No Brasil, o número de empresas que não passam do primeiro ano de vida é consideravelmente grande. Para que isso não ocorra com você é importante saber como fazer um plano de negócios que lhe traga segurança.
Um plano de negócios bem pensado deve ser preciso e objetivo, ninguém analisa o mesmo pelo número de páginas, portanto, seja breve e pense em responder às perguntas que eventualmente as pessoas terão ao ler.
Ele serve para todos os perfis de empreendedores, pois para aqueles que possuem todo o capital necessário para abrir o negócio, ajudará a organizar as ideias e a crença sobre o empreendimento, além de tornar-se uma verdadeira ferramenta de inspiração para o futuro time interno que conhecerá a estratégia da empresa.
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Já para os que dependem de recursos de terceiros, como bancos ou investidores, é uma ótima forma de convencer investidores que trata-se de um negócio de futuro, com bases sólidas de escalabilidade.
Estar preparado para o inesperado é um dos principais desafios dos empreendedores. O plano de negócio é a base estrutural de tudo que precisa ser feito para a formação de uma empresa sólida e com recursos para atravessar as crises.
Pensando na relevância desse assunto, trouxemos 7 passos de como fazer um plano de negócios e fortalecer seu sonho. Leia e confira!
1. Resumo executivo
Trata-se de uma das partes mais importantes do plano, pois de maneira breve você apresentará às pessoas sua estratégia, missão e os valores empregados na criação da empresa.
Certifique-se de que os principais pontos estão sendo abordados, pois será pela desenvoltura apresentada neste resumo que muitos investidores decidem se vale a pena dar a oportunidade de apresentar o restante do plano de negócios.
2. Identifique seus concorrentes
É fundamental conhecer o campo de atuação da empresa. Estar ciente das obrigações e compreender o que os consumidores estão procurando é um dos requisitos para o sucesso.
Bem como, levantar os pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes. Saber o que eles oferecem aos consumidores é uma das principais funções do planejamento de marketing.
Tendo essas informações em mãos, você poderá traçar um plano de ação que o diferencie das demais empresas do ramo. Explore a capacidade que seus concorrentes possuem, procure entender o que eles pretendem com ações desenvolvidas.
Após isso, promova práticas inovadoras que conquistem o mercado e deixem sua marca no pensamento das pessoas. Contar com uma concorrência forte pode ser um estímulo para o seu sucesso.
3. Defina sua estratégia e organização
Nesse ponto do plano, você apresentará como sua empresa chegará ao sucesso, ou seja, quais são as metas e objetivos empresariais estabelecidos, quais serão os planos de ação para alcançá-los, a missão e os valores e como será montada a organização.
Cabe destacar que a missão é a razão de existir a empresa, qual seu objetivo principal, apontando sua visão de futuro, inclusive. Já os valores, diz respeito a filosofia que prevalecerá sobre toda a operação, independente do lucro.
Na construção da organização, você deverá ser capaz de apresentar de maneira objetiva como funcionará a estrutura organizacional, pontos de apoio e as instalações necessárias para a execução da atividade, além do quadro societário e eventuais parcerias e fornecedores chave.
4. Analise a viabilidade financeira
Você já sabe quem são seus concorrentes e tem um produto bem recebido pelo mercado, agora chegou a hora de verificar se esse item é viável financeiramente.
Deve-se responder quanto custará, como será financiado e qual a sua rentabilidade.
Nessa etapa de planejamento financeiro, os resultados são utilizados estrategicamente. Com isso o empresário consegue identificar se sua ideia trará o retorno esperado, e os investidores enxergam o real potencial do negócio.
É aconselhável que você apresente um esboço de DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) e Fluxo de Caixa, inclusive compondo diferentes períodos, caso sua atividade seja volátil ao longo do ano, para demonstrar o fôlego financeiro do empreendimento.
Com base em projeções numéricas, sua equipe contábil conseguirá estudar e demonstrar índices como:
- payback: tempo que demorará para ter o retorno do investimento;
- VPL: valor presente líquido, é a consideração do valor do dinheiro no futuro;
- TMA: taxa mínima de atratividade, determina qual é o percentual mínimo que o investidor pretende ganhar;
Esses são apenas alguns dos indicadores que os empreendedores pode utilizar para gerenciar suas metas e objetivos com o novo negócio.
5. Planejamento estratégico.
É extremamente relevante para o investidor enxergar de maneira transparente como será o processo evolutivo na empresa. Por isso, se possível, você deve criar um cronograma analítico do início dos trabalhos até o lançamento efetivo ao mercado, e como cada um dos fatores internos da empresa contribuirão para obtenção dos resultados.
Nesse planejamento, você não só discorre sobre aspectos da própria atividade da empresa. Pontos como enquadramento societário e tributário devem ser apresentados, pois permite segurança e clareza às pessoas que estão lendo o plano.
Mais uma vez, é fundamental que você seja orientado por uma equipe contábil. Eles serão os responsáveis por verificar o melhor regime tributário e qual o tipo societário mais condizente para sua realidade empresarial.
No sistema tributário brasileiro, existem três regimes mais utilizados: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Todos eles diferenciam-se pela forma de apuração dos impostos. Quando essa opção é feita de forma consciente, o empreendedor consegue minimizar o impacto financeiro dos tributos mantendo-se na legalidade.
6. Organize a gestão
A contabilidade pode ser uma importante aliada para o processo de gestão dos empreendimentos, pois ela capta os dados dos diferentes setores e os transforma em informações.
Essas são utilizadas no processo de tomada de decisão, pois contêm indicadores gerenciais, além de projeções futuras, considerando aspectos externos que influenciam a saúde financeira das empresas.
Neste tópico, destacar como será o dia a dia da empresa, mas sem entrar em pormenores, é uma boa estratégia. O objetivo é fazer com que qualquer pessoa visualize como funcionará a operação.
7. Aposte no marketing
Após as questões financeiras e tributárias estarem resolvidas, chegou o momento de divulgar o novo negócio. Não basta o serviço ou produto serem bons, os consumidores precisam conhecê-los, não é verdade?
Analise seu público-alvo, saiba exatamente quais os veículos de comunicação que atingirão os consumidores em potencial. Realize campanhas engajadas na política da sua marca e que passem credibilidade para sua empresa.
Como pode-se notar, o plano de negócios é divido por muitas etapas, cada uma delas com enfoque em uma área. Por esse motivo, ele é essencial para as organizações.
Agora que você sabe como fazer um plano de negócios, entre em contato conosco. Temos o suporte que sua empresa precisa!