Os empréstimos empresariais são utilizados em diversas situações, seja como meio de viabilizar a abertura de um novo negócio, como ferramenta de expansão de uma organização ou ainda como medida de apoio para a empresa em um momento de crise.
Isso significa que a busca por crédito pode ser utilizada em vários momentos e o empréstimo acaba sendo uma ferramenta imprescindível durante a jornada do empreendedor e do seu negócio. Entretanto, o grande problema que envolve os empréstimos é a busca de opções viáveis e adequadas dentro das instituições bancárias.
Pensando nessa demanda muito comum dos empresários e na necessidade de ter acesso a dicas de como conseguir boas condições em contratos de empréstimos, desenvolvemos este artigo com algumas orientações que vão ajudar você a conseguir as melhores condições para investir estrategicamente no seu negócio. Acompanhe!
1. Conheça as necessidades da sua empresa
Antes de começar a buscar alternativas de empréstimo nas instituições bancárias, é importante que o empresário conheça exatamente as necessidades do seu negócio.
Isso ajuda a ter mais clareza em relação às estratégias e aos produtos que serão solicitados junto às instituições financeiras. É necessário ter entendimento sobre os pontos fortes e fracos, as demandas fixas e variáveis, bem como o capital de giro necessário para que a empresa consiga dar andamento à sua rotina.
No que diz respeito ao recurso pretendido, inicialmente é preciso buscar entender qual é a finalidade da solicitação do crédito, se o crédito realmente é necessário e de que forma ele vai contribuir para a continuidade das atividades.
2. Elabore um planejamento empresarial
Na segunda etapa, é preciso que o empresário elabore um planejamento. Poderá ser definido, de forma objetiva, qual a destinação do dinheiro e a quantia necessária para alcançar o objetivo pretendido.
É importante que o gestor dê atenção especial ao planejamento e delimite as informações com clareza. O pedido de empréstimo só deve ser feito depois de analisada a situação do negócio e elaborado um planejamento que apresente as condições de requerer o crédito e de cumprir com as obrigações advindas dessa solicitação.
3. Atualize o seu plano de negócios
Antes de buscar um banco para realizar a solicitação do crédito, é importante que o gestor providencie a atualização do seu plano de negócios. Isso porque, para requerimentos de empréstimos empresariais, é comum que a instituição bancária exija elementos que corroborem o pedido e que demonstrem que a empresa terá condições de arcar com o pagamento das parcelas.
Uma das garantias que costuma ser solicitada pelo banco é a apresentação de um estudo com a análise de mercado, o plano de negócios da empresa e informações sobre a aplicação do dinheiro dentro da organização. Isso servirá para corroborar o seu pedido e demonstrar que o valor solicitado será efetivamente aplicado no negócio.
4. Conheça as finanças da empresa
Outro aspecto que merece atenção especial no contexto de solicitação de empréstimos é a capacidade de conhecer as finanças da empresa. Além de conversar com o seu setor de finanças e analisar os relatórios por ele apresentado, também é importante se reunir com os seus contadores, pois eles poderão orientar de forma adequada acerca da situação e das perspectivas econômicas da organização.
Além disso, é necessário ter em mente que, ao solicitar créditos para uma empresa, a instituição bancária não se restringirá ao CNPJ da pessoa jurídica. É muito provável que as pesquisas incluirão o CPF dos sócios e responsáveis pelo pagamento do empréstimo.
Dessa forma, certifique-se que todas as finanças da empresa e dos sócios estejam em dia. Inscrições em órgãos de restrição de crédito poderão dar causa a uma negativa de empréstimo.
5. Pesquise as opções disponíveis no mercado
Depois de recolher todas as informações sobre a realidade da empresa, suas necessidades e as suas condições reais de requerer o empréstimo, o próximo passo é a pesquisa das opções de crédito disponíveis no mercado.
É necessário ter em mente que cada instituição bancária tem regras e exigências distintas. Além disso, os fatores de restrição, prazos, custos e limites costumam variar significativamente de um banco para o outro. Por isso, a recomendação é que você comece procurando linhas de crédito específicas voltadas para as suas necessidades.
Por exemplo, se você busca empréstimo para capital de giro, solicite esse tipo de produto. Já se você precisa de capital para aquisição de equipamentos, informe ao banco que o seu empréstimo será para a compra de máquinas. Com isso você terá condições de obter créditos mais direcionados e adequados às suas necessidades.
[rock-convert-cta id=”1567″]
6. Avalie o custo efetivo total
O próximo passo é a avaliação do custo efetivo total e esta talvez seja a parte que mais gera dúvidas nos empresários. Diferentemente do que muita gente acredita, a taxa de juros que a instituição bancária cobra sobre o valor do empréstimo não é o único custo atrelado a ele. Além dos juros, também são cobradas as chamadas taxas administrativas.
Você deve avaliar todas as taxas e cobranças incidentes sobre o empréstimo, por isso o recomendado é que você consulte o seu contador e solicite auxílio nessa etapa. Além de calcular o custo efetivo total, ele poderá orientar em relação às opções de empréstimos mais adequadas sob o ponto de vista econômico e contábil.
7. Examine todos os aspectos do contrato
Após ter clareza em relação à melhor opção de empréstimo com base nas necessidades do negócio e nos fatores econômicos e financeiros envolvidos, é preciso dar atenção especial ao contrato que será firmado com o banco.
Por isso, recomenda-se que o empresário não feche um pedido de empréstimo sem analisar o documento com calma, avaliando as condições de pagamento, as obrigações assumidas, os bens que serão dados em garantia e todas as demais cláusulas do contrato.
Vale lembrar que um pedido de crédito só é vantajoso quando o empresário está ciente de todas as suas implicações, tanto financeiras quanto jurídicas. Por isso, é imprescindível analisar de forma criteriosa desde os aspectos financeiros até questões que tratam do contrato e das obrigações ali descritas.
8. Separe a documentação antes de fazer o pedido
Por fim, após realizar uma análise de todas estas questões, você poderá fazer a solicitação do seu empréstimo com muito mais segurança e a certeza de que terá feito um bom negócio para a sua empresa.
Vale lembrar que é preciso separar toda a documentação solicitada pelo banco, que deverá ter uma cópia arquivada na empresa juntamente com o contrato de empréstimo.
Como já mencionamos, a assessoria de uma contabilidade é imprescindível no processo de requerimento e avaliação de empréstimos empresariais. Profissionais da área podem oferecer todo o suporte técnico para garantir a segurança e a efetividade do seu planejamento financeiro e empresarial.
Agora que você já sabe como conseguir as melhores condições em empréstimos empresariais, que tal aprofundar o conhecimento sobre gestão financeira empresarial? Então conheça os incentivos fiscais e saiba como eles influenciam na gestão do seu negócio.