço também seja de caráter estratégico, em um primeiro momento a assessoria empresarial foca em pôr ordem na casa. Setores fundamentais da gestão, como o jurídico, tributário e trabalhista, têm suas rotinas reorganizadas, permitindo aos sócios e gestores voltar suas atenções para o que mais interessa: o desenvolvimento da principal atividade econômica do negócio.
Para quem duvida da eficácia do suporte empresarial, é importante destacar que a má gestão é uma das principais causas para a mortalidade de empresas no Brasil. É o que aponta um estudo recente do Sebrae, no qual diversos motivos foram elencados como causa mortis. Entre eles, estão o controle financeiro pouco rigoroso e a formação insuficiente dos empresários.
Acreditamos que você não queira integrar o time dos empreendimentos que fecham suas portas precocemente. Se é seu caso, este artigo completo é para você. Aqui, você encontrará as informações de que precisa para começar a traçar novos rumos para o seu negócio.
Acompanhe este artigo atentamente, salve-o em seus favoritos e tenha uma fonte de consulta permanente ou para indicar a outros gestores. Boa leitura!
O que é assessoria empresarial
Carlos é dono de uma lanchonete na região central de uma metrópole brasileira. Todo mês, ele se depara com tarefas árduas e repetitivas, como o fechamento da folha de pagamento e a prestação de contas ao fisco, sem contar as visitas ao banco e aos fornecedores.
Essa é a rotina básica que permite manter o negócio. Tarefas diárias, para as quais ele dispõe de poucos funcionários; entretanto, na maioria das vezes, é ele que acaba fazendo tudo sozinho.
Diante dessa situação ele optou por não contratar uma empresa de contabilidade, e devido a todos esses afazeres não está conseguindo gerar os impostos, deixando a empresa em uma situação irregular junto aos órgãos fiscalizatórios.
Em meio a essa rotina tão corrida, Carlos percebe que está ficando para trás. Perto do seu ponto, estão sendo inauguradas lanchonetes modernas, com visual despojado e servindo lanches e pratos que ele sequer imaginaria incluir no seu modesto cardápio.
Ele está pagando o preço por não ter à disposição braços e mentes jogando a favor de sua empresa. Como abraça quase todas as obrigações, acaba sem tempo para pensar no que fazer diante da ameaça trazida pela concorrência.
Além disso, não está conseguindo gerir de maneira eficiente seu fluxo de caixa e sem um planejamento financeiro não pagou diversos fornecedores, não sendo possível repor produtos importantes para elaboração dos pratos.
Além disso, sua loja precisa ser reformada urgentemente. A avaliação de um perito constatou que a depreciação do patrimônio de sua empresa, ao longo dos anos, chegou a percentuais alarmantes. Se vendesse tudo que tinha, provavelmente Carlos ainda sairia endividado.
O que a lanchonete de Carlos precisa é de um apoio, uma assistência que permita ver sua empresa por uma nova perspectiva, o que parece impossível, considerando a falta de mão de obra e o acúmulo de trabalho.
O conselho que o nosso angustiado empresário ouve de um amigo é para fazer contato com uma empresa de contabilidade estruturada e que ofereça assessoria empresarial. De forma resumida, ele explica que uma assessoria pode arrumar a bagunça, reestruturar processos há muito defasados, reequilibrar as finanças e organizar os pagamentos.
Só tem um detalhe: embora pareça, uma assessoria não é o mesmo que uma consultoria empresarial.
Qual a diferença entre assessoria e consultoria empresarial
O breve caso da lanchonete de Carlos, mesmo sendo fictício, acontece na vida real com diversas empresas no Brasil. A falta de tempo para gerenciar tarefas repetitivas que vão se acumulando acaba tornando os empresários “cegos” para aspectos estratégicos dos seus negócios.
Como estão sempre no olho do furacão, perdem a capacidade de refletir e pensar sobre um ponto muito importante em qualquer empresa: o aperfeiçoamento das atividades. Se os resultados se mantêm estáveis, cria-se uma perigosa zona de conforto, na qual os gestores acreditam que vão permanecer enquanto cumprirem as rotinas diárias.
