Empresas que sabem como motivar o colaborador têm o que precisam para começar uma trajetória de sucesso. O assunto é frequentemente alvo de estudos, como aponta uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA), em que 72% das pessoas entrevistadas declararam estar insatisfeitas com seus trabalhos.
No entanto, se, por um lado, as empresas sabem que é importante manter colaboradores motivados, por outro, há ainda um gap de conhecimento sobre o que fazer para isso. Uma possível resposta pode estar em tornar o ambiente de trabalho um lugar em que o bem-estar é tão valorizado quanto a produtividade.
Conseguir esse equilíbrio, embora não pareça, é menos complicado do que se pode imaginar. Continue lendo este artigo, com 4 dicas motivacionais, e você entenderá como e por que motivar seu colaborador não é nenhum bicho de sete cabeças.
1. Elabore programas de incentivo
A falta de reconhecimento é apontada como uma das reclamações mais frequentes por parte de empregados, segundo pesquisa realizada pelo portal Love Mondays. O estudo desmente uma crença que parecia inabalável até então — a de que as pessoas são motivadas apenas por salários.
Para evitar essa percepção negativa por parte de seus colaboradores, sua empresa pode promover iniciativas que evidenciam o quanto reconhece o valor de seu esforço. Para isso, poderá estruturar programas de incentivo, nos quais estarão previstos bônus por produtividade, que não precisam ser necessariamente em dinheiro ou prêmios.
Uma escala de pontos em direção a uma promoção, com critérios descritos de forma clara e objetiva e com feedback constante, pode representar uma maneira segura de incentivar. Ao mesmo tempo em que seu colaborador saberá o que fazer para subir na empresa, os gestores terão uma ferramenta para controlar a política de promoções. Pense nisso!
2. Permita a negociação da carga horária
Ninguém está imune a problemas familiares, tais como doença de parentes, acidentes domésticos e muitos outros que exercem impacto direto na performance profissional.
Empresas com horários muito rígidos ou que não abrem espaço para colaboradores negociarem suas cargas horárias não estão apenas gerando insatisfação, mas agindo sem observar a própria legislação.
É preciso considerar que as leis trabalhistas já permitem a flexibilização da carga horária sem prejuízo para ambas as partes. O teletrabalho, inclusive, já é contemplado na CLT, portanto, exigir dos colaboradores presença obrigatória em horários fixos é, na verdade, um grande retrocesso.
3. Conte com espaços de descanso e lazer
O lazer é parte das necessidades fundamentais a que toda pessoa tem direito para ter mais qualidade de vida. Empresas que percebem isso e promovem atividades lúdicas, certamente, geram muito mais motivação do que as que não o fazem.
Você sabia, por exemplo, que a sesta depois do almoço é benéfica para a saúde? Sendo assim, é válido investir em espaços em que seus colaboradores possam relaxar, colocar a leitura em dia ou simplesmente tirar um cochilo. O mesmo vale para as atividades recreativas, que exercem influência positiva na motivação e na produtividade.
4. Realize rotinas de treinamento e desenvolvimento
Nada mais improdutivo do que trabalhar sem perspectiva de melhora. Embora, por algum período, as pessoas consigam se manter em suas funções, mesmo sem vislumbrar progresso, com o tempo, o imobilismo gera frustração.
Por isso, sua empresa pode e deve incluir rotinas de treinamento em meio ao expediente. Assim, garante que seus empregados terão a chance de aprimorar o que já sabem, melhorar possíveis deficiências ou apenas ter contato com novos desafios.
Na rotina de desenvolvimento e treinamento as empresas podem utilizar de ferramentas online, livros, conteúdos presenciais e debates sobre filmes e artigos, para atingir o seu público de maneira abrangente e provocando interesse dos mais diversos estilos de aprendizado.
Uma vez que sua empresa saiba como motivar o colaborador, perceberá mais engajamento e iniciativa por parte das pessoas. E o reflexo imediato de equipes mais motivadas só pode ser resultados melhores.
Mantenha-se em constante movimento, afinal, a motivação depende de diversos fatores que nem sempre estão em evidência. Tudo vai depender de quanto você está atento às necessidades de suas equipes. Agora que você sabe o que fazer, compartilhe este artigo em suas redes sociais e amplie o debate. Vamos lá!