Quem busca conhecimento, inspiração ou ambos para lidar com o desafio diário que é empreender, tem nos livros para empreendedores fontes permanentes de sabedoria. Charles W.Eliott, reitor da Universidade de Harvard por 40 anos, disse “Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros e os mais pacientes professores”.
Para quem ainda não sabe exatamente o que ler, afinal, a biblioteca de títulos sobre empreendedorismo é vasta, destacamos 5 livros indispensáveis. Alguns não se relacionam diretamente com negócios, mas contêm valiosos ensinamentos, tão úteis quanto os dos principais best sellers. Na dúvida sobre qual ler, leia todos.
1. Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)
Empresários que acreditam que o mundo dos negócios é uma batalha constante contra os concorrentes talvez possam tirar importantes ensinamentos ao ler “Estratégia do Oceano Azul”. O título alude às possibilidades criadas por empresas que sabem explorar mercados ainda desconhecidos, que seriam metaforicamente oceanos azuis.
Outro tema abordado de forma totalmente inovadora pela obra é a importância da concorrência. Segundo os autores, concorrentes são insignificantes, bastando seguir as estratégias descritas para tornar um negócio fonte de prosperidade duradoura.
2. Startup Enxuta (Eric Ries)
O conceito de produção enxuta é ligado à teoria de produção toyotista, desenvolvida pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial. Portanto, o autor Eric Ries, ao dar o título de Startup Enxuta à sua obra, de certa forma presta uma reverência ao método de produção e gestão que revolucionou a indústria automotiva e criou um novo modelo de negócios.
A obra descreve uma metodologia estruturada em 5 princípios, aplicados aos negócios como parâmetros organizacionais:
- Empreendedores estão em todo lugar.
- Empreender é administrar.
- Aprendizado validado.
- Construir — medir — aprender.
- Contabilidade para inovação.
3. Receita Previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)
Em Receita Previsível, a proposta dos autores Aaron Ross e Marylou Tyler é tornar as empresas agentes ativos e determinantes do seu próprio sucesso. Para eles, o fracasso nos negócios acontece quando empresas tocam seus negócios ao acaso, sem controle e dependentes de resultados inconstantes.
A obra tem um objetivo bem claro: tornar os empreendimentos senhores de seu destino, desenvolvendo métodos totalmente quantificáveis de vendas, tornando as receitas previsíveis.
4. De zero a um (Peter Thiel)
Um dos fundadores do PayPal explica, em “De Zero a Um”, que o sucesso não parte da cópia de modelos prontos. O segredo seria, na verdade, a criação de um monopólio, ou seja, algo totalmente novo e que só pode ser completamente gerenciado por quem o cria. Afinal, foi assim que Mark Zuckerberg fez do Facebook a maior rede social de todos os tempos, Bill Gates tornou a Microsoft uma referência da computação e outros casos de empresas que permanecem no mercado sem concorrentes à altura.
5. A arte da guerra (Sun Tzu)
Embora não trate exatamente de empreendedorismo, “A Arte da Guerra”, escrito por volta do ano V a.c., é um compêndio de lições aprendidas pelo general e conselheiro militar chinês Sun Tzu, que servia ao monarca Ho Lu.
O título pode até parecer estimular o combate, mas o que se pode confirmar lendo a obra, um best seller entre livros para empreendedores, é exatamente o contrário. Por meio da negociação e técnicas de persuasão, é possível atingir qualquer objetivo, até mesmo evitar um conflito armado.
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