O que se percebe nesses casos é que a necessidade das empresas é de uma completa reformulação e um acompanhamento contínuo de suas atividades. Tal demanda surge, em geral, em função de períodos prolongados de gestão amadora. É nesse ponto que a assessoria empresarial revela-se a solução mais adequada.
Se a necessidade da empresa em questão fosse, por exemplo, melhorar as vendas de um determinado produto, a consultoria seria a indicação. Vamos voltar à lanchonete de Carlos. Supondo que seu negócio estivesse indo de vento em popa, mas as vendas de um prato caíssem repentinamente e ele e sua equipe não identificassem os motivos.
Nesse caso, uma consultoria seria indicada, no sentido de ajudar a revelar as causas para a queda nas vendas desse produto específico. O trabalho consiste, basicamente, em apontar as soluções, mas sem colocá-las em prática, o que seria tarefa para outros profissionais.
Em um quadro comparativo, as diferenças entre assessoria e consultoria empresarial podem ser agrupadas da seguinte forma:
Posicionamento em relação a: | Assessoria empresarial | Consultoria empresarial |
Abordagem | Ampla | Localizada |
Tempo de atuação | Contínuo | Limitado |
Profissionais | Multidisciplinares | Especialistas |
Propósito | Reorganizar | Redefinir |
Soluções | Práticas | Teóricas |
Claro que essas maneiras que cada tipo de serviço tem de se manifestar não são estáticas nem imutáveis. Tudo vai depender dos objetivos traçados conforme as necessidades identificadas após uma avaliação.
Vantagens de contratar uma assessoria empresarial
Tendo em vista as características de uma empresa que presta assessoramento, é possível perceber quais benefícios sua contratação gera. Uma das principais vantagens percebidas ao ter o apoio de uma assessoria é a melhora nos processos para tomada de decisão.
Um exemplo disso é quando uma empresa se vê diante da necessidade de contratar um ou mais profissionais. Sem uma orientação capaz de identificar o perfil ideal para a vaga, a real demanda da empresa e os custos trabalhistas incidentes sobre a nova contratação, é possível que sejam desconsideradas despesas com os quais a empresa não está preparada para arcar.
Nesse ponto, com a participação de uma Contabilidade, a assessoria atua em duas frentes importantíssimas, a primeira no que diz respeito ao próprio processo de recrutamento e seleção e a segunda na assessoria trabalhista, apontando para possíveis desdobramentos que vão impactar a empresa como um todo.
Esse apoio é decisivo se você não é especialista na área. É amplamente indicado para empreendimentos familiares, que nascem e crescem baseados apenas na sua força de trabalho, mas sem a necessária organização tributária, contábil, jurídica e estratégica.
Para ficar mais claro, vamos entender melhor como funciona cada uma dessas frentes de atuação:
Tributária
O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e onerosos do mundo, cuja a legislação extensa e de difícil compreensão, faz com que uma série de empresários não cumpram as obrigações tributárias exigidas.
Daí a importância da realização de um planejamento tributário que analisa todos os pontos da empresa e potencializa os resultados, visando principalmente:
- Desenhar toda a estrutura de obrigações tributárias que devem ser apresentadas;
- Ajustar e organizar procedimentos internos;
- definir a carga tributária mais vantajosa com base na lei;
- prevenir contra eventuais fiscalizações e multas por descumprimento de prazo ou erros fiscais.
A atuação fiscalizatória dos órgãos públicos está cada vez mais digital e eficaz. Inclusive nos últimos anos foram criadas novas declarações que instituíram a escrituração contábil digital, otimizando processos de cruzamento de informações para o fisco.
É humanamente inviável para um empresário que não tem formação em gestão ou contabilidade lidar com tamanha carga. Há uma enorme demanda, gerada por procedimentos como emissão de notas fiscais e atendimento às orientações da Receita Federal. Portanto, esse é um trabalho que precisa ser delegado a uma empresa que possua profissionais multidisciplinares e especialistas para realização das atividades com abordagem estratégica.
Contábil
A escolha equivocada de um regime fiscal pode gerar prejuízos, na forma de cobrança desnecessária de impostos sobre o lucro ou faturamento bruto. Com a instituição do Simples Nacional em 2006, muitas empresas de pequeno e médio porte optaram por esse regime simplificado sem estudo prévio. Entretanto, a opção por essa forma de tributação nem sempre é a mais indicada.
