Se você busca atração e fidelização dos clientes, deve acompanhar as diversas inovações do mercado empreendedor. Conhecer as novidades possibilitará planejar suas metas e estratégias. Se fizer isso da maneira correta, será possível se destacar entre os seus concorrentes.
Neste texto vamos tratar das principais tendências do mercado empreendedor do país e como elas podem auxiliar na expansão do seu negócio. Veja!
1. Sustentabilidade
A definição de sustentabilidade é muito mais do que cuidar do meio ambiente. Também está relacionada à estabilidade e harmonia do empreendimento. Isso engloba os cuidados com o processo de produção e os insumos.
As empresas que contribuem para a preservação do meio ambiente são bem-vistas pelos clientes, porém não adianta ficar só na teoria, mas praticar. É necessário adotar a sustentabilidade como uma das metas do negócio e inseri-la em seus princípios.
Na realidade, tudo isso envolve muitas outras questões, como a qualidade de vida dos funcionários, as precauções com os lugares onde se realizam as refeições e a utilização de materiais administrativos.
O contato e a convivência entre os colaboradores e fornecedores também necessitam ser agradáveis e sustentáveis, já que a vida pessoal e profissional estão a cada dia mais interligadas.
2. Compras on-line
A utilização da internet para comprar vem crescendo de forma muito rápida. Tempos atrás, a maior parte das pessoas realizava suas compras nos estabelecimentos físicos, porém esse cenário está mudando.
Os indivíduos estão pesquisando as lojas virtuais, blogs, entre outros, para decidirem suas aquisições, mesmo que a compra seja realizada na loja física.
À medida que a prática de compras on-line se consolida, a espera é que mais obtenções sejam finalizadas pela internet. Lojas de grande renome já estão arriscando no e-commerce, e quem não segui-las terá dificuldades para se estabelecer no mercado.
3. Trabalho remoto
Com a amplitude da internet para os diversos modelos de plataformas e dispositivos e com a normatização do trabalho a distância pela reforma trabalhista, o home office nunca foram tão viáveis. Em vários empreendimentos, grande parte dos funcionários executa suas atividades em frente ao computador.
Os fabricantes de ferramentas e softwares vêm apostando em soluções e armazenamentos na nuvem, que podem ser acessados a qualquer tempo e hora.
É preciso ter um gerenciamento bem estruturado, em que cada colaborador execute com competência suas tarefas sendo capaz de gerir sua função. Atualmente, a empresa que contrata home office tem grandes chances de admitir bons profissionais, já que as pessoas estão visando à maior qualidade de vida e menos tempo dentro do escritório.
4. Consultoria
Além de produtos, os consumidores também têm buscado consultorias. São muitas orientações gratuitas disponibilizadas por toda parte. Ao mesmo tempo, muitos clientes se sentem perdidos com o excesso de informações. Por exemplo, se a pessoa decide abrir uma empresa, a assessoria contábil deve não só regularizar o negócio como também orientá-lo sobre qual o regime tributário mais vantajoso e que se pague menos impostos, e tudo mais que se fizer necessário para melhor gestão da empresa.
Por esse motivo, virou dever das empresas e marcas fornecerem um conteúdo de qualidade, capaz de orientar os possíveis clientes. Essa relação de consultoria cria confiança e segurança na marca, fazendo com que a compra ocorra cada vez mais naturalmente. Além de vender o produto, é preciso expor ao cliente como utilizá-lo.
5. Comércio híbrido
Os estabelecimentos estão criando espaços onde é possível achar mercadorias de vários tipos de segmentos. Realizar essa mistura é uma tendência que pode ser observada em vários lugares do mundo, e vem chegando com muita força ao mercado.
Agora, que você conhece as grandes tendências do mercado empreendedor, comece agora mesmo a praticá-las. Todas as tendências são grandes indicadores para qual caminho o varejo está seguindo. Busque soluções inovadoras e potencialize o crescimento do seu negócio!
Você curtiu este texto? Então, deixe um comentário aqui. Gostaríamos de saber o seu ponto de vista sobre o assunto!