Como de costume, com início do ano surgem as avaliações e, obviamente, um diagnóstico dos prós e contras de cada nicho. Manifestam-se as preocupações relacionadas às tendências de mercado e como elas causam impacto no novo período. O fato é que, com o passar dos anos, as mudanças geralmente são bem pequenas. Entretanto, elas podem ser muito relevantes e, por esse motivo, é recomendado estar preparado.
As tendências de mercado estão sempre mudando e se atualizando, e isso não ocorre em vão. As exigências do mercado normalmente seguem a evolução das relações interpessoais e da tecnologia. É primordial estar sempre por dentro das tendências de mercado do mundo corporativo e também se adaptar a elas o quanto antes, com o objetivo de manter a empresa em crescimento e não ficar estagnado.
Neste post falaremos sobre as principais tendências de mercado e do mundo corporativo para 2020. Acompanhe!
1. Realização de compras por dispositivos móveis
Com a modernização dos processos, já fica focada grande parte da atenção nos smartphones, de forma que os consumidores estão optando por esse canal de consumo de maneira definitiva. Em contrapartida, os empreendedores devem ficar atentos ao ritmo dessa transformação e rever o modelo de negócios empregado.
O pagamento pelo celular tem sido prioridade para que o negócio funcione de forma efetiva. Nesse cenário, é possível notar que o processo decisório pelos usuários é realizado antes de uma visita física. Por esse motivo, é tão importante deixar o consumidor no controle da compra, desde que haja auxílio humano, se for necessário.
As empresas devem se antecipar a essas demandas e maximizar as possibilidades com smartphone no estabelecimento físico e automação dos meios de pagamento. O que pode auxiliar o consumidor no momento da compra é a entrada de realidade aumentada, por exemplo, — tanto ao responder dúvidas quanto ao mostrar especificidades — e também pode gerar experiências mais marcantes.
2. Controle maior sobre dados pessoais
Essa, talvez, seja uma das maiores mudanças no setor empresarial para o ano de 2020. Foi aprovada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que começará a valer em agosto de 2020. Essa Lei foi criada como consequência natural, motivada por violação de dados e frequentes registros de cibercrime.
De alguns anos para cá, houve um grande aumento da quantidade de senhas roubadas, além de outras violações na internet, especialmente de grandes organizações. A tendência de mercado é que, com o passar dos anos, um padrão global para proteger aos dados de forma eficaz seja estabelecido, afetando várias empresas e startups.
O intuito é regulamentar o tratamento que as empresas dão aos dados pessoais de usuários e clientes, de maneira cautelosa.
3. Sustentabilidade
Ela nada mais é que uma responsabilidade social primordial em diversos departamentos do mercado. Primeiramente, é preciso colocar o conceito de sustentabilidade em todas as fases do planejamento.
Para tal, utilize políticas sustentáveis no tratamento do lixo e resíduos, reaproveitando tudo que puder e utilizando objetos com material reciclável, estimulando a reciclagem. Além disso, é possível fechar parcerias com empresas que atuem no mesmo tipo de serviços ou produtos que a sua marca.
4. Liderança estratégica
A liderança tem uma função essencial para que os negócios consigam crescer de maneira concreta, com a conquista de inovação, resultados, motivação, transparência e desenvolvimento. A liderança possibilita algo muito rico na empresa, que é um ótimo compartilhamento de experiências.
Além disso, ter disponíveis líderes preparados para conduzir conforme as novos recursos da empresa, é uma etapa essencial para uma organização forte e coerente. Cada organização é única, com seu próprio estilo de liderança, consequência do alinhamento entre a estratégia da instituição, os sistemas de gestão e as características organizacionais.
A marca de liderança deve ser alinhada à empresa, junto dos seus clientes, e ocorre quando o conhecimento, as habilidades e os valores dos líderes são aplicados a fim de desenvolver os processos organizacionais e também os comportamentos e as decisões dos seus funcionários.
5. Gamificação
Devido ao fato de estarmos cada dia em contato com o universo digital, a propensão é que, isso fique mais evidente nas novas gerações de funcionários. Por esse motivo, a gamificação é uma excelente estratégia para o aperfeiçoamento dos indivíduos na organização.
Em um universo digitalizado, a maneira de aperfeiçoar pessoas não suporta mais as formas de aprendizagem tradicionais. O aprendizado pode ser viabilizado com competição, inovação, criatividade e interação por meio da gamificação.
Uma outra forma de dinamizar o dia a dia empresarial é utilizar no gerenciamento e alinhamento da equipe as metodologias ágeis, como o Scrum. Por meio dos ritos desenvolvidos nesta ferramenta os times não só interagem com maior facilidade, como também lacunas e erros são solucionados de maneira mais célere.
6. Soluções em nuvem
As soluções em nuvem são uma tendência que veio para ficar. Cada vez mais disponíveis, elas possibilitam que a empresa tenha acesso a todas as tecnologias já usadas de forma mais ágil e autônoma. Além de disponibilizar segurança, é responsabilidade da própria organização que concede o serviço, a responsabilidade pela atualização e também a manutenção dos produtos.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com a capacitação e contratação de profissionais para apoiar a companhia no gerenciamento dessas ferramentas. Inclusive, as soluções em nuvem normalmente têm uma interface de utilização fácil.
7. Transmissão ao vivo
A transmissão realizada em tempo real vem se tornando uma tendência, tanto em seminários quanto em palestras, lançamentos, workshops e congressos. Como em outras tendências citadas, a tecnologia causa um grande impacto, oferecendo um novo olhar para todos os setores do mercado.
A conexão realizada por meio do Snapchat, Facebook, Instagram, Hangout, entre inúmeras outras ferramentas disponíveis, auxilia para que todos os processos da empresa, principalmente lançamentos de produtos, ultrapasse o limite da presença física, e também fique nas telas de smartphones e computadores de clientes.
É recomendado e muito necessário realizar a contratação de uma equipe de comunicação para realizar as transmissões e postagens em tempo real, a fim de que chegue para outro setor de uma organização com segurança total ou que haja maior engajamento entre a empresa e os clientes.
Por fim, as tendências de mercado em 2020 têm o objetivo de fazer com que você compreenda a sua organização como um todo. Não havendo mais espaço para ações isoladas de departamentos e nem de pessoas. A empresa deve atuar de forma uniforme.
Por essa razão, a gestão corporativa em 2020 tem como base formar uma equipe de qualidade, formar uma base de valores sólida e utilizar a tecnologia como aliada para efetivação de suas estratégias.
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