Nesse aspecto, a assessoria empresarial é um importante ponto de apoio para a tomada de decisão. Além de ajudar na escolha pelo regime mais vantajoso, uma assessoria pode orientar para a adoção de práticas que visem a redução da carga tributária de forma lícita.
Um bom exemplo disso é quando alguns municípios passam a oferecer isenções para determinados tipos de empresas visando ao fomento de um setor. Identificar essas oportunidades é uma das tarefas que pode ser contemplada por uma assessoria focada em soluções fiscais e contábeis.
Outro ponto muito importante para os gestores são os relatórios gerenciais obtidos por meio de uma escrituração contábil completa e atualizada. Por meio deles é possível identificar uma série de questões que impactam em um melhor gerenciamento, já que as decisões serão pautadas com base em indicadores trazidos pela contabilidade.
Essa contabilidade completa, inclusive pode interferir na distribuição dos lucros aos sócios. Se a lanchonete do Carlos fosse optante pelo Simples Nacional, como ele não possui uma contabilidade completa, somente seria possível distribuir parte dos lucros limitado a base de cálculo do Imposto de Renda.
Já existindo essa escrituração completa, os lucros auferidos podem ser distribuídos de acordo com a decisão dos sócios, sem limitação. Sendo certo que, parte dessa quantia deve ser direcionada para empresa, para crescimento do negócio.
Jurídica
Tendo em vista as diversas implicações legais geradas na atividade empresarial, torna-se necessário respaldo jurídico para dar sustentação às ações praticadas, sobretudo na aplicação da lei nas relações trabalhistas, no cumprimento de exigências de procedimentos fiscalizatórios e até mesmo para mediar situações conflituosas com funcionários e fornecedores.
O trabalho preventivo do suporte jurídico é essencial, pois assim como as regras contábeis, as leis são atualizadas o tempo todo. Isso exige acompanhamento permanente das esferas Trabalhista, Civil, Tributária, Consumerista e Administrativa.
Estratégica
Como vimos, a assessoria empresarial se caracteriza não só por apontar caminhos, mas também por colocar em prática as soluções sugeridas. Sendo assim, seu apoio torna-se estratégico, uma vez que pode prever as consequências das medidas corretivas, no médio e longo prazo.
Uma avaliação multidisciplinar pode, inclusive, revelar possibilidades até então inexploradas para a empresa assessorada. Diante de um novo e desconhecido desafio, cabe à assessoria elaborar em conjunto a estratégia adequada ao cumprimento das metas em questão.
Sinais de que seu negócio precisa de uma assessoria empresarial
Vamos mentalizar novamente o caso da lanchonete do Carlos. Já percebemos que esse é um caso típico em que a intervenção de uma assessoria empresarial é mais do que urgente. No entanto, onde especificamente o assessoramento atua para melhorar o desempenho? É o que vamos saber agora:
Processos obscuros
No mundo corporativo e empresarial, um processo é um conjunto de operações que, somadas, levam de um ponto A para um ponto B. Na lanchonete do Carlos, quando um cliente faz um pedido, seu garçom faz a anotação e repassa-a para a cozinha e também para o caixa, para fazer o registro e emitir a NF-e.
Uma vez que o pedido esteja pronto, a cozinha avisa o garçom, que entrega o prato — ou lanche — na mesa do cliente. Entre a realização do pedido e sua entrega na mesa, temos um processo.
Toda organização, até mesmo as sem fins lucrativos, precisam organizar processos para que suas atividades sejam efetivamente realizadas. Geralmente, em empresas nas quais os processos são mal ajustados, há perda na produtividade, o que reduz seus lucros e geram prejuízos que se acumulam com o passar do tempo.
É importante destacar que empreendimentos sem processos bem estruturados transparecem desorganização e isso é imediatamente percebido pelos clientes. Coloque-se no lugar de um deles e faça-se a pergunta: você voltaria a comprar algo de uma empresa que não sabe se organizar?
