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Empreendedorismo

6 pequenas empresas que deram certo e o que elas podem te ensinar

28 de março de 2018 - Atualizado em 24 de maio de 2019
6 pequenas empresas que deram certo e o que elas podem te ensinar
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já deve ter ouvido falar em pequenas empresas que deram certo mesmo começando a partir das garagens dos fundadores: Walt Disney, Google, Apple, Microsoft, HP (Hewlett-Packard).

Os exemplos são muitos, e até o atual homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, começou sua empresa, a Amazon, desenvolvendo softwares em casa. Vale a pena pesquisar sobre a história desta empresa, uma inspiração incrível para qualquer empreendedor.

Essas histórias não acontecem apenas lá fora. O Brasil está repleto de exemplos de empresas que começaram pequenas e hoje são verdadeiros colossos em seus setores.

Neste artigo você vai conhecer seis cases de sucesso para te inspirar nos primeiros passos para entrar no mercado empreendedor. Continue a leitura e descubra!

6 pequenas empresas que deram certo

Aqui estão algumas empresas brasileiras que, com propósito, trabalho duro, perseverança e boas práticas, souberam aproveitar tendências para alcançar o sucesso em suas áreas.

1. Imaginarium

É muito provável que você já tenha se encantado por algum dos produtos da Imaginarium. A rede varejista, hoje com cerca de 200 lojas distribuídas pelo Brasil, prova que nem só empresas de tecnologia podem nascer pequenas, na garagem de casa.

Ela foi criada em 1985, fruto da ideia de um casal que começou a produzir artigos natalinos com intenção de gerar renda, mantendo certa flexibilidade de horários, para acompanhar o crescimento das filhas.

A demanda foi aumentando e a empresa precisou se profissionalizar para ter seus produtos comercializados em grandes lojas de departamento. Em 1991, passou a operar sob a marca Imaginarium e, quatro anos depois, já contava com 15 franquias pelo Brasil afora. A partir de então, o crescimento foi exponencial, alcançando um faturamento na casa dos R$ 200 milhões.

2. Localiza

Fundada em 1973, nasceu como uma pequena agência de aluguel de carros. Para dar vida ao negócio, seus quatro fundadores compraram, a crédito, seis Fuscas usados.

Crise não era algo que assustava a empresa, que abriu sua primeira filial em um momento de recessão, em 1979, começando ali sua imparável expansão.

Adotando primeiro a estratégia de aquisição de pequenos concorrentes e depois franqueando suas lojas, a Localiza é hoje parceira da Hertz, a maior locadora de veículos do mundo. Alcançou mais de 570 agências em sete países, tornando-se a maior rede de aluguel de carros da América do Sul, com uma frota superior a 185 mil automóveis.

3. Cacau Show

Quem nunca foi abordado por alguém vendendo chocolates para ajudar a pagar as contas? Esse tipo de renda extra, tão comum ao brasileiro, transformou-se numa fonte milionária para Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.

Criada em 1988, a marca levou bastante tempo para abrir sua primeira loja, o que aconteceu apenas no ano de 2001. Daí, levou apenas sete anos para se transformar em uma das maiores distribuidoras de chocolates finos do mundo.

Hoje, com mais de 2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, é uma marca de grande reconhecimento que possibilita que outras pessoas se tornem também empreendedores por meio de suas franquias.

4. Magazine Luiza

A história da rede de lojas Magazine Luiza começou em 1957, quando o casal Luiza Trajano e Pelegrino Donato comprou uma pequena loja de presentes chamada “A Cristaleira”.

Desde a sua abertura, os empresários Luiza e Pelegrino já começaram a investir em projetos de expansão, abrindo lojas em outras cidades. O nome que atualmente conhecemos foi resultado de um concurso cultural promovido na cidade onde surgiu a primeira loja.

Essa estratégia de trazer o público para dentro da empresa mostra como os sócios apostavam na interação e na proximidade com os seus clientes, uma das suas principais características que tem dado certo até os dias atuais, tendo sido adaptada às redes sociais.

A Magazine Luiza foi uma das primeiras lojas a criar um negócio com modelo de vendas via comércio eletrônico de todo o mundo. Hoje ela representa um dos maiores cases de sucesso nacionais quando o assunto é comércio online.

