No cenário atual do mercado, boa vontade, dedicação e conhecimento sobre os produtos e serviços do seu ramo não são suficientes para garantir a longevidade do seu negócio. Arquitetar um planejamento estratégico financeiro também é elemento fundamental para alcançar esse objetivo.
Planejar é uma ação basilar para qualquer aspecto em nossas vidas, como no estudo, trabalho, constituição familiar, entre outros projetos. Na vertente empresarial, a lógica também se aplica. Ao fazê-lo, você elaborará etapas, planos, análises, previsões do mercado e outras medidas que garantam o alcance dos objetivos.
Apesar da importância do planejamento, muitos administradores não sabem como começar para montar um. Se esse for o seu caso, fique tranquilo! Trazemos aqui tudo sobre o assunto, pois após a leitura deste artigo você não terá problemas em estruturá-lo e garantirá o desenvolvimento saudável do seu negócio!
O que é um planejamento estratégico financeiro?
As finanças da empresa consistem em todo o recurso ligado ao seu capital. O departamento sobre essa área realiza o controle de tesouraria, investimentos, riscos e outras operações relacionadas a bens, ativos e dinheiro.
Esse planejamento consiste em uma ferramenta de gestão para empreendedores voltada à parte financeira da empresa. Nele determina-se uma gama de atitudes a serem tomadas frente aos cenários encontrados e o momento ideal para aplicação de cada estratégia, tudo com o objetivo de alcançar metas preestabelecidas.
Qual a importância de realizar esse procedimento para a empresa?
A finalidade desse instrumento é aperfeiçoar as finanças para empreendedores, garantindo conhecimento sobre como manter as contas equilibradas e sempre positivas, inclusive frente a fatores negativos como um crescimento espontâneo, perigo de reduções ou mudanças do mercado.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, a recente crise econômica bateu recordes no fechamento de lojas de varejo: houve o encerramento de 64,5 mil estabelecimentos em um período de 12 meses.
A falta de planejamento tem um papel importante para evitar esse fim, pois uma de suas funções é servir como um guia que determina quais ações tomar diante de cenários como esse.
Além disso, mesmo que o empreendimento gere constante lucratividade, se os administradores não souberem como direcionar o capital percebido ele será mal aproveitado e não contribuirá para a expansão do negócio.
De que forma o planejamento estratégico financeiro ajuda a empresa a crescer com recursos próprios?
O planejamento financeiro projeta um controle eficiente de receitas, despesas, patrimônio, custos, investimentos e outras contas de forma que em todo balanço seja possível apurar superávit financeiro.
Uma metodologia que pode ser aplicada é o estudo de dados passados para projetar gastos futuros. Com essa técnica você concentra seu capital nas despesas que mais geraram receita no exercício social passado — período entre elaboração de demonstrações contábeis.
Outra tática é conhecida como Orçamento Base Zero — OBZ. Aqui são considerados a capacidade financeira da empresa e o cenário atual da economia e mercado. A partir desses dados são calculadas estimativas de fluxo de caixa, elaboram-se planos futuros e aplica-se aquele mais provável de resultar no sucesso empresarial.
Ambas as técnicas podem ou não ser utilizadas em um planejamento estratégico, porém, nenhum negócio opera sob as mesmas condições e tem as mesmas características, por isso o importante é que você saiba como desenvolver um e criar os planos de ações mais adequados à sua empresa.
Como desenvolver esse planejamento estratégico?
Criar uma cultura de planejamento
Por mais bem elaborado que seja o planejamento, é preciso que sua concepção seja compreendida e aceita por todos na empresa, caso contrário, os planos não serão seguidos por eles.
Explique o conceito desse instrumento, evidencie seus benefícios e envolva o máximo de pessoas possível. Além disso, eles também poderão lhe auxiliar nesse projeto, trazendo ideias, ângulos de visão e conhecimento que tornarão o planejamento mais sólido e eficaz.