Inexistência de um plano de marketing
A ideia de plano de marketing pode passar a sensação de que se trata de algo a ser feito só por grandes empresas ou pelas que contam com muitos profissionais em seus quadros. Esse é outro equívoco que pequenos e médios empresários cometem. Por acreditarem que marketing é assunto só para grandes corporações, acabam deixando de lado esse componente essencial para a sobrevivência de uma empresa.
Toda ação que tenha como objetivo a promoção das vendas ou a melhoria na qualidade dos produtos e sua exposição pode ser considerada como parte de um plano de marketing.
Até mesmo a lanchonete do Carlos, com todos os seus problemas, semanalmente paga funcionários para distribuir panfletos na saída do metrô. Se funciona ou não é uma outra história, mas essa panfletagem não deixa de ser uma ação baseada em um plano para aumentar a divulgação da lanchonete.
Portanto, a assessoria empresarial é recomendada quando o marketing de uma empresa já não atende aos objetivos propostos, ou mesmo quando é feito sem qualquer meta realizável. A partir da orientação dos profissionais envolvidos, são traçados novos objetivos, dessa vez quantificáveis e em consonância com o que a realidade permite.
Estrutura e organização precária
Essa é uma das partes mais sensíveis nas empresas que estão com problemas em suas operações. A falta de uma organização mínima reflete na diluição das responsabilidades, o que gera incerteza quanto a quem deve fazer o quê.
Na nossa lanchonete, vimos que Carlos, o dono, acaba fazendo tudo porque não está minimamente organizado para delegar tarefas às pessoas certas. Essa desorganização, na verdade, resulta da falta de um plano de negócios, no qual deveriam ser definidos os cargos e as tarefas que cabem a cada função.
Sem uma orientação nesse sentido, as pessoas vão sendo recrutadas conforme as demandas surgem e em função de objetivos imediatos, que não contemplam a sustentabilidade do negócio como um todo. E se o que motiva a contratação é algo passageiro e sem fundamento, não se pode esperar que haja comprometimento, certo?
Talvez esse seja um dos pontos em que uma assessoria promova benefícios ainda mais tangíveis. Ao reorganizar a empresa, por meio da criação de organogramas, realocação de pessoas ou criação de novos cargos, a máquina começa a “desemperrar”.
E não pense que contratar a assessoria pode sair caro. Caro de fato é se você criar um negocio rentável que atenderá o mercado com facilidade, inovará e trará sucesso com grandes ganhos ou aumento de faturamento, e interromper todo esse fluxo criativo para se dedicar ao trabalho que sua assessoria poderia planejar e fazer para você.
Produtividade em baixa
Não se pode esperar que colaboradores sejam produtivos em uma empresa desorganizada, sem processos definidos e com organização deficiente. Contudo, até mesmo em empresas com estrutura mais sólida, o fenômeno da baixa produtividade pode ser percebido.
Nesse quesito, nem sempre as causas para a produção abaixo do esperado podem ser facilmente identificadas. Em muitos dos casos, há ligação com aspectos estruturais, como a falta de meios, mas há também fatores de ordem psicossocial que influenciam na redução da produtividade.
Problemas de relacionamento, questões pessoais e divergências entre membros das equipes ou chefes autoritários podem ser a razão para que profissionais deixem de entregar aquilo que podem e devem. Cabe à assessoria investigar e detectar em que ponto a produtividade de funcionários, líderes e gestores está sendo prejudicada.
Para evitar isso, sua assessoria pode aplicar recursos de analises comportamentais indicando o melhor perfil de profissional para contratação.
Aumento dos custos
Sai mês, entra mês e a percepção de que os custos operacionais só aumentam passa a realmente comprometer a continuidade dos negócios. Quando isso acontece, é sinal de que a empresa já entrou em um ponto crítico.
O grande desafio, ao identificar a necessidade de reduzir custos, é saber como fazer isso sem prejudicar os pagamentos que devem ser feitos periodicamente. É aí que uma intervenção por meio de assessoria é importante, já que os profissionais contratados poderão reconhecer oportunidades de redução nos custos depois de uma minuciosa análise.
