Muitas pessoas decidem empreender pela promessa de obter mais liberdade e lucros ao comandarem o seu próprio negócio. Isso é uma verdade, porém, nem tudo são flores. Os desafios do empreendedor não são poucos, especialmente no início da sua trajetória, quando é necessário lidar com a burocracia legal para colocar a sua ideia em prática.
Nem sempre o empreendedor entende as questões financeiras ou tem conhecimentos em gestão — fatores considerados pilares em qualquer empresa. É assim que começam a surgir alguns problemas. No entanto, identificá-los e trabalhar para não ser sucumbido por eles é o caminho para ser bem-sucedido.
Confira, abaixo, quais são estes desafios e como o empreendedor pode contorná-los! Boa leitura!
1. A burocracia do país é um entrave
O desafio de um empreendedor já começa no momento em que ele decide abrir a sua empresa. Afinal, no Brasil, é preciso, em média, aguardar 129 até a finalização do processo de abertura. Prazo este que pode aumentar se por falta ou erro de alguma informação os órgãos exigirem reformulação e/ou esclarecimentos, para que o registro seja efetivado.
Os procedimentos de registro de uma empresa possui inúmeras particularidades e regras que devem ser cumpridas conforme determina cada um dos órgãos competentes, sob pena de maior demora para a finalização do processo.
Uma forma de diminuir toda essa burocracia de ter que esperar muito tempo e deslocar-se para diversos órgãos a fim de formalizar o seu negócio é contratando o trabalho de uma assessoria contábil especialista na abertura de negócios, que cuidam de todos os detalhes burocráticos enquanto você foca na atividade econômica principal do seu negócio.
Se você quer saber mais sobre o assunto, leia nosso post como abrir empresa, que conta com informações de extrema importância para a formalização de qualquer empresa.
2. A gestão financeira é um dos maiores desafios do empreendedor
Quando falamos de gestão financeira, não mencionamos apenas o capital de giro (fluxo de caixa) ou o lucro que entra na empresa, mas também a carga tributária que faz com que muitos empreendedores fiquem confusos com essa questão por não saberem elaborar um planejamento tributário. Isso pode ser muito prejudicial para o seu negócio, visto que não recolher os impostos pode gerar multas e demais penalidades, e pagar mais do que deveria afetará os resultados da empresa.
Cada modalidade de empreendimento tem que arcar com tributações de acordo com a sua categoria de atuação. Por exemplo, se a empresa for de produtos industrializados, pagará o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), mas se for de serviços, pagará o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Contar com o auxílio de uma assessoria contábil é a melhor saída para manter os seus impostos em dia, além de cuidar da aplicação das finanças do empreendedor.
3. A formalização dos colaboradores é indispensável
Mesmo que o empreendimento seja pequeno, dificilmente o empresário conseguirá fazer todas as atividades sozinho, o que gera a necessidade de contratar colaboradores, que devem ser formalizados para que os seus direitos sejam respeitados e a empresa não contrarie as normas trabalhistas.
Para manter os seus funcionários, o empreendedor planejar com critério, pois os custos trabalhistas envolvem encargos e benefícios, e não só salários. Dispor de uma parceria jurídica e trabalhista é indispensável para garantir que a empresa estará em conformidade com a lei. Sem falar que, com a reforma das leis trabalhistas, é necessário estar atento às mudanças e à forma como impactam a sua atividade.
4. A inovação deve ser constante
O mercado empreendedor é muito dinâmico, apresentando mudanças com frequência e exigindo que as empresas também se mantenham em constante evolução. Os empreendedores que têm medo ou dificuldades para inovar correm o risco de serem ultrapassados pelos seus concorrentes. Por isso, é importante montar uma estrutura flexível que seja capaz de se adaptar ao mercado, estar aberta a novas ideias e trazer soluções inovadoras para o seu público-alvo.
Inovar requer que o empreendedor tenha disponibilidade para pesquisar e obter novos conhecimentos sobre o seu segmento, de modo a identificar as carências e, posteriormente, agir para supri-las. O amparo por meio de assessoria nas tarefas administrativas permite que você ganhe mais tempo para cuidar da evolução do seu negócio.
Os desafios do empreendedor são diversos. Ter motivação e estar preparado para enfrentá-los é fundamental para ultrapassar essa barreira em direção ao sucesso.
Gostou deste post? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário para que possamos ajudá-lo! Vamos lá!