A palavra neurociência vem sendo cada vez mais utilizada nos mais variados aspectos da vida cotidiana. Conhecer o cérebro humano, suas emoções, seus medos e suas dificuldades se tornou uma grande missão para diversas áreas de estudos.
Por incrível que pareça, isso também gerou interesse em quem atua no mundo dos negócios. Por meio dela, é possível obter uma série de insigths que podem dizer muito sobre o mercado no qual a empresa atua, seus colaboradores e demais pontos.
Quer saber como esse conceito pode começar a ser utilizado em seu próprio empreendimento? Então, acompanhe-nos nesta leitura!
O que é neurociência?
Explicando de forma bem simples, a Neurociência é uma atividade de estudo do sistema nervoso. Isso inclui o cérebro, a medula espinhal e todos os nervos do corpo. Contudo, essa ciência não se limita apenas a estudar a formação biológica dessas estruturas, mas sim, como elas impactam na psicologia humana e no comportamento do homem nas mais diversas atividades.
Trazendo para o mundo dos negócios, os empresários passam a ter mais noções de como ele funciona e podem entender melhor como as pessoas agem e por que tendem a tomar certas atitudes — sejam elas de compra, sejam relacionadas ao seu comportamento.
Com base nessas análises, é possível verificar pontos de melhoria para garantir um bom relacionamento entre seus clientes, fornecedores e, até mesmo, funcionários e prestadores de serviço que atuam em seu negócio. Isso favorece a geração de resultados positivos para a organização empresarial.
Como a neurociência é aplicada nos negócios?
Conhecer o funcionamento do cérebro permite ao empresário aumentar sua percepção sobre as pessoas que atuam em seu mercado, como seus colaboradores. Ainda há um universo pouco explorado no meio empresarial, porém, vem despertando uma plateia bastante interessada, principalmente quando o assunto é gestão de pessoas.
Ao entender melhor como a mente de um colaborador funciona, fica mais fácil verificar o porquê da adoção de certas medidas por parte dele. Por exemplo, um empregado que chega todos os dias atrasado pode não ser por causa de falta de cuidado com o seu trabalho. Existem causas psicológicas que, se forem solucionadas, podem resolver esses e outros problemas.
A neurociência também pode ser utilizada para motivar seus empregados. Ao identificar a forma que a maior parte deles pensam seus valores, isso auxilia na tomada de medidas para favorecer cada um deles e aumentar seus níveis de motivação e entusiasmo.
Como implementar a neurociência em seu negócio?
Agora que você já entendeu o que é a neurociência e como ela pode ser aplicada ao seu negócio, mostraremos as formas de fazer isso. Continue lendo!
Melhore as instalações físicas
Uma das primeiras estratégias é melhorar suas estruturas físicas. As pessoas não gostam de trabalhar em locais com aparência ruim ou que normas de saúde e higiene ficam em segundo plano.. Muitos empresários esquecem desse ponto, mas ele é de extrema relevância.
Além de favorecer o dia a dia dos seus empregados, um bom ambiente de trabalho também é fundamental para garantir um melhor atendimento aos seus clientes. Portanto, é crucial que você dedique um recurso financeiro para isso.
Reformas em ambientes físicos de trabalho devem ser vistas como uma forma de investimento e não um custo desnecessário. A neurociência mostrará os resultados que serão obtidos por meio desse tipo de aplicação do seu dinheiro.
Avalie atitudes
Também é fundamental avaliar as atitudes, tanto as dos empregados quanto as suas, enquanto gestor de um negócio. O comportamento diz muito sobre a forma que uma pessoa pensa e a maneira como desempenha o seu trabalho.
Logo, se você pretende implementar esse tipo de análise em seu empreendimento, é necessário avaliar as atitudes de todos os envolvidos, desde o funcionário com mais baixo cargo até gestores e diretores.
Muitos problemas de relacionamento podem ser resolvidos facilmente com conversas francas e abertas, até mesmo, com gestores e entre sócios do empreendimento. Geralmente, quando isso é feito dessa forma, é possível fomentar o relacionamento e melhorar ainda mais a relação entre todos os envolvidos no negócio.
Uma forma prática de implementação no seu negócio é a utilização da metodologia accountability, que dentre inúmeros benefícios aumenta o senso de responsabilização individual e coletiva de todos na empresa, seja na perspectiva das metas e objetivos empresariais quanto nas próprias tarefas de cada colaborador.
Mantenha um relacionamento próximo com os funcionários
Manter um relacionamento próximo também é fundamental para a implementação da neurociência em um negócio. Afinal, como é possível avaliar o comportamento de uma pessoa estando distante dela?
Portanto, você precisa criar uma cultura de relacionamento próximo e evitar aquela velha máxima da distância entre patrão e empregado que, na realidade, só prejudica a relação e dificulta entender o que se passa na mente de cada um deles. Por isso, é fundamental desenvolver essa relação de proximidade entre as pessoas envolvidas, principalmente seus funcionários.
Além de beneficiar o relacionamento, essa relação de proximidade também pode gerar oportunidades de diversos insigths que, geralmente, só são percebidas por funcionários que estão lidando dia a dia com determinados pontos do negócio.
Como a neurociência influencia os resultados da empresa?
A neurociência pode interferir diretamente nos resultados da empresa. Por exemplo, ao implementar estratégias capazes de identificar padrões de comportamento, você terá melhores ideias sobre o desejo de seus potenciais consumidores e poderá implementar estratégias de marketing que sejam mais direcionadas para eles.
Esses estudos favoreceram o entendimento das dores, das dificuldades, dos medos e dos anseios de seus clientes. Com base nessas informações, você pode criar produtos ou serviços para cada um deles de forma específica. Assim, não oferecerá apenas itens para o seu mercado, mas soluções que podem, efetivamente, resolver alguma questão de suas vidas.
Com isso, sua empresa obterá mais receita, contribuindo diretamente para o seu sucesso e crescimento. Aquelas que entendem seus clientes, geralmente conseguem mais destaque em seus mercados. Isso é feito de diversas formas, e a neurociência é capaz de auxiliar a identificar padrões de comportamento que favorecem as vendas e o relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários.
Como você pôde perceber, a neurociência, apesar de ser uma área de estudo voltada para médicos e demais profissionais desse segmento, também pode ser desenvolvida e aplicada em seu próprio negócio — garantindo mais resultados sólidos e expressivos para a sua empresa.
Gostou dessas informações? Quer continuar estudando sobre outros assuntos relevantes para o seu negócio? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos tendências para 2020 que você precisa ficar de olho.