O rateio de custos é um elemento relevante para qualquer gestor, diz respeito a um maior controle dos gastos operacionais da empresa. Isto é primordial na área de logística, por exemplo. E, além disso, é estratégico para atingir melhores resultados com maior custo-benefício a longo prazo.
Uma boa gestão de rateio facilita o descobrimento de quanto cada área ou centro de custo tem de participação nas despesas totais da instituição. Por meio dessa informação, é possível tomar várias decisões sobre quais áreas devem sofrer cortes de orçamento e quais estão precisando de mais investimento. Inclusive, é essencial escolher uma metodologia que seja eficaz.
Neste post falaremos sobre as principais metodologias que podem ser utilizadas para rateio de custos e como implementá-las. Acompanhe!
Custeio variável
A metodologia de rateio de custeio variável (custeio direto) é um dos métodos de custeio mais utilizados e conhecidos entre as organizações, especialmente o comércio e a indústria. E uma das principais razões para tal é sua objetividade e simplicidade, visto que nesse método apenas são adequados como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.
Devido ao fato de os custos fixos existirem mesmo que não exista produção, eles são considerados despesas e não custo de produção. O sistema de custeio variável baseia-se na separação dos custos em variáveis e fixos, ou seja, em custos que mudam de acordo com o volume da produção e de venda, além de custos que se mantêm estáveis diante de volumes de produção e de venda instáveis dentro de determinados limites.
Esse sistema gera informações muito relevantes, como a margem de contribuição, e viabiliza os subsídios necessários para a tomada de decisão nos negócios.
Custeio padrão
O custeio padrão é de extrema importância para detectar gargalos e desperdícios nas atividades produtivas da empresa, pois possui como objetivo central o acompanhamento do que efetivamente ocorreu com os valores previstos.
Dentro desse tipo de custeio existem 4 subdivisões:
- Custo padrão: é aquele que é definido pela empresa como meta para os produtos de linha de produção, considerando-se o valor e a quantidade dos insumos necessários para produção, as características tecnológicas de cada produto e o próprio volume de produção.
- Custo ideal: é determinado de forma mais científica possível pela gestão, dentro das condições ideais de eficiência da mão de obra, qualidade dos materiais e menor desperdício possível dos insumos necessários. É considerado como uma meta de longo prazo, pois como determina os parâmetros no mundo ideal, ou seja, desconsiderando deficiências, na prática apresenta muita dificuldade de ser alcançado.
- Custo estimado: é determinado por meio de uma simples projeção de futuro, considerando a média dos custos obtidos analisados no passado, sem avaliar se ao longo do processo ocorreu alguma ineficiência na linha produtiva.
- Custo corrente: É o meio termo entre o ideal e o estimado, pois para sua determinação a empresa deve realizar estudos avaliando a eficiência da linha de produção. Sua principal diferença com o custo ideal é que se considera as deficiências que existem mas que não podem ser resolvidas pela empresa a curto e médio prazo, como materiais comprados de terceiros. É considerado o mais adequado para fins de controle, pois é considerado como um objetivo de curto e médio prazo.
Por absorção
O custeio por absorção é também conhecido como custo integral e possui esse nome devido ao fato de apresentar os custos fixos no custo final de cada produto que é vendido. Isto é, o custo por absorção tem como princípio debitar ao custo dos produtos vendidos todos os custos da área de fabricação, sejam eles determinados como fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, de operacionais ou estrutura.
O próprio nome da metodologia já diz o que deve ser feito: assegurar que cada produto apresente uma parcela dos custos diretos e indiretos referentes à fabricação. E o elemento essencial o uso da metodologia de custeio por absorção está na diferença entre custos e despesas. Somente os desembolsos referentes aos produtos vendidos deverão ser colocados no custo dos produtos vendidos.
Por atividade
O custeio por atividades, o chamado custeio ABC, tem a premissa de que os custos de uma organização são formados pelas atividades executadas nela e que essas atividades são consumidas por serviços e produtos gerados nesta mesma organização.
Essa metodologia possibilita medir com mais precisão as despesas e os custos indiretos — os que não estão ligados diretamente à produção —, por meio da avaliação das atividades, dos seus geradores de custos e dos utilizadores.
Achou um pouco confuso? Não se preocupe! Vamos utilizar o exemplo de uma indústria de roupas para você entender melhor. Nesta são fabricadas camisas e camisetas masculinas e também são desenvolvidas as atividades de comprar materiais, cortar e costurar. É possível determinar o valor de quanto o produto camiseta utiliza da atividade de comprar materiais, por exemplo, utilizando o método de custeio ABC a esta produção.
Por faturamento
Nesta metodologia de rateio se realiza o cálculo da participação de cada produto no faturamento mensal da organização. O intuito é calcular o percentual que o produto representa em relação ao todo do negócio. Outra forma também muito comum é utilizar o faturamento como parâmetro para dividir os custos.
Pode-se dizer que você possui dois produtos A e B. Caso o produto A fature duas vezes mais que o B, ele também terá o dobro de custos.
Por custos indiretos
Este é um método onde se utiliza parcelas proporcionais aos custos indiretos no valor de cada produto da organização. É um procedimento que exige atenção, a fim de que os cálculos não sejam realizados de maneira incorreta. Logo, faça conforme os cálculos corretos dos custos indiretos, com a intenção de que o processo seja executado com precisão.
Nesse método há uma peculiaridade no cálculo: utiliza-se parcelas proporcionais relativas aos custos indiretos no preço de cada produto. Todavia, esse tipo de rateio demanda uma atenção maior, visto que é preciso aplicar proporcionalmente o cálculo correto dos custos indiretos da organização. Nesse cenário, valores errados podem trazer resultados errados.
Por headcount
O rateio por headcount é uma variação do custeio por absorção. Todavia, focada no número de membros da equipe. Normalmente, envolvido com consultoria e gestão de projetos.
Por fim, rateio de custos é um tema que requer muita atenção por parte dos gestores da empresa, a fim de viabilizar um desenvolvimento mais sustentável, assim como manter o funcionamento adequado do negócio. Além disso, é muito útil para compreender melhor o departamento financeiro de sua empresa. Lembre-se de que a melhor metodologia para seu negócio é a que atende às necessidades da sua empresa.
Você curtiu essas metodologias de rateio de custos? Então, aproveite para visitar nosso blog e ler também o post “Tudo que você precisa saber para reduzir custos na empresa e lucrar!” para ficar por dentro do assunto!