Para ser um empreendedor de sucesso na era da 4ª Revolução Industrial, que é a Transformação Digital, e não acabar engolido pela velocidade alucinante de como as informações mudam, é imprescindível estar antenado a tudo o que acontece no mundo, seja no ponto de vista de inovações, novas metodologias de gestão e oportunidades de negócios. A boa notícia que é hoje o acesso a conteúdos de valor gratuito é mais fácil, seja por livros, séries, redes sociais, blogs e filmes para empreendedores.
Falando sobre filmes para empreendedores, você pode encontrar produções cinematográficas que irão te inspirar a ser um líder cada vez melhor através da gestão eficaz de pessoas, processos e marcas. Essas obras estão disponíveis em formato de DVD/Blu Ray e em plataformas de Streaming, como Netflix.
Se você adora se motivar com histórias de sucesso e ama o empreendedorismo, confira a seguir 5 filmes para empreendedores para assistir e se inspirar:
Fome de poder
Você já se perguntou como a marca de fast foods McDonald´s conseguiu se tornar o império alimentício que é hoje? Para ter alcançado todo esse sucesso, com certeza existiram pessoas por trás da marca que acreditaram no potencial dos seus produtos e processos desde o princípio.
No filme “Fome de Poder”, dirigido por John Lee Hancock, o vendedor Ray Kroc (Michael Keaton) percebe uma lanchonete no sul da Califórnia que embora tivesse uma movimentação de clientes ótima para os critérios da época e da localidade, detinha um grande potencial de crescimento a nível nacional, mas que por falta de engajamento empresarial dos irmãos Mac Donald’s não possuía planos de expansão.
Assim, diante da excelente oportunidade de negócios Ray sugere aos irmãos uma participação dos negócios, para que ele conduzisse a expansão da marca por todo Estados Unidos, por meio do modelo de negócios de Franquias.
A trama apresenta uma infinitude de gatilhos mentais e técnicas de vendas que são utilizados até hoje por vendedores de sucesso, discute pontos importantes que sócios devem observar quando constituem uma sociedade.
“Fome de poder” ensina a todos os empreendedores que, quando se tem um negócio, você deve acreditar em seu potencial escalável, deve acreditar que é possível crescer e se tornar uma grande referência de mercado. O segredo é nunca estar conformado com o resultado alcançado, ou seja, ao alcançar uma meta, trace imediatamente a próxima. Dessa forma, as possibilidades de crescimento da sua empresa serão infinitas.
Um senhor estagiário
Você contrataria um senhor de 70 anos como estagiário da sua empresa? Com certeza muito empresários apresentariam certa relutância em realizar tal contratação. No entanto, como podemos notar no filme “ Um Senhor Estagiário”, uma pessoa mais velha pode ter muito com o que contribuir.
Na produção dirigida por Nancy Meyers, Jules Ostin (Anne Hathaway) é a fundadora de um bem sucedido e-commerce de moda. Quando sua empresa resolve contratar Ben Whittaker (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos, há um inevitável choque de gerações. No entanto, no decorrer da trama, é constatado que a contratação foi muito vantajosa para a empresa.
“Um Senhor Estagiário” ensina uma lição valiosa a todos os empreendedores: na hora de recrutar pessoas para o seu time, foque em avaliar aquilo que realmente importa: o perfil do candidato. Questões como idade podem não ser bons indicadores para julgar se um candidato é apto ou não para um determinado cargo.
O Rei do Show
Desistir é algo que com certeza já passou pela cabeça da maioria dos empreendedores. No entanto, em “ O Rei do Show”, vemos que, se você tem um propósito e conta com uma equipe que também está engajada neste mesmo propósito, desistir nunca será uma opção.
Na produção dirigida por Michael Gracey, P.T. Barnum (Hugh Jackman) é um homem de origem humilde que sempre sonhou em proporcionar algo mágico e diferente para as pessoas. Seguindo seu sonho, o personagem produz um grande show estrelado por bizarrices de todos os tipos. E, apesar das diversas dificuldades e contratempos apresentados durante a trama, o negócio sobrevive graças ao propósito da equipe e seu gestor.
“O Rei do Show” ensina a todos os empreendedores que ter uma equipe engajada e motivada, que se comporta como dono do negócio, pode fazer toda a diferença para a prosperidade da empresa no mercado. E para ter um time assim, é indispensável que o líder seja o maior exemplo de engajamento e otimismo, principalmente no início das operações.
Joy: o nome do sucesso
Você tem uma ideia? Já pensou em colocá-la em prática? Em “Joy: o nome do sucesso”, podemos concluir que ideias podem ser muito rentáveis se forem bem executadas e divulgadas.
Na produção dirigida por David O. Russel, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) é uma mulher que abriu mão de seus objetivos profissionais para cuidar da família. No entanto, em determinado ponto de sua vida sua veia empreendedora falou mais alto e a mesma decidiu colocar em prática todas as suas ideias de invenção. Após diversos tropeços, seus produtos conquistaram um grande público devido às inovações que os mesmos apresentavam.
“Joy: o nome do sucesso” mostra que, se você é criativo e consegue pensar em soluções inovadoras para problemas cotidianos, você pode se tornar um empreendedor bem sucedido e seu negócio pode valer milhões se for bem gerido e administrado.
À procura da felicidade
Quando você resolve investir todo o seu dinheiro em algo que não deu o retorno esperado, o que fazer? No filme “À procura da felicidade”, vemos que é preciso ter uma enorme determinação e resiliência para dar a volta por cima.
Na trama, Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que passa por graves problemas financeiros devido a um investimento mal sucedido. Mesmo morando em abrigos e estações de trem com o seu filho, o personagem persiste em busca de um trabalho na esperança de melhorar de vida.
“À procura da felicidade” mostra aos empreendedores que, mesmo quando você aposta no negócio errado e tudo parece estar perdido, sempre existe esperança para quem tem pé no chão e aceita começar do zero novamente.
Após assistir aos 5 filmes para empreendedores que recomendamos, conte pra gente nos comentários o que achou de cada um. Se você tem alguma outra sugestão de produções cinematográficas para empresários, também fique a vontade para recomendar nos comentários.
Mas lembre-se: apenas assistir a esses filmes não garante que você terá todo o conhecimento necessário para gerir a sua empresa sozinho. Para cuidar de toda a parte empresarial burocrática, conte com um especialista no assunto. Conte com a Lafs!
E para ficar por dentro de outros conteúdos do universo empreendedor não deixe de assinar a nossa Newsletter e nos seguir nas redes sociais!