Definir a missão, visão e valores
O primeiro passo é direcionar o rumo que será tomado pela empresa, pois todas as decisões e estratégias adotadas visam atingir esses objetivos. Confira o que significa esses termos:
- missão — é o propósito fundamental da empresa, sua razão de existir; ela persistirá enquanto ela existir, como “auxiliar empresas a elaborar planejamentos estratégicos financeiros”;
- visão — consiste em um estado futuro que a organização pretende alcançar, um exemplo pode ser “tornar-se a maior marca do ramo na região”;
- valores — são os princípios que guiam as atitudes da companhia, como “manter uma relação familiar com os clientes e colaboradores”.
Realizar um planejamento tributário
O planejamento tributário é um estudo realizado com base na lei para que a empresa melhore seus resultados financeiros, aproveitando um enquadramento tributário que a empresa modifique sua forma de tributação para uma mais vantajosa, além da otimização de processos internos, análise e ajuste de obrigações tributárias e prevenção contra sanções fiscalizatórias.
Entretanto, esta é uma etapa ignorada por muitos administradores, porém de grande impacto para as finanças da empresa, já que a legislação tributária brasileira é excessivamente onerosa para as pessoas jurídicas de nosso país.
Os principais regimes de tributação são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um deles possuem regras específicas, com vantagens e desvantagens que, somente uma empresa de contabilidade especializada com profissionais multidisciplinares tem condições de analisar os prós e contras na hora da opção por um dos regimes.
Não há receita de bolo, de forma que nenhum regime é melhor que outro, em todos os casos sempre será necessário a assessoria contábil de uma empresa especializada que execute as devidas contas para identificar qual é o mais vantajoso para o seu negócio.
Elaborar estratégias
Nessa fase serão traçados os planos de ação a serem tomados, mas antes é preciso analisar o cenário atual do seu mercado e da sua empresa e definir seu orçamento atual para ser capaz de projetar a precificação de produtos, futuras vendas etc.
Lembre-se de sempre alinhá-los à missão, valores e visão anteriormente estabelecidos, assim você saberá quais passos realizar com os ganhos obtidos.
Em âmbito estratégico, o planejamento deve ser feito de forma ampla e a longo prazo, normalmente por período um de 5 anos e vinculando todos os setores da empresa. Os demais níveis estratégicos — tático e operacional — acompanharão o plano basilar estabelecido por você.
Simular cenários
O cenário em que sua empresa se encontra é volátil de diferentes formas. Os índices econômicos, como a inflação, podem variar exacerbadamente, o gosto dos consumidores também, e ainda é possível que ocorram desastres naturais, como inundações e outros fatores externos negativos.
Mas, também é plenamente possível que surjam oportunidades que alavanquem seu negócio, como uma redução nas alíquotas dos tributos que você comercializa. Para que você esteja preparado para lidar com qualquer situação, crie simulações para três tipos de cenários:
- pessimista — aqui ocorrerão fatos que poderão reduzir a lucratividade da companhia;
- realista — cenário baseado nas hipóteses mais prováveis de acontecer;
- otimista — como aproveitar eventual oportunidade surgida.
Colocar a estratégia em prática e acompanhar os resultados
Com tudo preparado, você finalmente poderá iniciar seu projeto. Entretanto, lembre-se de utilizar indicadores de desempenho (KPI’s) para monitorar os resultados obtidos.
Essas ferramentas medem o desempenho dos processos da empresa, indicando se as decisões tomadas estão fazendo com que a empresa alcance os objetivos estabelecidos.
Qual a importância de contratar uma empresa especializada?
Se você leu toda a publicação até este tópico, percebeu que esse assunto aglomera conhecimento de diversas disciplinas. Não se pode exigir que o administrador interrompa suas atividades para estudar sobre a legislação tributária, fiscal ou empresarial para cuidar dos processos contábeis e fiscais.
Para resolver esse problema existem empresas de contabilidade dotadas de profissionais com expertise em elaborar planejamento para organizações de qualquer tamanho. Ao optar por terceirizar a gestão de contas para essas companhias você terá a certeza de que seu negócio terá crescimento efetivo diante de qualquer cenário.
O planejamento estratégico financeiro é um instrumento inteligente e excepcionalmente vantajoso, porém, bastante complicado. É preciso o auxílio de um especialista contábil para que ele assegure o alcance de metas.
Estamos sempre publicando conteúdos interessantes como este na nossa página do Facebook! Não deixe de curti-la!