Carlos, por exemplo, ao contratar uma assessoria, obteve o feedback de que precisava reduzir o tempo de lavagem dos pratos e instalar sensores de presença nos banheiros. Assim, pôde reduzir consideravelmente seus custos com água e eletricidade, o que permitiu investir em uma nova estratégia de marketing, não mais baseada na distribuição de panfletos no metrô, mas sim na criação de um site voltado para vendas e em redes sociais.
Como escolher uma empresa de assessoria empresarial
A pergunta difícil que todo empreendedor em crise ou que precisa revitalizar o negócio se faz é: como sair dessa?
Afinal, se o negócio já não lucra como antes, extrair recursos para que possa voltar a performar bem parece até um contrassenso. Esse é um conceito equivocado, uma vez que empresas de assessoria empresarial também operam estrategicamente.
Isso significa que a contrapartida pelos serviços prestados é negociada conforme as condições verificadas e de acordo com os resultados obtidos. Pode-se dizer que, no geral, trata-se de uma troca justa.
Sabendo disso, a escolha por uma assessoria que garanta efetiva melhora no rendimento operacional e no nível da inteligência do negócio precisa ser pautada por um critério muito importante: a credibilidade.
Dica: a Lafs Contabilidade tem mais de duas décadas atuando no ramo, com serviços prestados a empresas nacionais e multinacionais.
Se fôssemos enumerar os fatores que devem ser observados antes de contratar serviços de assessoramento empresarial, destacaríamos:
- credibilidade;
- experiência;
- ramos de atuação;
- resultados comprovados;
- transparência.
De qualquer forma, a iniciativa deve sempre partir do empresário ou dos sócios, uma vez que reconheçam a necessidade de mudar algo. Como tudo na vida, a retomada do crescimento começa com uma boa conversa, primeiramente com os membros da equipe, e em seguida com a empresa a ser contratada. Mas lembre-se: procure ser rigoroso e honesto ao avaliar os aspectos em que seu negócio precisa melhorar.
A efetividade de um projeto de reestruturação também vai exigir o comprometimento com a melhoria contínua. Novos processos, reorganização da estrutura e melhora na produtividade são aspectos que podem ser aperfeiçoados a partir de ações localizadas. Entretanto, com o tempo, a tendência é que percam a efetividade, face à constante evolução das práticas corporativas e ao avanço tecnológico.
Considerações importantes
Pequenas e médias empresas crescem, geralmente, em função da experiência e do talento que seus iniciadores aplicam no início do negócio. Nós vimos que, com o passar do tempo, as coisas mudam, novas tecnologias vão sendo incorporadas, novos modos de ser e de agir passam a ditar regras e costumes e o que era eficiente deixa de funcionar.
Ficar para trás, no entanto, não significa que não seja possível se reinventar. Nesse ponto, há empresários que recuam, com receio de perder aquilo que foi justamente conquistado à base de muito trabalho.
Recorrer a profissionais externos é saudável porque eles chegam com um olhar crítico, capaz de reconhecer problemas internos que não são identificáveis por quem se encontra imerso neles. Mais ou menos como se diz no jargão popular, “santo de casa não faz milagre”. Quando uma empresa vai mal, dificilmente as pessoas que já fazem parte dela são capazes de apontar soluções e traçar novos rumos.
Não se pode desconsiderar que toda crise ou momento de dificuldade pode ser a chance para recomeçar uma nova etapa de crescimento e regularização da empresa. Desde que a visão empresarial prevaleça, sempre haverá meios para melhorar. Até mesmo empresas familiares, com forte cultura conservadora, podem se beneficiar de novas práticas, o que não significa prejuízo em seus valores.
Em um país como o Brasil, onde o ambiente de negócios apresenta instabilidades recorrentes, quanto mais organizada uma empresa estiver, menos exposta às influências externas ela estará.
É possível conquistar a sonhada independência, mas para isso é preciso um olhar atento ao mercado e às próprias limitações e, claro, recorrer à assessoria empresarial quando houver necessidade de ajustes.
Esperamos que este artigo seja útil e que sua empresa possa se beneficiar dos conhecimentos aqui contidos. Por falar em conhecimento, aproveite e assine agora mesmo nossa newsletter para receber outros materiais tão completos como este que você acaba de ler. Até a próxima!