Em tempos de marketing orientado por dados e Big Data, adotar indicadores de desempenho passa a ser obrigatório para manter a competitividade nos negócios. Já é sabido que só se pode obter resultados positivos e consistentes quando as ações são planejadas e, posteriormente, avaliadas conforme os números apresentados.
Sendo assim, é imprescindível a utilização de indicações para verificar a performance do seu negócio, porém tão importante quanto, é você quanto gestor entender quais são os melhores métodos e modelos de análises para aplicar na sua empresa.
Sendo assim, por indicadores podem ser compreendidos todos os métodos utilizados para aferir a performance. Em contrapartida, esses índices devem ser adotados de maneira criteriosa, ou seja, só se deve medir o que realmente gera impacto em suas atividades.
Para facilitar a sua tarefa, mostraremos, neste artigo, indicadores amplos, que são úteis ao estabelecer parâmetros gerais na sua empresa. Leia com bastante atenção!
1. Qualidade
Não há crescimento onde não há lucro, como não há evolução onde a qualidade não seja aprimorada constantemente.
Adotar indicadores para medir o quanto seus produtos ou serviços são realmente bons é imprescindível, tendo em vista o assédio da concorrência e as crescentes exigências por parte dos consumidores.
Para isso, você pode adotar o benchmarking como ponto de partida. Consiste em conhecer, com o máximo de detalhes, o tipo de mercadoria ideal ou o serviço prestado com maior excelência. Não é o mesmo que copiar o concorrente, mas, sim, identificar em que pontos o que ele vende é realmente bom, para, adaptando à sua realidade, elevar o padrão.
Para alguns segmentos uma ação importante é possuir certificações de qualidade com reconhecimento internacional, como ISO 9001.
Lembre-se, o sucesso do seu negócio estará intrinsecamente relacionado à confiabilidade, segurança e satisfação que sua marca, serviço e produto despertam no mercado em geral.
2. Vendas
Suas vendas estão caminhando bem? Essa é uma pergunta simples, cuja resposta deveria também ser.
No entanto, não são poucos os empresários que não sabem responder corretamente essa questão, simplesmente porque não sabem medir seu desempenho comercial. Felizmente, existem ferramentas bastante simples para se medir o sucesso nesse segmento:
- oportunidades criadas — quantas pessoas são atraídas pelo seu negócio;
- receitas por vendedor — quanto cada um de seus vendedores gera de receitas;
- ticket médio — dividindo as receitas pela quantidade de vendas feitas, você pode chegar ao valor do ticket médio. Valores baixos indicam vendas de produtos de baixo valor agregado;
- taxa de sucesso — quantas das oportunidades criadas resultam em negócios fechados.
3. Turnover
Empresas com rotatividade alta de colaboradores, em geral, são menos competitivas. Isso porque o turnover, como é conhecido o “entra e sai” de empregados, dificulta o engajamento das pessoas.
Através de análise criteriosa sobre os aspectos inerentes às relações trabalhistas, você terá um ótimo aliado na gestão do negócio. Pois, será possível identificar, principalmente se:
- a gestão de RH e, sobretudo, o processo de recrutamento e seleção não estão sendo feitos de maneira satisfatória e sua empresa está contratando mal;
- os gerentes, coordenadores e responsáveis pelos diversos times dentro da sua empresa não estão favorecendo o crescimento profissional e intelectual de seus comandados;
- se as políticas de avaliação de desempenho não estão coerentes e levando em considerando aspectos profissionais e tão somente pessoas, como favorecimento ao famoso “amigo do chefe”.
Portanto, dedique especial atenção a esse indicador, caso perceba que está enfrentando problemas em atrair e reter talentos. Lembre-se de que o sucesso com o público externo está diretamente ligado ao seu sucesso interno.
4. Lucratividade
O indicador de lucratividade perfeito para entender a capacidade do seu empreendimento em gerar lucros, mede a rentabilidade média das vendas e é um indicador muito importante, sobretudo, para fazer comparações com empresas que operam no mesmo seguimento.
Por meio desse indicador, é possível verificar se o projeto é viável, demanda ajustes ou, no pior cenário, é inviável.
O objetivo aqui é identificar o potencial da empresa, seja para continuar o projeto com maior escalabilidade, remodelá-lo ou até mesmo mudar o foco, pois ninguém quer gastar energia em uma atividade que não apresenta retorno de lucro esperado, não é verdade?
O índice de lucratividade pode ser calculado de forma geral ou individualizada por produto, setores da empresa ou atividade.
O cálculo é bem simples, porém, você precisará saber a receita total e o lucro líquido, e o cálculo se baseia na fórmula abaixo:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Conhecer este indicador é uma importante ferramenta para as tomadas de decisão por parte dos gestores de uma empresa. A partir dele, é possível avaliar se as estratégias adotadas estão dando certo e quais mudanças são necessárias.
Lembre-se também de que os indicadores de desempenho podem ser adotados conforme as metas traçadas. Você poderá implementar os que indicamos aqui como parâmetros gerais, e utilizar outros para atender a demandas específicas. Agora, está nas suas mãos!
Habitue-se a medir os resultados de suas atividades e aprenda a se antecipar aos maus momentos. Para isso, leia, em seguida, o artigo em que mostramos 5 relatórios gerenciais que toda empresa precisa ter!