Isso demonstra o impacto da inovação no mercado e a importância de o empresário se manter ativo e em busca de novas soluções dentro do seu negócio.

5. Tramontina

Das pequenas empresas que deram certo, a história da Tramontina é a mais antiga. Ela começou em 1911, quando um filho de imigrantes italianos chamado Valentin Tramontina chegou ao Rio Grande do Sul, na localidade que hoje viria a se chamar Carlos Barbosa, e decidiu montar o seu pequeno negócio.

Com uma cutelaria especializada em canivetes, Valentin começou o seu negócio em uma pequena oficina localizada em um terreno alugado.

O que era um pequeno empreendimento hoje representa um dos maiores negócios a nível nacional. A Tramontina é uma empresa que conta com dez fábricas no Brasil, responsáveis pela criação e produção de mais de 17 mil itens que atualmente são exportados para mais de 118 países.

Com mais de 100 anos de história, a empresa possui uma lista diversificada de produtos que vai desde utensílios de plástico e madeira até eletrodomésticos de última geração.

6. Arezzo

A marca de sapatos de origem gaúcha começou em uma garagem dos irmãos Anderson e Jefferson Birman em 1972.

Hoje, ela é considerada a maior marca de varejo de calçados femininos da América do Sul, contando com uma rede que agrega várias outras marcas conhecidas no mercado, como a Schutz.

É um excelente exemplo de pequena empresa que cresceu e venceu pela persistência e pela capacidade de inovação dos seus gestores.

O que aprender com essas empresas?

Todas essas empresas precisaram de elementos comuns de uma boa gestão para vencerem os principais desafios de empreender. Além de dedicação e da organização, alguns diferenciais competitivos foram importantes na jornada até o topo. Confira!

Buscar sempre novas oportunidades

Toda grande empresa tem, pelo menos, uma história para contar sobre algum momento decisivo em que encontraram algum nicho inexplorado nas suas áreas de atuação.

Conhecer o mercado e suas necessidades é importante para que o empresário entenda qual é o momento certo de mudar, adaptando-se à realidade que se apresenta e aproveitando uma oportunidade inesperada.

Aprender a se conectar com outras empresas

Não se pode ter medo de pedir ajuda ou conselhos. Além disso, é importante aproveitar o poder das parcerias para crescer.

Muitas pequenas empresas que deram certo só se tornaram o que são hoje porque realizaram parcerias, unindo esforços em prol de um bem comum.


Usar a internet e as mídias sociais

Apenas construir um bom produto ou serviço não garante que as pessoas irão até você. Para tornar-se grande é preciso ter zelo com as estratégias de marketing, hoje cada vez mais voltadas para as redes sociais e para o ambiente digital.

Estar presente na internet é regra para quem deseja crescer no mercado e cada vez mais as pessoas estão migrando para esse meio, tirando proveito de tudo o que ele tem a oferecer.

Ter um bom planejamento

Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, tem uma dica importante: “É difícil vencer sem fazer um bom estudo estratégico, definindo um cronograma e deixando claras as etapas a serem conquistadas”. Sem planejamento, é difícil equilibrar as finanças para o crescimento.

Uma boa gestão empresarial é determinante para o rumo do negócio. Se você tem dificuldades em colocar o negócio nos trilhos, organizar e implementar ideias, uma assessoria empresarial poderá ser o divisor de águas, pois pode te ajudar a organizar a casa e, posteriormente, atuar de maneira estratégica na sua empresa.

Além desses pontos, não dá para esquecer que, sem uma missão e valores bem definidos, fica difícil entrar para o seleto grupo das pequenas empresas que deram certo e alcançaram o topo.

Para se tornar uma empresa de sucesso é preciso ter dedicação e saber onde você deseja chegar. Com foco e determinação você pode se tornar um empresário reconhecido, trazendo visibilidade para a sua marca e todas as pessoas com ela envolvidas.

Agora que você já conhece exemplos de empresas que deram certo e sabe como é possível aplicar algumas estratégias em seu negócio, que tal aprofundar o seu conhecimento? Então, confira este artigo especial com 7 dicas de sucesso para pequenas empresas.

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